Pesquisar este blog

12.02.2011

Arnavut Cigeri Fígado à albanesa (turquia)

Arnavut Cigeri
Fígado à albanesa (turquia)



Este mezze, popular em istambul, faz lembrar o fígado à veneziana. De acordo com o historiador de comida arto der haroutunian, "é um dos melhores hors d’oeuvre desde o tempo dos otomanos e foi introduzido pelos montanheses da albânia".



Serve 8 como parte de um mezze do oriente médio




500 g de fígado de vitelo ou de cordeiro

Sal grosso marinho

1/4 de xícara de azeite de oliva

1/2 xícara de cebolinha verde ou cebolas roxas bem picadas

1/4 de xícara de farinha de trigo

3 a 4 colheres (chá) de páprica húngara doce

1/4 de colher (chá) de páprica húngara picante

Pimenta-do-reino moída na hora

2 colheres de salsa bem picada






Ponha o fígado de molho em água salgada por 10 minutos. Isso ajuda a extrair um pouco do sangue que endurece o fígado. Retire toda a membrana e corte tubos e pedaços duros. Enxugue e corte em cubos de 1,8 cm.

Aqueça o azeite numa frigideira grande, em fogo forte. Esfregue a cebolinha verde ou as cebolas roxas com uma pitada de sal e deixe de lado para amolecer.

Enquanto isso, ponha a farinha, as pápricas doce e picante e 1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino num saco plástico e sacuda para misturar. Junte o fígado e mexa para que cada cubo fique bem recoberto. Despeje o conteúdo do saco numa peneira posta em cima de uma tigela e sacuda para retirar o excesso de farinha. Imediatamente frite os cubos de fígado até ficarem bem corados por fora e suculentos e rosados por dentro, cerca de 2 minutos.




Inverta a peneira, bata para retirar a farinha que tiver sobrado e ponha a peneira em cima de uma tigela. Quando os cubos de fígado estiverem corados por fora mas ainda bem suculentos por dentro, despeje todo o conteúdo da frigideira na peneira para escorrer. Transfira o fígado para uma travessa, junte com a cebolinha verde ou cebolas e mais uma pitada de sal grosso marinho e misture levemente. Salpique com salsa e sirva.

Nenhum comentário: