Pesquisar este blog

10.11.2011

Tiramisù duas receitas desta delicia italiana

Tiramisù




Existem muitas versões desta deliciosa sobremesa italiana, o tiramisù, que significa "levanta o meu ânimo". O tiramisú autêntico leva queijo mascarpone fresco e café expresso. Se você tem pouco tempo, substitua o pão-de-ló por biscoito champanhe.


8-10 porções
Preparo: 35-40 minutos*
Forno: 30-40 minutos


Ingredientes:

150 ml café expresso (ou café bem forte) - 1/2 xíc. (chá)

60 ml licor de café Tia Maria ou Kahlúa -4 colh. (sopa)

60 ml conhaque - 4 colh. (sopa)

15 ml chocolate em pó - 1 colh. (sopa)

15 ml pó de café - 1 colh. (sopa)





Para o pão-de-ló

manteiga e farinha de trigo para untar a forma

90 g -farinha de trigo - 3/4 xíc. (chá)

sal

3 ovos

90 g açúcar - 2/3 xíc. (chá)



Para o creme de mascarpone

6 gemas

60 g açúcar - 1/3 xíc. (chá)

500 g queijo mascarpone

5 ml essência de baunilha - 1 colh. (chá)


Dica do Chef

Se não conseguir o queijo italiano mascarpone, pode substituí-lo por 250 g de cream cheese e 300 ml de creme de leite. Bata o cream cheese até amaciar, depois junte o creme de leite.

Etapas da receita

1 Faça o pão-de-ló

2 Prepare o creme mascarpone

3 Monte o tiramisù



Para ganhar tempo

O tiramisü pode ser preparado com 2 dias de antecedência: o sabor ficará mais acentuado. Conserve-o bem coberto na geladeira. Decore pouco antes de servir.

* mais 6 horas, no mínimo, para gelar



 O preparo do pão-de-ló

1 Aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga a fôrma de bolo e forre o fundo com papel-manteiga. Unte também o papel. Polvilhe 30 ml (2 colheres de sopa) de farinha e vire a fôrma para cobrir de farinha todo o interior: bata na forma virada de ponta-cabeça para eliminar o excesso.

- Passe a manteiga com pincel de cozinha para obter uma camada fina e uniforme

2 Peneire a farinha com uma pitada de sal; reserve. Coloque os ovos em uma tigela grande e bata com o mixer por alguns segundos. Junte o açúcar. Continue batendo em velocidade alta, por 5 minutos, até a massa ficar consistente e deixar um traço visível quando os batedores são levantados.





Dica do Chef

Se usar batedor manual, coloque a tigela sobre uma panela de água quente (mas não fervente) e bata vigorosamente, durante cerca de 10 minutos.

3 Peneire cerca de um terço da farinha sobre a massa de ovos e incorpore-a mexendo com toda a delicadeza; corte no centro da tigela com o pão-duro e revolva a massa em um movimento giratório. Ao mesmo tempo, com a outra mão, gire a tigela em sentido anti-horário. Junte com delicadeza a farinha restante, em 2 etapas, até incorporar bem.





4 Despeje a massa de bolo na forma untada. Bata o fundo da forma na pia para nivelar a massa e eliminar quaisquer bolhas de ar.

- Use o pão-duro para despejar a massa da tigela na forma

5 Asse no forno aquecido, por 30-40 minutos, até a massa crescer e mostrar-se firme ao toque da mão. Desenforme o bolo na grade. Retire o papel impermeável e deixe o bolo esfriar.





 O creme de mascarpone

1 Coloque as gemas e o açúcar em uma tigela refratária grande e bata para misturá-los com o mixer ou a batedeira.

2 Coloque a tigela sobre uma panela com água quente, mas não fervente. Bata por 3-5 minutos até ficar esbranquiçado e deixar um traço visível.

3 Tire a tigela da panela de água quente e continue a bater por 1-2 minutos até esfriar ligeiramente. Deixe esfriar por completo.

4 Coloque o mascarpone e a essência de baunilha em uma tigela e misture com o pão-duro até o queijo ficar liso e cremoso.

5 Acrescente a massa de ovos e açúcar ao mascarpone e misture-os com delicadeza até que se incorporem de modo uniforme.

- Para obter melhor resultadc revolva bem os ingredientes con o pão-duro




3 Como montar o tiramisù

1 Com a faca de serra, corte o bolo ao meio, de través. Corte cada metade horizontalmente em 2 camadas iguais e reserve-as. Corte as camadas transversalmente em 32 tiras de cerca de 2,5 cm de largura.

- As tiras de pão-de-ló umedecidas são colocadas lado a lado para formar a camada inferior da sobremesa

2 Misture o café expresso, o licor de café e o conhaque em um prato raso. Embeba um terço das tiras de bolo, com o lado cortado virado para baixo, e arrume-as no fundo da travessa em que vai servir a sobremesa, em uma camada. Regue essa camada com 30 ml (2 colheres de sopa) das bebidas com o café.

3 Com a colher, espalhe um terço do creme de mascarpone até cobrir por completo as tiras de pão-de-ló.

4 Continue intercalando tiras de bolo umedecidas e creme de marcarpone, terminando com uma camada de mascarpone. Alise a superfície com a colher grande de metal. Cubra e leve a gelar por 6 horas, no mínimo.

5 Misture o chocolate em pó com o café em pó. Corte 4 tiras de cartolina e coloque-as sobre o prato de tiramisú. Peneire o café e o chocolate entre as tiras, para formar linhas. Vire as tiras de cartolina e coloque-as em ângulo reto para formar um xadrez.




Ao servir

Sirva o tiramisü com uma colher, diretamente do recipiente onde foi montado.

- Café e chocolate em pó são usados para decorar

- O creme de mascarpone é intercalado com tiras de pão-de-ló


SEGUNDA RECEITA DE TIRAMISSU



Variação

Tiramissu ao Rum e Chocolate

Versões individuais de tiramisù com rum e chocolate.

1 Substitua as tiras de pão-de-ló por 33-36 biscoitos champanhe, com peso total de 200 g.

2 Prepare o creme de mascarpone conforme a receita principal.

3 Misture o café, usando rum em vez de licor de café.





4 Umedeça os biscoitos no café misturado ao rum e arrume-os em tacinhas, em camadas alternadas com o creme de mascarpone, conforme a receita. Cubra as taças e leve a gelar, por pelo menos 6 horas.

5 Pouco antes de servir, rale 60 g de chocolate em barra na parte mais grossa do ralador, deixando o chocolate ralado cair em uma folha de papel-manteiga ou em um prato.

6 Polvilhe a parte de cima de cada tiramisù com o chocolate ralado e sirva imediatamente.

Nenhum comentário: