Pesquisar este blog

11.03.2011

Torta De Pecãs – Pecan Pie

Torta De Pecãs – Pecan Pie



Nativa do sul dos Estados Unidos, a noz-pecã já era conhecida dos índios algonquins, que a chamavam de paccan. Abundante nessa região, tornou-se um clássico da culinária norte-americana.



Ingredientes para a massa

2 1/3 xícaras (de chá) de farinha de trigo

1 pitada de sal

1/2 xícara (de chá) de manteiga gelada sem sal

2 colheres (de sopa) de açúcar

1 gema ligeiramente batida

2 colheres (de sopa) de água gelada

1 colher de raspas de limão



Modo de preparo da massa

Faça uma cavidade no meio da farinha, corte a manteiga em pedacinhos e, com ajuda de dois garfos de mesa, vá esmigalhando-a com a farinha até obter uma farofa. Acrescente a água gelada. Junte o açúcar, mesclado às raspas do limão, e o sal, e misture tudo delicadamente. Agregue a gema. Trabalhe rapidamente até a massa começar a formar pequenos pelotes. Tanto faz pressioná-la na forma (com 25 cm de diâmetro) ou abri-la entre folhas de papel manteiga ou papel filme. Convém, entretanto, gelar um pouco a massa antes de abri-la. Essa é uma massa levemente adoçada, que se torna crocante e aerada.

Coloque a massa em uma forma de fundo falso e tampe com papel alumínio, inclusive as bordas. Para que a massa cresça de maneira uniforme, acrescente grãos de feijão sobre o papel alumínio. Asse em forno a 200°C por aproximadamente 20 minutos.



Ingredientes para o recheio

6 colheres (de sopa) de manteiga com sal

1 xícara (de chá) de açúcar mascavo

3 ovos

1 xícara (de chá) de maple syrup ou, na falta deste, glucose de milho temperada com gotas de baunilha

1 colher (de sopa)

De bourbon ou rum escuro

1/2 colher (de café) de sal

1 xícara (de chá) de pecãs

1 colher (de sopa) de farinha de trigo

2 xícaras (de chá) de miolo de pecãs ou pecãs inteiras para enfeitar



Modo de preparo do recheio

Em uma batedeira, bata a manteiga com o açúcar até formar um creme claro e fofo. Junte os ovos, um a um. Em seguida, acrescente o maple syrup (ou a glucose) e o Bourbon (ou o rum) e o sal. Desligue a batedeira e acrescente as pecas descascadas e picadas grosseiramente e a farinha. Coloque a mistura sobre a massa prévia e levemente assada, e leve ao forno por 15 minutos ou até o recheio firmar. Retire a torta do forno e distribua os miolos das pecas sobre o recheio, formando um desenho. Leve ao forno moderado (150°C) por mais 30 minutos. Sem estar demasiadamente corada, desenforme e sirva fria, acompanhada à Ia mode, isto é, com sorvete de creme.



Nenhum comentário: