Pesquisar este blog

11.04.2011

Steak and Kidney Pudding

Steak and Kidney Pudding


Este famoso prato inglês é composto por pedaços de bife e rim de vaca envoltos num molho espesso, num invólucro de massa gorda. Pode ser enriquecido com cogumelos ou com ostras.



Para 6 pessoas

2 colheres de sopa de farinha

500 g de bife de vaca, cortado em cubos de 1 cm

200 g de rim de vaca ou vitela e cortado em pedaços de 5 mm

50 a 75 g de cogumelos, cortados em quartos

2 cebolas pequenas, finamente picadas

2 colheres de sopa de salsa fresca picada

1 colher de sopa de molho Worcestershire ( molho ingles )

125 ml de caldo de carne





Massa gorda

350 g de farinha com fermento

175 g de gordura de vaca, picada





1 Unte uma forma de pudim com 1,5 l de capacidade. Coloque a farinha numa tigela grande, tempere com sal e pimenta, adicione o bife e o rim e envolva. Junte os cogumelos, a cebola, a salsa e o molho Worcestershire. Misture, tempere e reserve. Coloque um tripé ou um pequeno prato fundo dentro de uma panela grande, encha com água até um terço e leve ao lume até levantar fervura.

2 Para preparar a massa, peneire a farinha e um pouco de sal para dentro de uma tigela. Incorpore a gordura de vaca e faça uma cova no centro. Misture ligeiramente com uma espátula de metal e adicione, gradualmente, água suficiente para obter uma massa razoavelmente firme.




3 Numa superfície polvilhada com farinha, estenda dois terços da massa. Revista a forma cuidadosamente, alisando bem e permitindo que a massa exceda o rebordo da forma. Estenda a massa restante de modo a obter uma rodela com 1,5 cm de espessura e com o diâmetro do topo da forma. Reserve, pois servirá de tampa. Deite o preparado de carne na forma e adicione caldo suficiente para cobrir. Dobre a massa excedente sobre o recheio, umedeça-a ligeiramente e cubra com a rodela de massa, pressionando levemente para vedar.

4 Cubra com papel manteiga e, depois, com folha de alumínio. Cubra com um pano e ate com cordel, à volta do rebordo, para fixar. Ate as pontas do pano num nó, como uma pega. Assente a forma sobre o tripé colocado na panela com água a ferver e deixe cozer no vapor, durante 4 horas, tendo o cuidado de acrescentar água a ferver, sempre que necessário.





5 Retire o pano, a folha de alumínio e o papel e limpe o exterior da forma. Embrulhe num guardanapo limpo e sirva o pudim na forma ou desenforme-o sobre uma travessa, para cortar às fatias.

Nenhum comentário: