Pesquisar este blog

10.07.2011

Caponata esta delicia que vem da Sicilia Itália

Caponata





Esse é um prato fantástico do sul da Itália, que se consome quente, como acompanhamento, ou frio, como antepasto. Os sicilianos têm orgulho de o prato ser preparado com produtos de sua ilha. Todas as formas de preparo são mais ou menos iguais – o que o torna especial é a qualidade das berinjelas, dos tomates e do vinagre. Procure sempre ter à disposição uma berinjela firme, com poucas sementes – dê uma olhada no mercado local para ver se a encontra em cores diferentes. Não fique tentado a cortar a berinjela em pedaços pequenos demais, para que ela não absorva muito óleo e fique pesada. Se isso acontecer, você não poderá apreciar seu adorável sabor e sua textura cremosa. Eu já comi uma caponata que veio nadando em óleo, mas prefiro a minha, menos oleosa.




Para 4 pessoas

Ingredientes:

óleo de oliva

2 berinjelas grandes cortadas em pedaços grandes

1 colher (chá) cheia de orégano seco

sal marinho e pimenta-do-reino moída na hora

1 cebola roxa pequena descascada e picada finamente

2 dentes de alho descascados e fatiados finamente




um maço de salsa fresca, folhas aparadas e talos picados finamente

2 colheres (sopa) de alcaparras em conserva de sal, enxaguadas, postas de molho e escorridas

1 punhado de azeitonas verdes sem caroço

2-3 colheres (sopa) de vinagre de ervas da melhor qualidade

5 tomates grandes maduros picados grosseiramente

Opcional: 2 colheres (sopa) de lascas de amêndoas, ligeiramente tostadas




Pegue uma panela grande, despeje nela um pouco de óleo de oliva e leve ao fogo. Adicione os pedaços de berinjela e o orégano, tempere com um pouco de sal e mexa até que todos os pedaços fiquem cobertos pelo óleo. Cozinhe em fogo alto por 4 a 5 minutos, sacudindo a panela de vez em quando. (Dependendo do tamanho da panela, você precisará cozinhar a berinjela em porções.)




Depois que a berinjela dourar uniformemente, adicione a cebola, o alho e os talos da salsa e continue a cozinhar por mais alguns minutos. Fique à vontade para acrescentar um pouco mais de óleo se perceber que as berinjelas estão ficando secas. Acrescente as alcaparras escorridas e as azeitonas e borrife um pouco de vinagre. Quando o vinagre tiver evaporado, adicione os tomates e cozinhe por mais uns 15 minutos ou até que fiquem tenros. Prove antes de servir e, se necessário, tempere com sal, pimenta-do-reino e um pouco mais de vinagre.
Borrife um pouco de óleo de oliva, espalhe a salsa picada por cima e, se quiser, polvilhe com as amêndoas.







Nenhum comentário: