Pesquisar este blog

10.15.2011

Kourambiethes - Amanteigados Gregos de Festas

Amanteigados Gregos de Festas
Kourambiethes


Se você fizer estes amanteigados gordinhos, em formato de meia-lua e bem pequenos, eles vão combinar admiravelmente bem com doces, com creme batido e sorvetes, e com cremes. Quem for à Grécia irá reconhecê-los pela maneira como ficam mergulhados numa tina de açúcar de confeiteiro, em cestas, no balcão. 



250 g (1 xícara) de manteiga sem sal, ou ligeiramente salgada, amolecida

60 g (1/4 de xícara) de açúcar refinado

1 gema grande

1 colher (chá) de Ouzo, Pernod ou brandy

125 g (1 xícara) de amêndoas peladas, moídas



60 g (1/2 xícara) de maisena

300 g (1/2 xícara) de farinha comum

água de flor de laranjeira

açúcar de confeiteiro



Bata em creme a manteiga até ficar branca (a mistura poderá ser feita num processador ou numa batedeira elétrica). Junte o açúcar, a gema, a bebida e as amêndoas (não use amêndoas já moídas, elas são finas demais). Peneire a maisena com a farinha comum e junte o suficiente à mistura para fazer uma massa macia mas firme, que não grude nas mãos. Divida em cerca de 40 porções e dê o formato de salsichas. Dobre as salsichas em torno do dedo para fazer a meia-lua. 



Arranje em tabuleiros forrados com papel vegetal, deixando espaço para que se espalhem um pouco. Asse em forno moderado (180°C), até os amanteigados ficarem ligeiramente corados e crocantes, de 25 a 30 minutos. É melhor assar de menos e ter de devolver ao forno, depois de experimentar um, do que dourá-los demais. Depois de frios, mergulhe-os, um a um, em água de flor de laranjeira, e passe no açúcar de confeiteiro. Guarde em meio a bastante açúcar de confeiteiro, numa lata hermeticamente fechada ou em uma caixa plástica.



Nenhum comentário: