Pesquisar este blog

8.27.2011

Pastéis de Tentúgal esta delicia de Portugal

Pastéis de Tentúgal


Para além da sua beleza natural, a Vila de Tentúgal situada nos arredores da cidade do Mondego, é conhecida pelos seus pastéis, herança deixada pelas antigas freiras Carmelitas.
Estes pastéis fazem as delicias de qualquer pessoa para que lá viajam, e onde é obrigatóriamente a parada na Tia Conceição para provar os melhores da região e claro sempre acompanhando de um bom vinho branco tipico da região.


Ingredientes:

Para a massa:

520g de farinha
240g de manteiga
Sal grosso, água, azeite e açucar de confeiteiro QB

Para o recheio de Ovos Moles:

250g de açucar
1dl de água
12 gemas


Modo de Preparo:

Peneire 500g de farinha, coloque 240g de manteiga derretida no centro e misture tudo.
Junte o sal derretido em água quente. Amasse até que a massa deixe de colar-se as mãos.
A seguir molde uma bola e coloque-a num prato polvilhado com o restante de farinha.
Depois cubra-a com um recipiente aquecido e deixe repousar por meia hora.
Enquanto isso prepare o recheio de ovos moles espesso. Junte o açucar com a água leve-os ao fogo e deixe ferver até obter ponto espadana.
 (Ponto de Espadana (117º): Deixe escorrer a calda de uma colher de pau, ela cai como umas lâminas como espadas (espadanas) ou fitas largas)
Retire do fogo e deixe esfriar e quando se encontrar morno, junte as gemas mexendo sem parar. Leve de novo ao fogo brando até engrossar.


Assim que passar o tempo de repouso de massa, pincele-as com um pouco de azeite. Retire então pequenos pedaços e abra com cuidado para não quebrarem, primeiro com o rolo e só depois com as mãos.
Devem ficar com a espessura de uma folha de papel. Depois corte-os em retangulos e em seguida sobreponha 4 folhas de massa e pincele-as com manteiga derretida que sobrou, a medida qua vai sobrepondo as massas.
Coloque 2 colheres de sopa de recheio sobre as 4 folhas de massa e enrole-as. Dobre as pontas para cima. Repita a operação até acabar a massa.


Asse os pastéis em forno forte a 190 graus. Assim que eles estiverem dourados retire-os do forno e polvilhe com o açucar de confeiteiro.







Pastéis de Feijão de Castendo

Pastéis de Feijão de Castendo


Ingredientes:

200g de feijão branco
01kg de açucar
1/2 litro de água
200g de avelã
20 gemas




Para a massa folhada:

550g de farinha
3dl de água
01 colher de sopa de vinagre
400g de manteiga própria para massa folhada
sal QB


Modo de Preparo:

Cozinhe o feijão e passe-o com a ajuda de um passe-vite. Em seguida leve ao fogo o açucar com a água até obter ponto de pérola.

Passe-vite.


Misture com o feijão em massa e a avelã pelada e triturada. Deixe ferver um pouco, retire do fogo e deixe esfriar até ficar morno. Adicione as gemas previamente batidas e leve de novo ao fogo para cozinhar mexendo sempre. Reserve.
Sobre uma superfecie de trabalho, faça um monte com 500g de farinha e abra um buraco no meio. Dentro dele coloque um pouco de água com sal e o vinagre. Amasse e vá juntando o restante de água até obter uma massa elástica. Coloque a bola de massa numa tigela e deixe-a repousar por 10 minutos.


Estenda-a sobre uma superficie polvilhada com a parte restante da farinha e ao centro coloque a manteiga aos pedaços. Dobre as extremidades estenda de novo.
Dobre em tres partes e volte a estender. Repita esta operação, polvilhando sempre a superficie de trabalho e a massa com a farinha que sobrou.
Estenda-a de novo e dobre-a em quatro partes.


Estique a massa até ficar fina, corte-a em circulos e com eles forre formas pequenas. Apare-lhes as pontas e encha-as com o preparado reservado previamente mexido. Leve os pastéis ao forno pré aquecido a 200C por cerca de 30 minutos.







Crema Catalan - Creme Catalão - Uma variação espanhola do famoso Crème Brûlée

Creme Catalão


Ingredientes:

07 gemas
25g de fécula de milho
01 litro de leite
01 pedaço pequeno de casca de limão
01 canela em pau
250g de açucar


Modo de Preparo:

Em uma vasilha, misture as gemas e a fécula de milho dissolvida em 1 xicara de chá de leite frio. Em uma panela, coloque o leite restante com a casca de limão, a canela e 200g de açucar.


