Pesquisar este blog

8.23.2011

Cebiche (prato peruano)



Ingredientes:

1 kg filé de pescada ou dourado (cortado em pedacinhos)
Suco de 20 limões bem suculentos
8 dentes de alho picados
Pimenta do reino moída a gosto
1 kg de batatas cozidas




1/2 kg de cebola cortada em rodelas
1 pé de alface ou repolho
8 pimentas malaguetas amassadas
2 maços de cheiro verde
Sal a gosto



Junte o peixe cortado em uma vasilha e lave bem com água
Acrescente o suco do limão, sal, pimenta-do-reino, alho, pimenta malagueta e cheiro-verde picado, deixe descansar por 2 horas
Dessa forma o peixe fica sendo cozido, não precisa ir ao fogo
Em outra vasilha, coloque a cebola cortada em rodelas junto com água para tirar aquele ardor




Lave bem as folhas do alface ou repolho com águaModo de servir:
Pegue a folha do alface ou repolho na sua palma da mão, coloque o peixe, junte a cebola em rodelas e pode degustar junto com a batata
É para ser comida com a mão, mas caso prefira coma no prato



Yuca con Mojo Mandioca com molho esta receita é tradicional de Cuba

Yuca con Mojo

Mandioca com molho






1/2 kg de mandioca

3 dentes de alho

suco de 1 laranja ácida

azeite de oliva quente

sal a gosto





Descascar a mandioca e cortar em pedaços. Cozinhar em uma panela com água suficiente para cobri-la. Quando a mandioca estiver quase cozida, escorrer a água do cozimento. 




Colocar água quente na mesma panela, juntar a mandioca e voltar ao fogo. Temperar com sal e cozinhar em fogo brando até ficar macia. Escorrer a água e reservar a mandioca.





Molho
Em uma tigela pequena, triturar os dentes de alho com o sal. Acrescentar o suco de laranja e mexer com um batedor de arame. Por último, juntar o azeite quente aos poucos, batendo sem parar até emulsionar. Despejar o molho sobre a mandioca.



Servir com carnes e frutos do mar.

Guacamole

Guacamole





2 abacates maduros e firmes

suco de 2 limões

2 cebolas médias picadas

2 tomates firmes sem semente em cubos



1 pimenta-de-cheiro ou dedo-de-moça sem semente picada finamente

1 raminho de coentro picado



3 raminhos de salsinha picados

sal a gosto





Colocar a polpa dos abacates em uma vasilha funda e amassar grosseiramente com um garfo. Juntar o suco de limão e o sal. Adicionar a cebola, o tomate, a pimenta, o coentro e a salsinha.



Servir com tortilhas em triângulo.


Ovos Nevados

Ovos Nevados




Ingredientes

Molho

2 xíc de leite

1/4 a de açúcar

1/2 colh. (sopa) de maisena

3 gemas






Merengue

6 xíc. de água

1 colh. (chá) de essência de baunilha

3 claras



Caramelo

1/3 xíc. de açúcar

Preparo

Molho
Numa panela aqueça o leite até ferver. Em uma tigela junte as gemas, o açúcar e a maisena e misture bem. Ponha o leite e cozinhe, mexendo até engrossar. Transfira para uma travessa com borda e reserve.

Merengue
1 Ferva a água em uma frigideira. Na batedeira, bata as claras com a essência até obter picos firmes. Com uma colher de sopa, retire porções e, com outra colher igual, modele-as dando um formato ovalado.
2 Ponha na água quente e cozinhe até ficarem firmes. Retire com uma escumadeira e deixe escorrer sobre papel-toalha. Disponha sobre o molho, cubra com papel-alumínio e deixe na geladeira por uma hora.




Caramelo
Numa panela pequena, ponha o açúcar e cozinhe em fogo médio, mexendo com uma colher de pau, até derreter. Retire do fogo e deixe amornar ligeiramente. Retire os ovos da geladeira e despeje delicadamente a calda, formando círculos. Sirva em seguida.

Toucinho-do-Céu essa delicia Portuguesa

Toucinho-do-Céu





Ingredientes

2 3/4 xíc. de açúcar

1 xíc. de amêndoas sem pele moídas

3/4 xíc de água

1/4 xíc. de maisena

10 gemas

5 ovos






Para polvilhar

Açúcar de confeiteiro






Preparo

1 Unte a fôrma com manteiga e aqueça o forno em temperatura baixa. Ponha o açúcar e a água numa panela e cozinhe em fogo alto, mexendo com uma colher de pau até dissolver o açúcar e a calda ferver. Deixe esfriar um pouco.

2 Numa tigela, misture os ovos inteiros e as gemas. Acrescente as amêndoas e a maisena e mexa bem. Junte esse creme à calda, leve tudo ao fogo médio e cozinhe, mexendo sempre por cinco minutos ou até engrossar.




3 Despeje na fôrma e asse até que, ao enfiar um palito, ele saia seco. Deixe amornar, desenforme e polvilhe com o açúcar de confeiteiro.


Calamares Rellenos Lulas recheadas

Calamares Rellenos
Lulas recheadas




Ingredientes para 4 pessoas

1 kg de lula pequena, fresca e inteira - azeite de oliva - 200 g de camarão pequeno - 1/4 de xícara de chá de quedo ralado - salsa picada - 2 colheres de sopa de farinha de rosca - 4 colheres de sopa de farinha de trigo - 2 cebolas médias, picadas -1 copo de vinho branco seco -1 1/2 copo de molho de tomate - sal -pimenta-do-reino - 2 colheres de sopa de amêndoa picada - 1/2 kg de ervilha fresca - manteiga



Modo de fazer: 

Limpe as lulas, pique os tentáculos e frite-os no azeite. Limpe os camarões, pique-os, frite no mesmo azeite e reserve. Misture o camarão com os tentáculos fritos e acrescente o queijo ralado, salsa picada e a farinha de rosca. Recheie as lulas, passe-as na farinha de trigo, retirando o excesso, e frite. 



Vire constantemente as lulas para não grudarem, retire-as e reserve-as. Na mesma frigideira, frite a cebola até começar a murchar. Junte o vinho, o molho de tomate, sal e pimenta-do-reino a gosto. 



Misture delicadamente e recoloque as lulas. Deixe cozinhar lentamente em fogo baixo por 5 min. Por último, adicione a amêndoa e salsa picada. Sirva acompanhado de ervilha passada na manteiga.