Pesquisar este blog

10.08.2011

Panzarotti Ravióli recheado direto de nossa querida Itália

Panzarotti
Ravióli recheado frito com molho de tomate e queijo.




Esta é uma receita muito boa de um prato de massa incomum, que me foi dada por tony may, dono do restaurante san domenico, em nova york. Geralmente, o ravióli é cozido, mas aqui é frito em óleo. E a própria massa é diferente: não leva ovos - só farinha, água e azeite.

Rende cerca de 60 raviólis, suficiente para 6 como primeiro prato


Ingredientes:

2 1/4 xícaras de farinha de trigo, de preferência integral

1/3 de xícara de azeite de oliva

Sal

1/2 xícara de acelga francesa ou espinafre cozido

1 colher de manteiga

1/4 de xícara de cebola picada

1 xícara de ricota

2 gemas de ovo

Pimenta-do-reino moída na hora



Noz-moscada moída

1/2 xícara de queijo parmesão ou pecorino ralado

1 ovo batido

1 xícara de molho de tomate fresco ou em lata

3 colheres de mozarela cortada em dados

1/2 colher (chá) de orégano mediterrâneo esmigalhado

Óleo abundante para fritar

Tigela de queijo parmesão ralado



Numa tigela grande, amontoe a farinha e faça uma cova no meio. Acrescente o azeite, 2 colheres (chá) de sal e água o suficiente (cerca de 1/3 de xícara) para formar uma massa firme. Trabalhe a massa. Cubra-a e deixe descansar enquanto prepara o recheio.

Pique bem a acelga francesa ou o espinafre. Numa panela, aqueça a manteiga e cozinhe a cebola até corar um pouco. Acrescente as verduras picadas e cozinhe tudo junto por 1 minuto em fogo baixo, mexendo. Fora do fogo, acrescente a ricota, as gemas, a pimenta-do-reino, a noz-moscada, 2 colheres de queijo parmesão e um pouco de sal, se necessário. Misture bem.



Divida a massa em 4 partes. Abra uma parte até ficar uma folha bem fina, de 27,5 cm por 42,5 cm. Pincele com o ovo batido. Ponha 1/2 colher (chá) do recheio em cima da massa, em três fileiras uniformes, separados por uma distância de 5 cm. Abra a segunda bola de massa do mesmo tamanho que a primeira, pincele com ovo e ponha por cima do recheio, com o lado do ovo para baixo. Pressione levemente com os dedos em volta de cada montinho de recheio. Mergulhe um cortador de biscoitos de 5 cm de diâmetro em farinha e corte discos em volta dos montinhos. Aperte à volta de cada ravióli para fechar bem. Enfileire num pano enfarinhado e cubra com outro pano. Repita com as outras duas bolas de massa.

Aqueça o molho de tomate com a mozarela, o orégano e 2 colheres de parmesão. Tempere com pimenta-do-reino e sal, se necessário. Mantenha aquecido.





Aqueça o óleo numa frigideira funda a 250ºc. Ponha os raviólis, poucos de cada vez, cuidando para não encher demais a frigideira, e cozinhe por 5 minutos, ou até ficarem dourados e estufados dos dois lados. Sirva quente com o molho de tomate preparado. Salpique os panzarotti com o resto do queijo.




Nenhum comentário: