Pesquisar este blog

11.15.2011

GAZPACHO ANDALUZ

GAZPACHO ANDALUZ




Conhece-se como gazpacho na atualidade um tipo de preparação culinária que consiste na elaboração de uma sopa com pães, azeite de oliva, vinagre e hortaliças cruas: geralmente tomate, pepino, pimentão, cebola e alho.

Serve-se fresco em meses ensolarados de verão. Sua cor varia desde o laranja pálido até o vermelho, dependendo do tipo de tomate usado. A origem do gazpacho de hoje é incerta, mas tradicionalmente é considerado um prato do interior da Andaluzia (Espanha), onde o azeite de oliva e os produtos da horta são abundantes e os verões muito secos e quentes. Por esses motivos, é conhecido como gazpacho andaluz.





Alguns autores afirmam, em tom de brincadeira, que o gazpacho “tem raízes, mas não história”. Ele tem sofrido diversas modificações no decorrer da história culinária espanhola, mas na atualidade pertence à comunidade mediterrânea e se expandiu por todo o mundo como um prato espanhol.

Pode dizer-se, que é dos pratos principais da dieta mediterrânea. Para estes dias de calor é o tipo de comida ideal, refresca, dá energia. O gazpacho é nutritivo, hidrata e protege a pele, . Tem propriedades antioxidantes, rico em vitamina c, caroteno, bioflavonoides, fibra vegetal, gorduras poli saturadas, ferro, fosforo, cálcio, magnésio, potássio, zinco, sódio.


INGREDIENTES:

2 a 3 fatias de pão campanha ou frnacês
100ml de fundo de aves ( caldo de galinha ou legumes )
500g de tomates concasser
01 pepino grande descascado e sem sementes
01 pimentão verde sem sementes e sem casca
01 dente de alho descascado
01 colher de sopa de vinagre Xerez ou vinagre de vinho
04 colheres de sopa de azeite extra virgem
Sal. QB
Cubos de gelo QB




INGREDIENTES PARA GUARNIÇÃO:

Cubinhos de pão
Tomate concasser
Cubinhos de pimentões verdes ( sem casca )
Cubinhos de cebola

PREPARO:

Parta o pão em pedaços com os dedos e umedeça com fundo de aves gelado, reserve. Coloque todos os ingredientes do gazpacho, inclusive o pão umedecido e o gelo no liquidificador e bata até obter uma mistura homogênea, se for preciso adicione fundo de aves gelado e corrija o sal.




Montagem:

Coloque o gazpacho em tigela bem bonita e sirva gelado com pequenas pedras de gelo e um fio de azeite, acompanhado da guarnição em potes separados.


Nenhum comentário: