Pesquisar este blog

11.09.2011

Canard au Sang servi 'à la Presse - A arte da Gastronomia Francesa

Canard à La Presse


Ingredientes

4 pessoas

Pato

2 patos com cerca de 2 kg cada

300 ml de vinho tinto

1/2 colher (sopa) de alecrim

1/2 colher (sopa) de tomilho

3 folhas de louro




1 cebola média cortada em pedaços

4 dentes de alho espremidos

1 colher (sopa) óleo de milho

sal e pimenta-do-reino





Molho

100 ml de conhaque, 

200 ml de molho rôti

300 ml de molho bordelaise

sal e pimenta-do-reino moída na hora





Preparo

Pato: 
Retire as coxas e as sobrecoxas dos patos. Coloque-as numa vasilha, junte o vinho tinto, as ervas, a cebola, o alho, o sal e a pimenta-do-reino e deixe marinar por 12 horas. Doure as carcaças no óleo de milho e leve ao forno preaquecido quente (220ºC) por 10 minutos. Remova os peitos dos patos e prense o restante da carcaça junto com os fígados crus para extrair todo o sangue e os temperos que restarem. Na ausência de uma prensa específica, quebre o máximo possível a carcaça, de modo que caiba no
espremedor de batatas, e esprema, tomando cuidado para não perder o líquido antes de espremer. Reserve o sangue obtido. Cozinhe as coxas e sobrecoxas sem as peles por cerca de 2h30 em água com um pouco da marinada até que estejam macias.





Molho: 
Coloque o sangue, o conhaque, os molhos rôti e bordelaise numa panela e leve ao fogo. Deixe ferver até reduzir à metade. Tempere com sal e bastante pimenta-do-reino moída na hora.




Montagem: 
Fatie e arrume os peitos dos patos em pratos individuais, tempere com pimenta-do-reino e leve ao forno quente somente para aquecer.





Aqueça também as coxas e sobrecoxas, coloque sobre os peitos fatiados e cubra com o molho preparado. Sirva imediatamente, acompanhado de purê de batata bem cremoso.

Mais fotos deste prato Classico Frances e da Arte de Gastronomia 













Fantastico tudo....e muito mais o sabor.....




Nenhum comentário: