Pesquisar este blog

12.06.2011

Gingerbread

Gingerbread





O gingerbread, ou pão de gengibre, cortado em quadrados, é um excelente acompanhamento para chá ou café. Também pode servi-lo como sobremesa, cortado em fatias e acompanhado com fruta cozida e natas.
São servidos de diversas maneiras e uma das mais famosas é em forma de Boneco ou no Natal como são conhecidos como GingerbreadHouse, são as casinhas natalinas decoradas que enfeitam as mesas na ceia...
Nesta nossa receita poderá ser cortada com formas especiais com dizeres Natalinos ou como o boneco como mostra as fotos.



Tempo de preparação: 25 minutos
Tempo de cozedura: 50 minutos
Para 8 pessoas




125 g de manteiga sem sal

90 g de açúcar

250 g de golden syrup (melaço de cana)

1 colher de sopa de compota de laranja (ou de outro citrino)

2 ovos

125 ml de leite




125 g de farinha com fermento

1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio

1 colher de chá de gengibre

1 colher de chá de mistura de especiarias

125 g de farinha integral sem fermento

Açúcar de confeitieiro, para polvilhar





1 Comece por aquecer o forno a 170° C . Forre uma forma quadrada com 20 cm de lado e 3 cm de profundidade. Unte o papel com manteiga e polvilhe com farinha.




2 Junte a manteiga, o açúcar, o golden syrup e a compota de laranja num tacho e leve a fogo brando, mexendo, até o açúcar estar dissolvido. Retire do fogo e deixe esfriar ligeiramente. Junte os ovos e o leite numa tigela, bata e incorpore o preparado anterior. Peneire a farinha com fermento, o bicarbonato de sódio, as especiarias e uma pitada de sal para dentro de uma tigela. Adicione a farinha integral. Verta o preparado líquido sobre os ingredientes secos e mexa, com uma colher de pau, até obter uma massa lisa. Tenha o cuidado de não bater demais, ou o bolo ficará duro.





3 Coloque  a massa na forma e leve ao forno, durante 45 minutos (verifique usando a técnica do palito). Deixe esfriar dentro da forma.





4 Passe uma faca entre o bolo e a forma, para o soltar e desenformar. Polvilhe a crosta com açúcar em pó peneirado e corte em quadrados ou fatias.




Nenhum comentário: