Pesquisar este blog

12.02.2011

Tomates Farcis À La Provençale - Tomate recheado assado (frança)

Tomates Farcis À La Provençale
Tomate recheado assado (frança)



A cozinheira econômica reconhecerá o valor do uso de sobras de ensopado de carne para rechear tomates maduros no começo do outono. Em outras épocas do ano, contudo, quando os tomates não estão no seu auge, não recomendo esta receita.

Para aparar os sucos, deliciosos, não se esqueça de servir os tomates sobre croûtes (rodelas de pão francês dormido) esfregadas com alho, pinceladas com azeite e tostadas no forno.





8 tomates maduros perfeitos

Sal grosso

Açúcar granulado

1/4 de bisnaga de pão francês dormido

1/2 dente de alho

Azeite extravirgem

1 1/2 xícara (180 g a 200 g) de carne cozida cortada em cubos ou desfiada (ver nota)





3 colheres dos sucos de cozimento da carne reduzidos. Sem gordura (ver nota)

2 colheres de salsa picada

3 cebolinhas verdes

2 dentes de alho descascados e esmagados

1/3 de xícara de migalhas de pão

2 colheres (chá) de alcaparras lavadas e escorridas

Pimenta-do-reino moída na hora

2 colheres de manteiga






Corte uma fatia do topo de cada tomate e reserve. Com uma colher, retire a polpa e as sementes dos tomates e pique a polpa sem as sementes. Salgue os tomates, adicione uma pitada de açúcar e ponha-os de cabeça para baixo para escorrer.

Preaqueça o forno a 200°c.

Corte o pão em rodelas de 1,5 cm de espessura, esfregue com a metade do alho, salpique com azeite e toste no forno até dourar. Numa tigela, junte a carne, seus sucos de cozimento reduzidos, a salsa, as cebolinhas, os dentes de alho, 1/2 xícara da polpa de tomate, 1/4 de xícara de migalhas de pão e as alcaparras. Acrescente sal e pimenta-do-reino a gosto, misturando bem.





Recheie os tomates com porções iguais da mistura de carne; salpique com o resto das migalhas de pão, salpique com manteiga e cubra com as fatias cortadas dos tomates. Coloque cada tomate numa das rodelas de pão tostado. Ponha numa assadeira bem untada com azeite, pincele os topos com azeite e asse até os tomates ficarem macios, por cerca de 25 minutos. Sirva morno.





Nota

E possível fazer 1 1/2 xícara de carne cozida em cubos e suculenta e 3 colheres de sucos apetitosos rapidamente numa panela de pressão. Ponha uma fatia de cerca de 650 g de paleta, junto com 90 g de porco salgado aferventado e cortado em cubos, 2 cebolas cortadas em quatro, 1 cebola inteira espetada com um cravo-da-índia, 3 dentes de alho, 2 cenouras, 1 nabo cortado em quatro, um pedaço pequeno de casca de laranja, sal, pimenta-do-reino, salsa, folha de louro, tomilho, 1 colher (chá) de massa de tomate e 1 xícara de vinho branco numa panela de pressão de 4 litros. Cozinhe a toda a pressão por 40 minutos. Esfrie o conteúdo da panela. Coe e retire a gordura dos sucos e reduza a 3 colheres. Apare a carne e corte em cubos pequenos. Jogue fora cartilagens, gordura, ossos e os legumes.



Nenhum comentário: