Pesquisar este blog

11.26.2011

Lebkuchen biscoito tradicional da Austria e da Alemanha apreciado no Natal

Lebkuchen



Um biscoito tradicional da Áustria e da Alemanha, macio e condimentado, muito apreciado no inverno e, especialmente, no Natal. Delicioso servido com chá, café ou vinho quente com açúcar ou canela.



Tempo de preparação: 30 minutos

Tempo de cozedura: 25 minutos



Para 24 biscoitos


40 g de casca picada de vários frutos

155 g de farinha sem fermento

Pitada generosa de cravo-da-índia moído

1/2 colher de chá de canela em pó

1/2 colher de chá de gengibre moído

Pitada generosa de noz-moscada em pó





1/4 colher de chá de fermento em pó

85 g de amêndoas em pó

1 ovo

60 g de açúcar mascavado

180 g de mel claro

3 colheres de sopa de leite

125 g de açúcar em pó

1 colher de chá de brande






1 Aqueça previamente o forno até 200° C (posição 6 no forno a gás). Barre duas formas de rolo doce (20 x 30 cm) com manteiga derretida, forre o fundo com papel à prova de gordura e pincele com manteiga. Polvilhe a forma com farinha, virando-a para que fique totalmente revestida no fundo e dos lados.

2 Polvilhe ligeiramente a superfície de trabalho com farinha, envolva a mistura de cascas na farinha e pique-as finamente com uma faca grande e afiada. A farinha vai evitar que as cascas se colem à faca. Peneire a farinha, os cravos-da-índia, a canela, o gengibre, a noz-moscada e o fermento em pó para uma tigela grande. Adicione a mistura de cascas e junte as amêndoas.




3 Coloque o ovo e o açúcar mascavado numa tigela e bata-os com a batedeira eléctrica até que aumentem de volume e a massa fique esbranquiçada. Batendo sempre, misture o mel e o leite. Deite este preparado na base de farinha e bata com movimentos rápidos até que se assemelhe a massa para fritos.

4 Deite a mistura na forma e espalhe de forma homogênea até aos cantos. Leve ao forno na prateleira do meio durante 20-25 minutos, ou até que fique flexível ao toque suave. Durante a cozedura do Lebkuchen, prepare a cobertura.




5 Para fazer a cobertura, peneire o açúcar em pó para uma tigela pequena, adicione uma colher de sopa de água e o brande, mexendo com uma colher de pau até obter uma consistência espessa. Deverá escorrer como um líquido, mas deixando um rasto. Se não cair da colher, pode precisar de um pouco mais de água.

6 Solte os lados do Lebkuchen, desenforme-o para uma travessa e vire-o para cima de uma grade, de modo a ficar com o lado tostado para cima. Pincele a face superior com a cobertura ainda morna - deverá escorrer e formar um vidrado transparente. Deixe arrefecer e corte em 8 fatias ao comprido e 3 atravessadas de modo a obter 24 pedaços. Retire do papel.





Sugestões do Chef



O Lebkuchen pode ser servido sem cobertura. Também é possível deixá-lo esfriar e depois espalhar uma camada muito fina de cobertura, previamente colorida de rosa, branco e amarelo, para obter biscoitos de várias cores a partir de um mesmo bolo. É também possível mergulhar a parte de cima de alguns pedaços em chocolate preto derretido. Também tradicional na cobertura, é polvilhá-la com confeitos de várias cores.




O Lebkuchen conserva-se num recipiente hermético durante, pelo menos, 1 mês.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parece delicioso. Vou tentar fazer. Onde encontro brande? E quais frutas uso as cascas?