Pesquisar este blog

11.04.2011

ALFAJOR ARGENTINO - Alfajores Argentinos

ALFAJORES ARGENTINOS


Massa:

2  xicaras e 1 / 4 de farinha de trigo
230 gr. óleo de milho
100 gr. açúcar em pó ou açúcar de confeiteiro

Recheio de mel:

4 xícaras de açúcar mascavo bem
1 pau de canela
2 xícaras de água
1 / 2 colher de vinagre branco
2 cravos



Pré-aqueça o forno a 190 ° c. farinha de uma superfície de trabalho e peneire os ingredientes secos acima. fazer um buraco no centro. coloque o óleo de milho e misture os ingredientes com a ponta dos dedos. levemente sove a massa, empurrando-o com a palma para fora e depois volte como uma bola até ficar homogêneo. levar à geladeira por meia hora.
Coloque a massa na superficie enfarinhada e abra até que tenha uma espessura de 4 mm, corte em círculos de 7 cm. de diâmetro, com um molde de cortador de biscoito.
Coloque-os em uma assadeira untada e enfarinhada, asse por 12 minutos, cuidado para não ficar marrom, quando os bolinhos estiverem frios enchê-los com o recheio e polvilhe com açúcar de confeiteiro.

Recheio de mel:

Coloque os ingredientes (exceto o vinagre) em uma panela de fundo grosso e deixe ferver. em seguida, abaixe o fogo e mexa até formar uma pasta grossa. adicione aos poucos o vinagre e retire do fogo.
retire o pau de canela e cravo. deixe esfriar antes de usar.




ALFAJOR DE AGUARDENTE

250 gr de farinha
250 gramas de manteiga
300 gr de açúcar
6 ovos
1 copo de Cana ( aguardente ) ou um copo de brandy
Doce de leite ou doces de frutas a gosto ( geleia )



Bata a manteiga e o açúcar até ficar cremoso e os ovos são adicionados, um a um sempre misturando após cada um ser adicionado. Aos poucos, adicione a farinha, alternando com a cana ou o brandy, misture até que a massa fique homogênea.

Em uma superfície enfarinhada abra com o rolo para esticar, cuidado para que não fique muito fino, corte em discos do tamanho desejado.



Coloque-os em uma assadeira untada e enfarinhada. fure várias vezes com um garfo.
Leve para assar em forno quente até dourar, juntar duas ou três bolachas, de acordo com seu gosto, com caramelo, geleia ou doce de leite.

Os alfajores, uma vez montados, são imersos em um banho de claras batidas com açúcar de confeiteiro, e deixa-se secar no mármore.



Alfajor de dulce de turrón salteño



6 gemas
1 colher de sopa de banha 
1 xícara de vinagre branco
1 copo de anis
1 colher de sopa de álcool ou conhaque
200 g de farinha
8 colheres de chá de fermento em pó
250 g de melaço
250 g de açúcar
6 claras em neve
nozes



Em uma tigela bata as gemas com a gordura derretida, adicione o vinagre, o anis, o álcool ou aguardente e a farinha peneirada com o fermento em pó. se necessário, adicione um pouco de farinha para a massa não ficar nas mãos.

Trabalhe com seus punhos até que a massa fique firme e redonda, deixe descansar por 10 minutos depois abra com o rolo em folhas não muito finas perfurando com um garfo e leve ao forno.

Em uma panela misture o melaço com o açúcar, leve ao fogo e deixe ferver até que fique ponto de nó rígido. em uma tigela bata as claras até ficarem firmes e adicione aos poucos a calda fervendo. Depois adicione por cima de cada disco de bolachas ja prontas.






Nenhum comentário: