Pesquisar este blog

8.07.2011

Pretzel com açúcar e canela


Ingredientes:

3 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de cerveja
1 tablete (15 g) de fermento biológico
1/2 xícara (chá) de manteiga
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 pitada de sal
1 colher (chá) de canela em pó


Modo de Preparo:
Peneire a farinha de trigo na tigela da batedeira. Junte a cerveja, o fermento, a manteiga (reserve 2 colheres de sopa), o açúcar (reserve 2 colheres de sopa) e o sal. Bata por 4 minutos e transfira a massa para uma superfície enfarinhada. Sove por 15 minutos, ou até desgrudar das mãos, ficar macia, elástica e soltar bolhas. Com a metade da manteiga reservada, unte uma tigela, coloque a massa e cubra a tigela com filme plástico. Deixe a massa crescer, em local aquecido, por 1 hora, ou até dobrar de volume. Com o restante da manteiga, unte duas assadeiras grandes. Divida a massa em 12 partes e faça rolinhos de 60 cm de comprimento cada um, de pouco menos de 1 cm de espessura. Modele cada rolinho de massa dando a forma de um pretzel. Repita o procedimento com o restante da massa, dispondo os rolinhos prontos nas assadeiras. Em seguida, cubra as assadeiras com filme plástico e deixe a massa crescer, em local aquecido, por 30 minutos, ou até dobrar de volume. Ligue o forno à temperatura média. Leve ao forno por 25 minutos, ou até dourar a superfície da massa. Retire do forno, polvilhe o açúcar reservado e a canela em pó. Sirva em seguida.







Crumb cake (Bolo crocante)


Crumb cake (Bolo crocante)

Ingredientes:

crocante

1 xícara de açúcar mascavo
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de canela em pó
1 xícara de manteiga derretida
açúcar de confeiteiro para salpicar



massa

2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 ovo graúdo
3/4 de xícara de leite
1 colher (chá) de essência de amêndoas ou baunilha
pitada de sal



Modo de Preparo:

Aqueça o forno na potência médio. Unte e enfarinhe uma assadeira de 40 x 20 cm. Prepare a massa peneirando a farinha de trigo com o açúcar, pitada de sal e fermento em pó. Em outro recipiente, misture o ovo ao leite e essência. Despeje a mistura líquida sobre a mistura de farinha e incorpore com uma colher de pau evitando bater a massa em excesso. Ela ficará uma massa firme. Despeje a massa na assadeira e espalhe bem com uma espátula. Parecerá pouca massa, mas é o correto.



Em outro recipiente prepare o crocante misturando o açúcar mascavo, farinha de trigo e canela. Despeje sobre esta mistura a manteiga derretida e com a ponta dos dedos incorpore os ingredientes fazendo uma espécie de farofa. Salpique esta farofa sobre a massa do bolo. Leve para assar por 25 minutos aproximadamente (teste com um palito). Retire do forno e deixe esfriar completamente. Salpique com bastante açúcar de confeiteiro. Se você tiver uma forma de Colomba Pascal, é só acrescentar chips de chocolate ou frutas cristalizadas à massa.