Pesquisar este blog

5.25.2011

Mousse au Chocolat do Restaurante Ambassade d'Auvergne




Ingredientes:

250g de chocolate meio amargo, em barra ( lá eles utilizam Lindt ou Tobler), quebrado em pedaços
3 colheres de sopa de licor de laranja como o Grand Marnier
2 colheres de chá de essencia de baunilha
8 colheres de sopa de manteiga sem sal, em pedaços
8 gemas de ovos grandes
1/2 xxicara de chá de açucar
5 claras de ovos grandes



Modo de preparo:

Em banho maria misture o chocolate, o licor de laranja e a baunilha, mexendo até que o primeiro derreta e fique tudo misturado. Retire do fogo. Junte a manteiga e misture.
Em uma tigela grande bata as gemas com o açucar até que engrossem e fiquem esbranquiçadas. Junte ao chocolate ainda morno e bata bem.
Em uma tigela média, bata as claras em neve, até que fiquem firmes, mas não secas.
Junte um terço das claras em neve a mistura de chocolate, mexa vigorosamente. Junte as claras em neve restantes e misture com delicadeza. Faça isso devagar e com paciência. Não misture demais, mais misture bem para que as claras em neve não apareçam.
Ponha a mistura em uma tigela grande com capacidade para 2 litros, onde você vai servir a mousse. Cubra com um plastico; leve a geladeira por no minimo de 6 horas, até o momento de servir.



Fachada do Restaurante Ambassade d'Auvergne em Paris conheça vale a pena e peça esta delicia de receita acima, observação, no restaurante vem servida em uma tigela enorme.....como a da nossa amiga da foto abaixo....


Se deliciem e viva o chocolate!!! E viva Paris!!!







Clafoutis aux Poires - Como dizem meus amigos franceses Beau et Bon - Belo e Bom!!!





Ingredientes:

1/2 xicara de chá de aguardente ou conhaque de pêra
06 pêras firmes ou cerca de 1kg
06 ovos grandes 
1/2 xicara de chá de açucar baunilhado
3/4 xicara de chá de farinha de trigo
1/2 xicara de chá de crème fraîche ou creme de leite grosso
01 pitada de sal
01 colher de sopa de açucar de confeiteiro




Modo de preparo:

Em um bowl grande o bastante para caber as peras depois de cortadas, coloque a aguardente de pêra. Descasque os frutos, corte-os em quartos, retire o centro com as sementes; corte cada quarto em quatro fatias. A medida que for cortando, deixe-as cair no bowl com a aguardente. Misture para que cada fatia fique molhada com o líquido. Quando acabar todas as peras, misture novamente e tampe o bowl. Deixe macerar por 1 hora. De vez em quando, misture novamente, para que as fatias não escureçam.
Pré aqueça o forno a 200C. Unte com manteiga e polvilhe com açucar um prato refratário redondo com 27cm. Na tigela da batedeira, junte os ovos o açucar baunilhado; bata até que espumem. Batendo sempre, junte com cuidado a farinha de trigo ao creme fraîche e o sal. Escorra as pêras e junte o liquido em que maceraram e misture bem.





No prato refratário untado, arrume as fatias de pêra, em forma de espiral. Ponha a massa sobre as pêras.
Leve o prato refratário para assar no centro do forno, até que o bolo fique firme, com a superficie dourada ( cerca de 25 minutos ). Retire e coloque sobre uma grade para esfriar. Polvilhe com o açucar de confeiteiro. Sirva morno ou em temperatura ambiente.


Uma delicia em outros sabores tambem......


Confiram as fotos....