Pesquisar este blog

9.23.2011

Pastel de Belem - Pasteis de Nata

Pastel de Belem - Pasteis de Nata





Rendimento: 6 unidades

Ingredientes

150 gramas de massa folhada congelada



Recheio (mais cremoso):
9 colheres (sopa) de açúcar
½ litro de creme de leite fresco
9 gemas




Recheio (mais firme):
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 e ½ xicaras (chá) de leite
2 xicaras (chá) de açúcar
açúcar de confeiteiro e canela em pó a gosto
8 gemas
1 ovo




Preparo

Descongelar a massa folhada à temperatura ambiente de acordo com as instruções da embalagem. Reservar.




Recheio (mais cremoso):
Peneirar as gemas numa tigela refratária, Juntar o açúcar e o creme de leite e bater até obter uma mistura homogênea. Em seguida, levar ao fogo em banho-maria e cozinhar, mexendo sem parar, até obter um creme encorpado. Retirar do fogo e deixar esfriar. Abrir a massa numa superfície lisa com um cilindro até formar um retângulo de 30 cm x 40 cm, de espessura bem fina. Com um cortador circular de 7 cm de diâmetro, cortar 6 círculos. Dispor os círculos em 6 fôrmas para empada com capacidade para 150 ml cada uma. Apertar bem com as pontas dos dedos, retirar o excesso, dispor em uma assadeira de 23 cm x 33 cm e distribuir o creme sem encher até a borda. Levar ao forno por 45 minutos, ou até a massa ficar levemente dourada e o recheio um pouco firme. Retirar do forno. Servir os pastéis ainda quentes e, se preferir, polvilhar açúcar e canela em pó.




Recheio (mais firme):
Dissolver a farinha em ½ xícara (chá) de leite, despejar numa panela e juntar o leite restante. Misturar bem e levar ao fogo baixo até ferver. Retirar do fogo e reservar. Em outra panela, misturar o açúcar e 1 xícara (chá) de água e levar ao fogo, sem mexer, até obter ponto de fio fraco. Retirar do fogo. Despejar, aos poucos, batendo sempre, a calda de açúcar no leite. Misturar bem e deixar amornar por 15 minutos. Reservar. Enquanto isso, peneirar sobre uma tigela as gemas e o ovo. Bater com um batedor manual até obter um creme esbranquiçado. Despejar, sem parar de mexer, o creme de ovos sobre a mistura reservada. Bater bem até obter um creme homogêneo. 




Ligar o forno à temperatura alta. Abrir a massa numa superfície lisa com um cilindro até formar um retângulo de 30 cm x 40 cm, de espessura bem fina. Com um cortador circular de 7 cm de diâmetro, cortar a massa em 6 círculos. Dispor em 6 fôrmas para empada com capacidade para 150 ml cada uma, apertar bem com as pontas dos dedos e retirar o excesso. Colocar as fôrmas em uma assadeira de 23 cm x 33 cm e distribuir o creme até encher a borda. Levar ao forno por 40 minutos, ou até a massa ficar levemente dourada e o creme ligeiramente escurecido. Retirar do forno e servir os pastéis ainda quentes. Se preferir, polvilhar açúcar de confeiteiro e canela em pó.



Tamales - É uma especie de Pamonha Salgada e recheada

A historia da gastronomia argentina, tem sua origem nos Pampas, pratos a base de milho como locro, tamales e humitas. Estes pratos constituíam a dieta comum dos primeiros habitantes dos Pampas Argentinos; tais pratos ainda são servidos no norte do país. Tamales é uma espécie de pamolha salgada recheada.

Tamales


3 colheres de (sopa) de gordura
1 xicara de óleo
2 pimentões verdes sem pele e sem sementes cortados em pedacinhos
500 gramas de tomates sem pele e sem sementes, picados
250 gramas de semolina de trigo
2 ovos duros cortados em rodelas



Folhas de espiga de milho verde
1 quilo de carne bovina
2 cebolas picadinhas
Vinagre e pimenta
Salsa picada
Sal




Cozinhar a carne em água, cerca de 15 minutos. Fazer uma massa bem ligada com o caldo da carne, a gordura, o sal e a semolina. À parte, dourar as cebolas até ficarem transparentes. Juntar os tomates e os pimentões e deixar cozinhar até que a água dos tomates evaporem. 



Um pouco antes, acrescentar a salsa. Juntar um pouco de vinagre e a carne, picada com uma faca. Provar o sal e a pimenta e refogar mais alguns minutos. Colocar sobre cada folha de milho verde 1 colherada da massa de semolina e 1 do picadinho. Cobrir com 1 rodela de ovo e colocar outra folha em cima. 



Dobrar e fechar, amarrando com um barbante. Levar ao forno médio (30 minutos), ou cozinhar em água (20 minutos) ou, então, colocar sobre vapor, colocando em uma peneira, que não encoste na água, dentro de uma panela (30 minutos).