Pesquisar este blog

11.24.2011

BERLINER PFANNKUCHEN (SONHOS BERLINENSES) O Sonho alemão...

BERLINER PFANNKUCHEN (SONHOS BERLINENSES)





Ingredientes


15 g de fermento biológico fresco (1 tablete) ou ½ colher (chá) de fermento biológico seco 

300 ml de leite morno 

500 g de farinha 




1 colher (chá) de sal 

4 colheres (sopa) de açúcar (50g) 

½ tablete de manteiga (100g) 




3 gemas 

algumas gotas de essência de baunilha 

1 colher (chá) de casca de limão ou de laranja ralada 




2 colheres (chá) de rum branco 

farinha de trigo para polvilhar 

óleo para untar 




8 colheres (chá) de geléia de ameixa ou cereja 

óleo ou gordura para fritar 

açúcar para polvilhar






Modo de Preparar


Esfarele o fermento e misture-o com 2 colheres (sopa) de leite morno. Coloque a farinha, o sal e o açúcar em uma vasilha e junte a manteiga, misturando com as pontas dos dedos até a mistura ficar parecida com migalhas de pão. Adicione ao fermento o resto do leite, as gemas, a essência de baunilha, a casca ralada de limão ou de laranja e o rum branco. Despeje na vasilha com os ingredientes secos e misture bem. Trabalhe a massa sobre uma superfície polvilhada com farinha até ficar elástica e lisa (cerca de 10 min, trabalhando com as mãos). Coloque a massa de volta na vasilha. Tampe com um plástico untado com óleo e deixe a massa fermentando em um lugar aquecido até dobrar de volume - cerca de uma hora. 




Trabalhe a massa brevemente. Cubra a vasilha e deixe descansar outra vez, por alguns minutos. Abra com o rolo de macarrão, deixando-a com uma espessura de 0,5 cm, e com a borda de um copo faça rodelas de 8 cm de diâmetro. Separe metade das rodelas e coloque 1 colher (sopa) de geléia no centro de cada uma. Umedeça as bordas com água e cubra com as rodelas restantes, pressionando as bordas para colá-las.




 Disponha os bolinhos recheados em uma assadeira, cubra-os e deixe-os fermentando por cerca de 40 min. Aqueça o óleo em fogo brando em uma frigideira funda e frite os sonhos em pequenas quantidades, virando-os uma só vez, até ficarem dourados. Retire-os da frigideira com uma colher perfurada ou com uma escumadeira, escorra bem e passe no açúcar. 



2 comentários:

Guloso e Saudável disse...

Chef,
A "BERLINER PFANNKUCHEN (SONHOS BERLINENSES), são as bolas de Berlim de Portugal, são deliciosas, a única desvantagem é serem fritas.
Abraço
Vânia

Liliane Maturana disse...

Pela estrutura da massa, penso que podem ser assados, Vânia.
Abs

Liliane