Pesquisar este blog

12.06.2011

Tartelettes de Frutos Exóticos

Tartelettes de Frutos Exóticos



Presença índispensável em qualquer pastelaria francesa, estas tartes individuais, recheadas com um creme suave e fruta fresca, podem ser preparadas com qualquer fruta da época.






Tempo de preparação: 40 minutos + 20 de refrigeração

Tempo de cozedura: 25 minutos



Para 6 tartelettes






1 porção de massa areada doce

1 ananás, descascado e cortado em pedaços grandes

2 kiwis, descascados e cortados em pedaços grandes

1 papaia, descascada e cortada em pedaços grandes





1 manga, descascada e cortada em pedaços grandes

4 physalis (Cape gooseberries), sem folhas e cortadas ao meio (facultativo)

Polpa de 2 maracujás

5 líchias, descascadas e sem sementes

1 carambola, cortada em fatias e sem sementes






Creme de pasteleiro



400 ml de leite

1 vagem de baunilha, cortada longitudinalmente

4 gemas de ovo

100 g de açúcar granulado fino

2 colheres de sopa de farinha sem fermento

2 colheres de sopa amido de milho






1 Pincele, com manteiga derretida, seis formas de tartelettes com 8 cm de diâmetro.

2 Estenda a massa, numa superfície polvilhada com farinha, até atingir 2 mm de espessura. Corte seis círculos de massa com 10 cm de diâmetro e revista as formas (Técnicas de Culinária). Leve ao frigorífico, cerca de 20 minutos. Aqueça o forno a 180° C (posições 3-4 do forno a gás).





3 Leve a cozer ao forno durante 10 minutos, ou até o centro da massa começar a dourar. Deixe repousar durante 2 minutos, desenforme e coloque sobre uma grelha, para arrefecer.

4 Para preparar o creme de pasteleiro, junte o leite e a baunilha num tacho e leve a lume brando, até levantar fervura. Numa tigela, bata as gemas e o açúcar até obter um preparado esbranquiçado. Peneire a farinha e o amido sobre o preparado de gemas e bata até incorporar. Adicione metade do leite quente (retirando a baunilha), bata bem e transfira tudo para o tacho com o leite restante. Deixe levantar fervura, sem parar de mexer, e deixe ferver por 1 minuto, para cozer a farinha. Retire do lume e espalhe sobre um tabuleiro, para que arrefeça rapidamente. Cubra a superfície do creme com papel vegetal, para evitar a formação de uma película. Deixe arrefecer. Antes de usar, bata novamente, para uniformizar.

5 Misture os pedaços de fruta numa tigela. Recheie as tartelettes, até três quartos com o creme de pasteleiro, alise a superfície e cubra generosamente com os frutos.




Sugestão do Chef

Se preferir, pode preparar esta receita numa forma grande, com fundo amovível e 18 ou 20 cm de diâmetro. Antes de servir, leve a firmar ao frigorífico durante 1 hora.

Nenhum comentário: