Pesquisar este blog

10.27.2011

Crostata di Marmellata - Tarte de compota

Crostata di Marmellata
Tarte de compota




A crostata italiana com recheio de compota é particularmente adequada para o lanche (como os italianos fazem) ou para o pequeno-almoço. Os pêssegos poderão ser substituídos por outro fruto da época, como cerejas, damascos, morangos ou framboesas.




2 xicaras (250 g) de farinha

2 gemas

125 g de manteiga

1/2 xicaras (125 g) de açúcar refinado

1 pitada de sal

750 g de pêssegos descascados, sem caroços, às fatias

3/4 de xicara (185 g) de açúcar




Misture a farinha, as gemas, a manteiga, 1/2 xicara de açúcar e o sal e faça uma massa macia. Transforme-a numa bola. Achate-a, envolva-a em plástico e leve-a a geladeira durante 30 minutos.

Aqueça previamente o forno a 180ºC. Estenda 2/3 da massa sobre uma superfície polvilhada com farinha; forre com essa massa uma forma de tarte de 23 cm. Cubra a massa com papel vegetal e coloque por cima feijões secos ou pesos.




Leve ao forno a base da tarte durante 20 minutos. Retire os feijões e o papel vegetal. Estenda a massa restante e corte-a em tiras; ponha-a de parte.




Misture os pêssegos e o açúcar numa caçarola grande e leve a ferver em fogo brando até a fruta ficar macia, durante cerca de 10 minutos. Passe os pêssegos pelo passe-vite, ou reduza-os a purê. Depois coloque de novo a mistura na panela e deixe ferver em fogo brando durante mais 10 minutos, ou até engrossar. Encha a tarte cozida com a compota e cubra com as tiras de massa em treliça. Leve ao forno até a massa ficar dourada, durante cerca de 20 minutos. Sirva frio.

Um comentário:

Ana Paula Lima e Sá disse...

Chef Ricado, maravilhosa esta receita...e não parece tão complicada...vou fazer...Parabéns por todas as recitas maravilhosas q tem publicado...