Pesquisar este blog

10.16.2011

Canederli Gnocchi de pão

Canederli
Gnocchi de pão




Os gnocchi de pão são uma especialidade da região de Trentino. Podem ser aromatizados de diversas maneiras ‑ com um pouco de fígado picado, com presunto, ou simplesmente com bastante salsa. Também se usa pão de centeio em vez de pão branco. Podem ser servidos num caldo ou para acompanhar carne. 




1 pão duro de textura firme e grosseira (500 g)
 
4 xicara (1 l ) de leite 

1 cebola picada 

2 colheres de chá de cerefólio fresco picado

1 colher de sopa de tomilho fresco picado



1 pitada de noz‑moscada ralada

Sal e pimenta acabada de moer

4 ovos

8 xicaras (2 l) de caldo

90 g de manteiga

1/2 xicara (60 g) de queijo parmesão acabado de ralar




Corte o pão e coloque‑o numa tigela com o leite. Deixe embeber durante 30 minutos. Escorra-o e esprema‑o para tirar toda a umidade. Junte a cebola, o cerefólio, o tomilho, a noz‑moscada, o sal e a pimenta. Bata os ovos numa tigela com um pouco de sal. 



Junte‑os ao pão e trabalhe a mistura com as mãos até todos os ingredientes ficarem bem misturados. Leve o caldo a ferver numa caçarola grande. Molde colheradas da mistura em bolas e deite‑as no caldo. Quando este voltar a ferver, reduza o lume, tape a caçarola e deixe ferver em lume brando durante cerca de 10 minutos, ou até os gnocchi ficarem bem tufados. 



Retire‑os um a um com uma colher de ranhuras, disponha‑os no prato de serviço e conserve‑os quentes. Entretanto, aqueça a manteiga numa frigideira pequena até começar a ficar acastanhada. Polvilhe os gnocchi com o queijo ralado; regue‑os com a manteiga. Sirva imediatamente.


Nenhum comentário: