Pesquisar este blog

9.14.2011

Pithiviers a tradicional sobremesa da Noite de Reis da França.

Pithiviers






Esta receita, originária da cidade de Pithiviers, no centro de França, é a sobremesa tradicional da Noite de Reis, altura em que é decorada com uma coroa dourada e esconde uma fava que elege a rainha ou o rei do dia.



Para 4-6 pessoas

1 porção de massa folhada
1 ovo, batido
30 g de açúcar granulado fino



Creme de amêndoa

50 g de manteiga sem sal, amaciada
50 g de açúcar granulado fino
50 g de amêndoas raladas
1 ovo
1/2 colher de sopa de farinha sem fermento
2 colheres de chá de rum



1 Comece por aquecer o forno a 220° C (posições 7-8 do forno a gás). Corte a massa folhada ao meio e estenda de modo a obter dois quadrados com 20 cm de lado. Disponha em dois tabuleiros forrados e leve ao frigorífico.

2 Para preparar o creme de amêndoa, bata a manteiga com o açúcar. Adicione as amêndoas raladas e o ovo, misture bem e incorpore a farinha e, por fim, o num. Leve ao frigorífico.




3 Retire um dos tabuleiros do frigorífico. Usando um prato ou um corta-massas com 14 cm de diâmetro, marque levemente um círculo na massa. Pincele-a em redor do círculo com ovo batido. Coloque o creme de amêndoa no centro e espalhe-o de modo a formar uma cúpula (evitando a área pincelada com ovo). Cubra com o segundo quadrado de massa folhada e pressione as extremidades, para vedar.




4 Com a ajuda de uma colher de chá, pressione delicadamente a superfície lateral da massa, de modo a criar um recorte feito de pequenos semicírculos. Leve ao frigorífico durante 10 minutos e, depois, use uma faca afiada para recortar a massa, seguindo o padrão anteriormente definido. Aqueça o forno a 200° C (posições 5-6 do forno a gás). 5 Prepare uma calda, misturando os 30 g de açúcar com 30 ml de água, num tacho pequeno. Mexa em lume médio, até dissolver o açúcar, deixe levantar fervura e retire do lume, para arrefecer.



6 Pincele o cimo da massa com ovo (sem deixar escorrer para os lados, pois isso impedirá a massa de crescer uniformemente). Com a ponta de uma faca, desenhe um padrão espiralado no cimo da massa. Leve a ao forno e deixe cozer durante 10 minutos. Reduza a temperatura do forno para 180° C (posições 3-4 do forno a gás) e deixe cozer por mais 25 minutos ou até dourar. Retire do forno e pincele, de imediato, com a calda de açúcar, para dar brilho. Sirva ainda quente.



Pisto Manchego

Pisto Manchego





Trata-se de um parente do famoso Ratatouille francês, só que nascido na região da Mancha (aquela do Dom Quixote, por isso o epíteto “manchego”), na Espanha e pode ser servido como acompanhamento de pratos de carne, de embutidos (como salsichas), com ovos (fritos no original, mas pochês no caso do blog) ou como uma pasta sobre uma fatia de pão...




2 colheres de  (sopa) de molho de tomate
temperos à gosto (sal, alho, orégano e sálvia)
1 pimentão verde
1 pimentão vermelho
1 lata de atum 
azeite a gosto
1 abobrinha
1 berinjela
1 cebola




Numa panela funda, levar o azeite para esquentar. Adicionar a cebola e os pimentões picados. Temperar com o sal à gosto e o alho picadinho. Mexer bem. Em seguida, juntar a abobrinha picada em cubos. Deixar cozinhando por alguns minutos. 



Depois, juntar a berinjela com casca cortada em quadradinhos. Continuar mexendo. Adicionar o molho de tomate, o orégano fresco, a sálvia e, se necessário, mais sal. Para finalizar, colocar o atum. Deixar cozinhar mais um pouco e retirar do fogo. Servir com pão, como couvert ou como acompanhamento.







Torta Pasqualina esta deliciosa torta Italiana que faz sucesso na América do Sul

A torta pasqualina é um prato muito antigo da cozinha da Ligúria na Itália. Hoje se encontra muito na Argentina e no Uruguay.


Torta Pasqualina




Massa:
1 colher de (sopa) cheia de manteiga
600 gramas de farinha de trigo
Água morna 




Recheio:
1 colher de  (sopa) de azeite de oliva
1 pimentão vermelho pequeno
3 maços de espinafre
100 gramas de queijo
1 cebola grande
Pimenta do reino
Orégano
4 ovos
Sal





Massa:
Misturar os ingredientes até formar uma massa. Trabalhar a massa por 10 minutos.




Recheio:
Cortar a cebola em cubos e levar ao fogo para dourar com o azeite de oliva. Fazer o mesmo com o pimentão. Cozinhar as folhas do espinafre em água com sal. Picar o espinafre e misturar à cebola e ao pimentão já dourados. Temperar com sal, orégano e pimenta do reino a gosto. Por fim, colocar o queijo.




Montagem:
Abrir a massa. Colocar numa assadeira desmontável. Rechear com a mistura dom recheio e cobrir com uma capa de massa. Passar gema de ovo por cima da capa e levar ao forno médio por 35 minutos.



Majarete - Doce de Milho à Cubana

Majarete - Doce de Milho à Cubana



6 milho verdes espigas 
200 gramas de açúcar
1 pau de canela
500 ml de leite
1 limão (casca)
1 pitada de sal
canela em pó




Lavar bem as espigas, eliminando a casca. Ralar ou moer o milho. Numa tigela, juntar ao milho ralado o leite, misturar bem e coar para dentro de uma panela. Juntar o açúcar, o pau de canela, a casca do limão e uma pitada de sal. 



Vá mexendo, em fogo brando, até engrossar. Eliminar a casca de limão e o pau de canela. Despejar em tacinhas e deixar arrefecer. Polvilhar com canela em pó (quando estiver frio) e servir.

Welsh Rarebit - Podemos dizer que é a versão Australiana do Croque Monsieur

Welsh Rarebit



Ingredientes:

2 colheres  (café) de molho worchestershire
1 e ½ colher (sopa) de manteiga
1 colher  (sobremesa) de farinha
1 xicara de queijo parmesão
½ xicara de leite
4 fatias de pão de fôrma ( Pão Preto cai muito bem como o integral )
pimenta a gosto




Preparo

Tostar as fatias de Pão. Derreter a manteiga em uma panela, adicionar a farinha e misturar bem, deixando alourar por breves instantes. Adicionar muito lentamente o leite morno, mexendo sempre, e deixar ferver sem parar de mexer. 



Retirar a panela do fogo, juntar o queijo ralado, o molho e a pimenta. Levar novamente a fogo muito brando e mexer até o queijo derreter. Retirar do fogo e barre a mistura no pão tostado, levando ao forno até dourar.



Empanadas

Empanadas


Ingredientes

Massa

1/3 xícara de chá água gelada

1 ovo grande

2 colheres de chá vinagre

3 xícaras de chá farinha

1/3 xícara de chá manteiga fria

1/3 xícara de chá banha fria

1 colher de chá sal

2 claras




Recheio

2 colheres de sopa azeite

60 g carne moída bem magra

60 g carne de porco moída

1/4 colher de chá sal

1/4 colher de chá páprica

1/4 colher de chá pimenta do reino

1/4 colher de chá cominho




1 colher de sopa pimenta vermelha em pó

1/4 xícara de chá cebola picada

1 dente de alho picado

1 pimenta jalapeño picada

1 colher de sopa manteiga




2 ovos cozidos, picados

3 colheres de sopa azeitonas recheada com pimentão, picadas

3 colheres de sopa uvas passas sem sementes

1/2 xícara de chá Molho de Tomate






Preparação

Massa

Misture a água, o ovo e o vinagre. Coloque a farinha numa tigela. Junte a manteiga e a banha com a ajuda de duas facas. Junte o sal. Acrescente a mistura líquida. Amasse até que se forme uma massa grosseira.




Recheio

Numa frigideira aqueça o azeite e refogue as carnes. Junte os temperos, a cebola, o alho e as pimentas jalapeño. Refogue até estarem macios. Escorra qualquer excesso de gordura que tiver. Junte os ingredientes restantes e cozinhe até que esteja grosso. Deixe esfriar em temperatura ambiente.




Preaqueça o forno a 210º C.

Abra a massa numa superfície polvilhada com farinha, corte círculos de 5 cm. Coloque 1 colher de sopa da mistura de carne em cada círculo. Dobre ao meio e feche bem as bordas. Pincele as empanadas com a clara de ovo. coloque numa forma untada e asse no forno por 15 - 20 minutos até que estejam douradas.




Rende 24



Dois lugares que realmente faço questão de indicar por experiencia própria se você for para Buenos Aires, não deixe de passar pelo Caminito, e coma as Empanadas no " LA ESTUFA RESTAURANTE", são deliciosas e caseiras....



La Estufa
Del Valle Iberlucea 1250, La Boca, C.A.B.A.

Cocina: Porteña

Tel: 15-4057-3525

E o outro claro que é um pouco mais longe, mas se por acaso você estiver passeando por San Francisco, USA...passe no I Venga!!! A primeira casa de Empanadas Argentinas em San Francisco, simplesmente fantasticas as Empanadas deles....não deixe de passar por lá....



443 Valencia Street
( between 15th & 16th )
Every Day 10am - 10pm