Pesquisar este blog

10.19.2011

Dundee Cake - Bolo Dundee este tradicional bolo escocês

Bolo Dundee



Um tradicional bolo escocês, recheado de frutos secos, aromatizado com rum e coberto de amêndoas. O bolo Dundee é uma presença habitual no chá da tarde, tanto na Escócia como em toda a Grã-Bretanha.


Para 10 pessoas

575 g de passas, cortadas

100 g de cascas de citrinos, picadas

30 ml de rum escuro

225 g de manteiga sem sal, à temperatura ambiente

225 g de açúcar mascavado escuro




6 ovos

1 colher de chá de compota de laranja

350 g de farinha sem fermento

2 colheres de chá de fermento

100 g de amêndoas raladas

150 g de amêndoas sem pele

50 g de compota de alperce



1 Comece por aquecer o forno a 160° C (posições 2-3 do forno a gás). Forre duplamente uma forma redonda com 20 x 8 cm (Técnicas de Culinária). Unte o papel com manteiga e polvilhe com farinha.




2 Misture as passas, as cascas de citrinos e o rum numa tigela de vidro e deixe macerar. Seguindo a técnica para preparar massas cremosas, bata a manteiga com o açúcar e incorpore, gradualmente, os ovos previamente batidos. Incorpore, em seguida, a compota de laranja.



3 Peneire a farinha com o fermento e 1/2 colher de chá de sal, para dentro de uma tigela e misture a amêndoa ralada. Adicione os frutos embebidos em rum e envolva na farinha, usando uma colher de metal ou uma espátula de plástico. Incorpore esta mistura no preparado anterior, em três vezes, envolvendo até obter uma massa homogênea. Deite a massa na forma e alise-a delicadamente, com uma colher molhada. Decore com as amêndoas sem pele e leve a cozer, na zona intermédia do forno, durante 2 horas. Ao fim da primeira hora, cubra o bolo com papel, para evitar que fique demasiado tostado. Deixe arrefecer sobre uma grelha, sem retirar o papel. Conserve o bolo num recipiente hermético, em local fresco, durante pelo menos 5 dias, para maturar.




4 Para servir, retire o papel e pincele a parte de cima do bolo com a compota de alperce (previamente diluída, ao lume, com 1 colher de chá de água), para dar brilho.

Dica do Chef



O tempo de cozedura de um bolo de frutas pode variar bastante, de acordo com a temperatura do seu forno.

Nenhum comentário: