Pesquisar este blog

12.08.2011

Sablés de Nantes

Sablés de Nantes





Geralmente redondos com rebordos estriados, estes biscoitos dourados e quebradiços derretem-se na boca.
E devido a esta delicada textura quebradiça que estes biscoitos da região francesa de Nantes são chamados sablés, da palavra francesa sable, que significa areia.



Tempo de preparação: 15 minutos + 1 hora e 20 minutos (refrigerar)
Tempo de cozedura ( assar no forno ): 12 minutos por tabuleiro





Para cerca de 50 biscoitos

200 g de manteiga sem sal, à temperatura ambiente

200 g de açúcar em pó

1 ovo, ligeiramente batido

4 gemas de ovo

2 colheres de chá de extracto ou essência de baunilha

400 g de farinha sem fermento

1/2 colher de fermento em pó

Pitada de canela em pó

Duas gotas de essência de café






1 Aqueça o forno até 190° C (posição 5 do forno a gás). Barre dois tabuleiros de ir ao forno com manteiga derretida e leve ao frigorífico.

2 Com uma colher de pau ou uma batedeira eléctrica, forme um creme com a manteiga e o açúcar. Misture metade do ovo batido e as gemas dos ovos e reserve a restante metade do ovo. Gradualmente, adicione a mistura das gemas de ovos ao preparado de manteiga, batendo bem entre cada adição. Junte a baunilha e mexa.





3 Peneire a farinha, o sal, o fermento e a canela em conjunto e envolva no preparado de manteiga. Com uma espátula, deite a mistura num pedaço grande de película aderente, achatando levemente. Embrulhe a massa e leve-a ao frigorífico durante pelo menos 1 hora.

4 Numa tigela pequena, bata levemente a metade do ovo que sobrou com a essência de café e reserve.

5 Tenda a massa entre duas folhas de papel vegetal até uma espessura de 3-4 mm (ver Técnicas de Culinária). Recorte formas suficientes para cobrir os dois tabuleiros de ir ao forno e depois torne a colocar o resto da mistura no frigorífico. Coloque as formas nos tabuleiros e leve ao frigorífico durante cerca de 20 minutos. Pincele com o preparado de ovo e essência de café. Com um garfo, desenhe motivos quadriculados nos biscoitos. Deixe durante cerca de 12 minutos, ou até alourarem. Retire-os dos tabuleiros e deixe arrefecer sobre uma grade. Repita o processo com o resto da massa, preparando os tabuleiros como indicado no passo 1.







Dica do Chef




A massa amanteigada amolece rapidamente numa cozinha aquecida. Faça fornadas separadas para que se mantenha fresca e fácil de trabalhar. Estes biscoitos conservam-se durante uma semana num recipiente hermético.

Um comentário:

lélli lu disse...

Nossa, QUE DELÍCIA! Vou fazer! :D
Obrigada pela receita!
Simone