Pesquisar este blog

8.13.2011

Tarta de Santiago - Bolo de Santiago


Ingredientes:

06 ovos
1/2kg de açucar
350g de farinha de trigo
250ml de leite 
250g de manteiga
01 xicara de café de água
1/2kg de amendoa moida
Casca de 01 limão ralado
Manteiga para untar
04 colheres de sopa de açucar de confeiteiro


Modo de preparo:

Em uma vasilha bata os ovos com o açucar. Quando a mistura começar a branquear, acrescente a farinha de trigo o leite a manteiga e a água.
Misture bem os ingredientes e em seguida acrescente as amendoas e as cascas de limão ralada.


Unte uma forma com manteiga e despeje a massa e asse-a em forno pré aquecido a 190 graus por cerca de 20 minutos. Deixe esfriar, desenforme o bolo e decore com o açucar de confeiteiro. Se quiser faça um molde de cartolina em formato de cruz do apostolo Tiago, coloque-o no centro do bolo e depois polvilhe com o açucar.





Piononos delicioso doce espanhol


Ingredientes:

Para o pão de ló

06 ovos com claras e gemas separadas
150g de açucar
150g de farinha de trigo peneirada
Manteiga para untar QB


Para a Calda:

150ml de água
200g de açucar
02 colheres de sopa de rum
01 canela em pau


Para o creme de gemas:

75ml de agua
75g de açucar
12 ovos

Para a finalização:

01 litro de creme de confeiteiro comprado pronto
200g de açucar


Modo de Preparo:

Prepare o pão de ló, em uma batedeira bata as gemas com metade do açucar até que branqueiem e dobrem de volume. Bata as claras em neve e junte o açucar restante. Misture as claras com as gemas e acrescente aos poucos a farinha de trigo, mexendo delicadamente. Forre uma assadeira com papel manteiga, unte-o com manteiga e despeje a massa. Em seguida leve para assar em forno pré aquecido a 200 graus por 10  minutos. Retire do forno vire a massa ainda quente sobre uma superficie fria e retire o papel manteiga e reserve.


Preparo da Calda:

Em uma panela misture a agua e o açucar. Leve ao fogo e junte o rum e a canela. Deixe reduzir e reserve.

Preparo do creme de gemas:

Em uma panela coloque 75g de açucar e leve ao fogo para ferver até obter uma calda. Coloque as gemas em uma vasilha e acrescente a calda, mexendo sem parar. Passe essa mistura na peneira e coloque-a em uma panela. Leve ao fogo e cozinhe, mexendo até virar um creme. Coloque-o em um recipiente frio e reserve.

Molhe a massa de pão de ló com a calda preparada, espalhe por cima o creme de confeiteiro e enrole como para se fazer um rocambole, corte fatias de 4cm do rolo e coloque-as na vertical. Coloque o creme de gemas    em saco de confeitar e divida o creme sobre os rolos cortados. Polvilhe com o açucar e queime a superficie com um maçarico de cozinha.