Leve ao fogo até levantar fervura. Tire do fogo e acrescente, aos poucos, as gemas com a fécula e o leite, batendo sem parar com um fouet. Em seguida retorne a panela ao fogo. Deixe por alguns instantes mexendo sempre, mas sem deixar ferver. 


Retire do fogo e despeje o creme em cumbucas individuais. Espere esfriar e depois polvilhe a superficie com o restante de açucar e queime com um maçarico de cozinha.


Espero que vocês gostem desta receita.....







Torrijas Espanholas - São bem parecidas com as nossas Rabanadas...

Torrijas



Ingredientes:

08 fatias de pão amanhecido
01 taça de vinho branco seco
02 ovos batidos
01 pitada de sal
óleo para fritar QB
150ml de água
04 colheres sopa de mel


Modo de Preparo:

Disponha as fatias de pão em uma vasilha, regue-as com o vinho branco e passe-as nos ovos batidos com o sal.


Esquente o óleo em uma frigideira e frite as fatias de pão até que estejam douradas.


Em uma panela pequena, esquente em fogo baixo a água e o mel, até o mel diluir. Arrume as fatias de pão fritas em uma travessa, regue-as com a mistura de água e mel sirva.






Pot-Au Feu Cozido Francês

Pot-Au Feu
Cozido





Este cozido é um dos melhores exemplos da deliciosa culinária do campo e pode incluir até mais ingredientes, para enriquecer seu sabor. Alguns cozinheiros franceses usam osso do rabo do boi ou algum corte de carne com osso, para engrossar o caldo; outros repolho ou couve e batatas. Tradicionalmente, os acompanhamentos são: sal grosso, picles, nabo e mostarda. Também se pode servir com uma maionese de ervas.




1,5 kg de alcatra, amarrada

1 kg de osso de vitela, cortado em pedaços de 5 em

2 cebolas grandes, cada uma espetada com 2 cravos-da-índia

2 cenouras cortadas em rodelas

1 talo de aipo com as folhas, picado

6 dentes de alho cortados ao meio

1 bouquet garni com: 12 ramos de salsa, 8 grãos de pimenta-do-reino, 1 folha de louro, 1 1/2 colher de chá de tomilho (num saquinho de gaze)

6 xícaras de chá de caldo de carne

1 frango de 1,8 kg, amarrado

6 cenouras inteiras cortadas em quatro, ao comprido, e amarradas juntas

6 alhos-porós médios, só a parte branca, cortados pela metade, ao comprido, bem lavados e amarrados juntos




6 talos de aipo, divididos ao meio, no sentido do comprimento e amarrados juntos

6 nabos pequenos, raspados e cortados em quatro

500 g de lingüiça bem temperada e defumada (pode-se substituir por paio e lingüiça calabresa)

Folhas de salsa fresca para decorar




Numa panela de barro ou combuca grande, junte a alcatra, os ossos de vitela, a cebola, a cenoura cortada, aipo, alho, bouquet garni, caldo, sal e cubra tudo com água. Deixe ferver e cozinhe em fogo baixo, parcialmente tampado, mexendo com freqüência, por 1h30. Adicione o frango à panela, volte a ferver e mantenha em fogo baixo, semitampado, por mais 1h30, mexendo de vez em quando.



Com um garfo comprido, transfira a carne e o frango para uma travessa, retire a gordura da superfície do líquido de cozimento e coloque numa tigela. Devolva a carne e o frango à panela e junte novamente o líquido. Deixe ferver e acrescente os feixes de vegetais (cenoura, alho-poró e aipo). Cozinhe, parcialmente tampado, por 10 min. Junte o nabo, os embutidos e deixe em fogo baixo por 20 a 30 min ou até amolecer a carne e os legumes.




Sirva como prato único, diretamente na panela em que foi cozido, ou em dois pratos, separadamente: primeiro o caldo e a seguir as carnes c legumes. Decore com os ramos de salsa.

(8 a 10 porções)

Pavê Italiano - Zuppa inglese

Pavê Italiano
Zuppa inglese





Conhecido na Itália como "sopa inglesa", este pavê é um tipo de torta de creme que tem muito pouco a ver com a Inglaterra!





Ingredientes

500 ml/ 2 xícs. de leite

casca de 1/2 limão

4 gemas de ovos

75 g / 1/2 xíc. de açúcar

50 g/ 1/2 xíc. de farinha peneirada

15 ml/ 1 col. de sopa de brandy (conhaque) ou rum




25 g/ 2 cols. de sopa de manteiga

200 g de biscoito champanha

75 g/ 1/2 xíc. de licor Alchermes ou de cereja

75 ml/ 5 cols. de licor Strega

45 ml/ 3 cols. de sopa de geléia de abricó. damasco ou pêssego

chantilly batido para guarnecer

castanhas ou nozes tostados para guarnecer

Serve de 6 a 8 porções




1 Esquente o leite com a casca de limão em uma panela pequena. Retire do fogo assim que começar a borbulhar.




2 .Bata as gemas de ovos com um batedor comum. Vá adicionando o açúcar aos poucos e continue batendo até ficar amarelo-claro. Acrescente a farinha. Acrescente o leite bem aos poucos, derramando-o através de uma peneira para retirar o limão, Quando todo o leite tiver sido adicionado, coloque a mistura em urna panela. Coloque para ferver mexendo constantemente com um batedor manual. Ferva em fogo baixo por 5-6 minutos, mexendo constantemente. Retire do fogo e acrescente o rum ou o brandy. Acrescente a manteiga. Deixe esfriar à temperatura ambiente, mexendo para evitar que forme uma película.




3 Passe o licor Alchermes ou de cereja de um lado dos biscoitos e o licor Strega do outro. Espalhe uma camada fina do creme sobre uma travessa. Coloque uma camada de biscoitos sobre o creme. Cubra com um pouco do creme. Adicione outra camada de biscoitos com licor.




4 Esquente a geléia em uma caçarola pequena com 30 ml/ 2 cols. de sopa de água. Quando ela estiver quente coloque sobre os biscoitos. Continue com camadas de creme e biscoitos embebidos em licor até terminar os ingredientes. Termine com o creme. Cubra com vitafilme ou papel alumínio, e coloque para gelar por no mínimo 2-3 horas. Para servir decore com creme de chantilly por cima e guarneça com nozes picadas.

Grissinis Italianos - Grissini

Grissinis Italianos
Grissini


Estes grissinis tipicamente italianos são deliciosos especialmente quando feitos a mão. Eles ainda são vendidos avulsos em muitas padarias em Torino e no norte da Itália.




Ingredientes

15 g/1 col. de sopa de fermento comum ou 7 g/ 1/2 col. de sopa de fermento ativo

100 ml/6 cols. de sopa de água morna

uma pitado de açúcar

10 m/2 cols. de chá de extrato de malte (opcional)

5 ml/1 col. de chá de sal

200-225 g/1 xícs. de farinha de trigo

Faz cerca de 30 porções




1 Esquente uma tigela média colocando água quente nela. Retire a água. Coloque o fermento na tigela. e ponha a água quente por cima. Acrescente o açúcar. misture com um garfo, e deixe repousar até o fermento ter dissolvido e começar a fazer espuma. 5-10 minutos.

2 Use uma colher de pau para misturar o extrato de malte, se você for utilizar, o sal e cerca de um terço da farinha. Misture outro terço da farinha, mexendo com a colher até formar uma massa aderente.




3 Polvilhe levemente uma superfície com farinha. Retire a massa da tigela e comece a amassá-la, colocando o restante da farinha aos poucos. Amasse por 10 minutos. No final a massa deve estar lisa e elástica. Faça uma bola.

4 Tire um pedaço da bola e faça a forma de uma salsicha pequena com ele. Deixe à parte sobre uma superfície polvilhada. Continue até toda a massa terminar. Ela deve dar para cerca de 30 pedaços.





5 Coloque um pedaço de massa sobre unia superfície lisa sem farinha. Enrole a massa com os dedos esticados das duas mãos, movendo-as para frente e para trás para esticar e afinar a massa deixando-a com cerca de 1 cm de espessura. Transfira para uma forma levemente untada. Repita com o restante dos pedaços de massa, cuidando para fazê-los da mesma espessura.

6 Preaqueça o forno a 200º C. Cubra a bandeja corri um pano e coloque os grissinis em um lugar aquecido para deixar crescer por 10-15 minutos enquanto o forno esquenta. Asse de 8 a 10 minutos. Retire do forno, vire os grissinis e coloque de volta por mais 6 ou 7 minutos. Não deixe tostar. Deixe esfriar. Os grissinis devem ficar crocantes quando servidos. Se eles perderem o frescor em um dia úmido, esquente-os em fogo moderado de forno por alguns minutos antes de servir.




Variação

Os grissinis também são bons quando enrolados com gergelim ou sementes de papoula antes de serem assados.