Pesquisar este blog

10.13.2011

Rollmops - Rolinhos de sardinha

Rollmops
Rolinhos de sardinha




O nome 'rollmops' é germânico na sua origem, rollen significa enrolar e mops designa uma raça de cães Pug. Ficou famoso na Alemanha durante o século 19. Um fator crucial que aumentou sua popularidade foi a construção de longas estradas de ferro, que possibilitou o transporte do arenque do Norte da Europa e do Mar Báltico para o interior. Para aumentar a durabilidade o peixe era colocado em conserva em barris de madeira. É encontrado nas cozinhas dos seguintes países e regiões: Holanda, Escócia, Áustria, Alemanha, Escandinávia, República Tcheca, Polônia, Brasil e África do Sul.
No Brasil o rollmops é normalmente encontrado em bares populares do sul do país, especialmente em regiões de colonização germânica como Vale do Itajaí, Norte Catarinense, Vale do Itapocu etc.




Ingredientes

500 g de sardinhas frescas

1 a 2 cebolas grandes cortadas em rodelas

3 colheres (sopa) de mostarda em grão

8 ramos de dill (endro)

2 colheres (sopa) de pimenta branca em grãos



Para a marinada

300 ml de vinagre

3/4 de xícara (chá) de água

1 colher (sopa) de grãos de zimbro amassados

3 folhas de louro


Modo de Fazer

1 -A sardinha: limpar, tirar as cabeças e espinhas. Depois de lavar bem, enrolar cada uma e prender com um palito. Colocar os rolinhos de sardinha em fôrma refratária retangular, cobrindo-os com as cebolas, os grãos de mostarda, os ramos de dill e a pimenta. 



2 -A marinada: misturar todos os ingredientes e regar as sardinhas. Tampar o refratário e levar à geladeira para marinar por três ou quatro dias. Escorrer e servir com batata cozida ou pão preto.



Nenhum comentário: