Pesquisar este blog

9.17.2011

Hojuelas Colombianas

Hojuelas Colombianas





5 Colheres (sopa) de laranja (sumo)
1 colhere (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de água
1 colher (chá) de sal
½ xicara de manteiga
3 xicaras de farinha
óleo




Bater a manteiga ligeiramente derretida (mole) com a farinha com auxílio da batedeira elétrica. Juntar a esta mistura o sal, o açúcar, o sumo de laranja (acabado de espremer), a água (gelada) e bater novamente até obter uma mistura homogénea. Transferir para uma superfície de trabalho, fazer um rolo e dobrar ao meio. 



Repetir esta operação mais duas ou três vezes e levar a geladeira durante ½ hora. Numa superfície de trabalho fazer um novamente um rolo, bastante fino, e cortar em fatias na diagonal. Com a ponta de uma faca fazer um risco no centro de cada fatia, como se de o veio de uma folha se tratassar (hoja quer dizer folha em castelhano). Aquecer o óleo e fritar as fatias até estarem douradas. Escorrer e retirar o excesso de gordura em papel absorvente. Polvilhar com açúcar.



Natilla - Esta sobremesa colombiana que vai te surpreender no sabor....

Natilla




125 gramas de rapadura ou açúcar mascavo
1 frasco pequeno de canela em pó
100 gramas de amido de milho




3 talos de canela
1 litro de leite
Bolacha Maria ou Maizena QB





Se usar rapadura, quebrar em pequenos pedaços. Numa panela média, colocar o açucar mascavo (ou a rapadura em pedaços) juntamente com os talos de canela. Colocar o leite, mas deixar uma xícara de lado. 



Em separado, misturar o amido de milho com o copo de leite reservado até o amido de milho estar completamente dissolvida. Então, colocar esta mistura na panela. Cozinhar em fogo baixo, mexendo constantemente até o açúcar derreter e tornando a mistura grossa. 



Colocar em taças de sobremesa (ou potinhos de vidro) e salpicar canela em pó por cima. Deixar na geladeira por pelo menos 1 hora antes de servir. Coloque a bolacha somente quando servir.....



É muito saborosa esta sobremesa.....façam vale a pena....




Picarones - Esta sobremesa servida em barraquinhas ( Quiosco ) como eles chamam no Perú muito apreciado pelas ruas de Lima...

Picarones




2 colheres (sopa) de abóbora cozida
1 colher (chá) de fermento de pão



1 colher (sopa) de amido de milho
1 colher (sopa) de açúcar



¼ xicara (chá) de água morna
2 xicaras de farinha de trigo



Manteiga para fritura
Óleo para fritura
Mel




Dissolver o fermento de pão na água morna, com o açúcar, e deixar descansar. Misturar o leite com a abóbora, a farinha e o amido de milho. 


Juntar o fermento dissolvido, misturar beme deixar descansar em lugar morno, coberto com um pano. Aquecer óleo misturado com manteiga, meia a meio, e fritar a massa, às colheres. Servir cobertos com mel.


Papas a la huancaina - Batatas à peruana deliciosa...façam...

Papas a la huancaina - Batatas à peruana





1 colher (sopa) de páprica doce
¼ xicara de suco de limão
½ xicara de leite
1 xicara de óleo



200 gramas de queijo cremoso
200 gramas de queijo fresco
2 gemas de ovos cozidos
Sal, pimenta a gosto
8 batatas médias



Suco de 1 laranja
Folhas de alface
4 ovos cozidos
Azeitonas pretas
Rabanetes





Cozinhar as batatas, com a casca, em água e sal. Descascar e reservar. Bater no liquidificador os queijos, a páprica, o óleo, o leite, os sucos de limão e de laranja, as gemas cozidas, o sal e a pimenta. Levar o molho ao fogo, numa panellinha, e aqueça. 



Servir as batatas cobertas com o molho e decoradas com as folhas de alface, os rabanetes, os ovos cozidos, cortados ao meio, e as azeitonas. Este prato também pode ser servido frio.


Porotos com Riendas....tipica culinária Chilena...

Porotos con Riendas





1 maço de temperos sortidos como orégano, salsão, salsinha, cominho,
250 gramas de toucinho (chicharrones)
½ quilo de feijão branco (porotos)
½ pacote de talharim (tallarines)
½ quilo de moranga (zapallo)
4 dentes de alho (ajo)
2 caldos de carne
Azeite de oliva
½ cebola




Colocar o feijão de molho em água de um dia para outro. Lavar bem o feijão e levar para cozinhar com 1 e ½ litros de água fria, a moranga e os caldos de carne. Preparar um refogado com a cebola picada, o toucinho cortado em cubinhos e os temperos. Quando o feijão estiver cozidos juntar o refogado e o talharim cortados em pedaços. Misturar e juntar um pouco de água se for necessário e deixar cozinhar em fogo lento até ficar suculento.


Arepas esta delicia que vem da Venezuela e Colombia que tambem é encontrada na America Central e ilhas Caribenhas...

Arepa é um alimento elaborado a partir da farinha de milho, típico da gastronomia da Venezuela e da Colômbia.



Cada arepa apresenta uma forma circular achatada com cerca de dez a vinte centimetros de diâmetro. Pode servir de acompanhamento a outros alimentos ou então ser o prato principal de uma refeição.Para alguns estudiosos a palavra arepa deriva de erepa, palavra que os índios Cumanagotos usavam para se referir ao milho. Segundo outra perspectiva a palavra derivaria de aripo, uma placa de barro onde os índios coziam o milho.



Ingredientes

1 xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de fubá em flocos
1/2 colher (chá) de sal
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado



1/2 xícara (chá) de milho
1/4 xícara (chá) de cebolinha picada
1/4 xícara (chá) de coentro picado
1 pimenta dedo de moça picada
1 ovo
3 colheres (sopa) de óleo





Modo de preparo

Numa panela coloque 1 xícara (chá) de leite, 2 colheres (sopa) de manteiga e leve ao fogo até derreter
Reserve.
Numa tigela misture 1 xícara (chá) de fubá em flocos, a colher (chá) de sal, a xícara (chá) de queijoparmesão ralado, a xícara (chá) de milho, a xícara (chá) de cebolinha picada, a xícara (chá) de coentro picado, 1 pimenta dedo de moça picada, 1 ovo e a mistura de leite com manteiga (feita acima)
Misture bem e deixe descansar por 10 minutos (este tempo é necessário para que o fubá fique hidratado).
Numa frigideira pequena (com 15 cm de diâmetro) untada com óleo e em fogo baixo coloque 2 conchas da massa e frite ambos os lados até dourar como uma panqueca (ou coloque pequenas porções da massa em um aro com 7 cm de diâmetro untado e já na frigideira e frite em fogo baixo até dourar dos dois lados)
Sirva quente e se preferir, corte como sanduíche e recheie com o recheio de sua preferência.




2 Opção de Receita de Arepas


1 xícara (chá) de farinha de milho amarela 
1/2 colher (sopa) de sal 
1 colher  (café) de pimenta-do-reino branca moída(s) 
1 colher (sopa) de alho em pó 
1/2 colher (sopa) de fermento químico em pó
1 unidade de ovo 
1 xícara (chá) de água fervente 
quanto baste de Mussarela ralada
quanto baste de manteiga sem sal




Em uma tigela, misture a farinha de milho, o sal, a pimenta e o fermento. Acrescente o queijo e misture mais um pouco. Com um garfo misture a massa adicionando a água fervente. Junte o ovo e continue misturando com o garfo até que a massa desgrude das laterais da tigela. Amasse a massa com as mãos apenas até formar uma bola. Molde pequenos pedaços da massa na forma de hambúrgueres grossos. Em uma panela anti-aderente, aqueça um pouco de manteiga e coloque as arepas até que fiquem douradas dos dois lados. Sirva as arepas quentes com queijo ralado ou molho de tomate ou creme azedo se preferir.