Pesquisar este blog

10.11.2011

Polvorones - Biscoitos amanteigados

Polvorones
Biscoitos amanteigados






Polvorones - do espanhol "polvo", ou seja, "pó" - são assim chamados porque além de serem muito delicados e se quebrarem com facilidade, são envoltos numa nuvem de "pó de açúcar". Por isso eles são embalados um a um nas confeitarias. Tradicionalmente, são feitos com banha de porco, mas ficam ainda mais deliciosos com manteiga.




1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro + 1 xícara de chá para polvilhar

1 gema

1 colher de chá de suco de limão

2 colheres de chá de conhaque

2 xícaras de chá de farinha de trigo

1/2 colher de chá de sementes de erva-doce moídas





1 colher de chá de casca de limão ralada

1 colher de chá de canela em pó

1/8 de colher de chá de sal

250 g de manteiga ou margarina amolecida, sem sal





Numa xícara, bata 1 colher de sopa de açúcar, gema, suco de limão e conhaque, até obter uma mistura homogênea. Numa tigela grande, misture a farinha de trigo, erva-doce, canela e sal.





Com um batedor manual, bata bem a manteiga, junte a mistura de ovos e metade da mistura de farinha de trigo e continue batendo. Com uma colher de pau, aos poucos, vá adicionando a mistura de farinha restante.




Preaqueça o forno a 149°C. Estenda a massa até a espessura de 1 cm, numa superfície enfarinhada. Usando um molde redondo de borda canelada, de uns 7,5 cm, corte os biscoitos. 



Coloque-os numa assadeira forrada com papel-alumínio e asse-os por 30 min ou até ficarem ligeiramente dourados e firmes ao toque. Deixe esfriar por cerca de 2 min. Espalhe açúcar sobre uma folha de papel-manteiga. Mergulhe os biscoitos no açúcar. Arrume-os numa travessa e cubra-os com o açúcar restante.




(10 a 12 biscoitos)

Nenhum comentário: