Pesquisar este blog

11.10.2011

Kedgeree - Esta delicia da Inglaterra com toque indiano

Kedgeree





O kedgeree é um prato nacional Britânico, com origem no kitchari ou khichdi indiano. Prapara-se pela mistura de peixe defumado (geralmente haddock), arroz, limão, curry (caril), ovos cozidos e salsa fresca. Sua origem remonta os contatos entre militares de origem inglesa e escocesa com as tradições indianas, a partir de meados do século XIV. Durante a Era Vitoriana, era um prato servido frio, normalmente como café da manhã. Atualmente, admite-se frio ou quente e é marca de alimentação típica do verão, pela sua leveza e pelos toques marcantes e acentuados.




Ingredientes:

2 cebolas pequenas picadas

8 colheres (sopa) de manteiga

400 g de arroz

2 colheres (chá) de curry

sal

4 xícaras de água




700 g de haddock

4 colheres (sopa) de farinha de trigo

pimenta-do-reino branca

3 xícaras de caldo de carne ou de galinha

6 ovos cozidos

salsinha picada




Refogue a cebola em 2 colheres (sopa) de manteiga até ficar translúcida. Acrescente o arroz e o curry e tempere com sal. Cubra com a água e deixe cozinhar em fogo baixo até o arroz ficar macio. Cozinhe o haddock no vapor. 



Corte em lascas pequenas e reserve. Em outra panela, derreta 2 colheres (sopa) de manteiga, acrescente a farinha de trigo e misture bem. Tempere com um pouco de pimenta-do-reino branca. Retire do fogo e adicione o caldo de carne ou de galinha. 



Volte ao fogo, mexendo até engrossar. Misture o caldo com o arroz e o haddock, reservando algumas lascas. Cubra com as lascas de haddock reservadas. Salpique as gemas passadas pela peneira e as claras picadinhas. Polvilhe com salsinha.



Um comentário:

Guloso e Saudável disse...

Chef,
Sou fã dos pratos de origem indiana, gostei dessa variante.