Pesquisar este blog

9.28.2011

Boeuf À La Bourguignonne (Ensopado De Carne Com Vinho Tinto, Cebolas E Cogumelos) este clássico francês


Boeuf À La Bourguignonne
(Ensopado De Carne Com Vinho Tinto, Cebolas E Cogumelos)




Esse é um,dos pratos cuidadosamente compostos, de cozimento demorado, cuja receita é dominada pela donas de casa francesas e pelos cozinheiros de restaurantes modestos mais do que pelos chefs profissionais. Em geral, supõe-se que seja de origem borgonhesa (embora o Cuisinier bouguignon, de Alfred Contour, não tenha essa receita), mas o boeuf à la bourguignonne há muito tempo é um prato francês nacionalmente popular, e com freqüência se referem a ele, ou é mencionado em cardápios, como simplesmente bourguignon. É claro que esses pratos não têm uma fórmula rígida, cada cozinheira interpreta-o de acordo com seu gosto, e a receita a seguir é apenas uma versão. 





1 kg de alcatra, 
120 g de porco salgado ou de toucinho de barriga (sem ser defumado, de preferência), 
1 cebola grande, tomilho, 
salsa e louro, 
1/2 xícara de vinho tinto, 
2 colheres de sopa de azeite de oliva, 
1 xícara de caldo de carne, 
de preferência de vitelo, 
1 dente de alho, 
1 colher de sopa de farinha de trigo,
 
Para a guarnição, 
250 g de cogumelos pequenos,
mais ou menos 12 cebolas pequenas, inteiras.



Corte a carne em quadrados de mais ou menos 5 cm de lado e 6 mm de espessura. Ponha-os numa travessa de louça ou,de cerâmica, temperados com sal e pimenta-do-reino, cobertos com a cebola grande em rodelas, as ervas, o azeite e o vinho tinto. Deixe marinando por 3 a 6 horas.
Ponha 1 colher de sopa bem cheia de gordura rendida numa panela de ensopar, pesada, com capacidade para cerca de 2 litros. Refogue aí o porco salgado ou o toucinho, cortado em tiras do tamanho de um fósforo, om uns 6 mm de espessura. Junte as cebolas pequenas inteiras, descascadas, e deixe-as dourar, virando-as constantemente e mantendo o fogo brando. Retire o toucinho quando sua gordura ficar transparente e as cebolas quando estiverem lindamente coradas. Reserve-as juntamente com o toucinho. Então, ponha na gordura os pedaços de carne, escorridos e secos, e doure-os rapidamente por todos os lados. Polvilhe-os com a farinha, sacudindo a panela para que ela se combine com a gordura, absorvendo-a. Junte a marinada coada. Deixe ferver por 1/2 minuto; acrescente o caldo. Ponha o dente de alho e 1 buquê de tomilho, salsa e louro, amarrados com um fio. Tampe a panela com a tampa bem ajustada e deixe, quase fervendo sobre o fogão, por cerca de 2 horas.



Junte então o toucinho, as cebolas e os cogumelos inteiros, lavados, mas não descascados, e já cozidos na manteiga ou em gordura rendida, por mais ou menos 1 minuto, para livrá-los da umidade. Cozinhe o ensopado por mais 1/2 hora. Retire o buquê e o alho antes de servir. Deverá ser suficiente para 6 pessoas.

Se for mais conveniente, as primeiras 2 horas de cozimento poderão ser feitas com antecedência, o ensopado deixado esfriar e a gordura retirada; poderá então ser reaquecido delicadamente, acrescentando o toucinho, os cogumelos e as cebolas. Há os que sustentam que o prato melhora se for aquecido uma segunda vez; a carne terá tempo para maturar, por assim dizer, no molho.


MAZAPAN DE TOLEDO

MAZAPAN DE TOLEDO 




INGREDIENTES

250 gr. de açucar de confeiteiro
250 gr. de amendoas moidas ou farinha de amendoas
1 clara de ovo
1 gema de ovo



PREPARO

Coloque o açucar , a farinha de amendoas e a clara de ovo. Misturar até obter uma massa homogénea.

Deixe a massa descansando por uma hora em local fresco.




Quando for usar a massa, polvilhe novamente com açucar de confeiteiro e amasse novamente e espalhe a massa na forma desejada, bolinhas, quadrados ou use formas com desenho. Pincele as figuras com a gema e leve ao forno por cinco minutos em fogo alto.


DÖNER KEBAB esta delicia da Turquia e de todo o Oriente Médio

DÖNER KEBAB



Para preparar o Kebab:

1 quilograma de costela de cordeiro

Para o marinado:

2 dentes de alho

250 ml de óleo de oliva

2 colheradas de vinagre

suco de meio limão

sal




30 ml de molho de tomate

15 ml de mostarda

2 gramas de pimenta

2 gramas de pimentão em pó

Para acompanhar a carne:

Pão árabe (também chamado pão sírio)



250 gramas de cebola

250 gramas de tomates

125 gramas de pimentão verde

Alface

Repolho

Molho





Para o Molho:

Iogurte

Mostarda

um pouco de Ketchup

Passo-a-passo:

O primeiro a fazer no momento de preparar Kebab é o marinado para a carne, que é aquilo que confere o sabor tão especial a esta comida. Para isso, pique muito bem o alho e misture-o com o óleo de oliva, o suco do meio limão, o vinagre, o sal, o molho de tomate, a mostarda a pimenta e o pimentão; leve tudo á batedeira até conseguir um molho com boa consistência e que esteja homogêneo.

Agora corte a carne em tiras o mais finas possível, todas, do mesmo tamanho e coloque-as no marinado. Deixe a carne no marinado por pelo menos duas horas e meia. É aconselhável que todo o preparado junto com a carene esteja na geladeira durante o período do marinado, para conservar melhor.




Enquanto isso...

Pique em juliana bem fina a cebola, o tomate, o pimentão verde, o repolho e a alface; reserve para o armado.

Esquente bem uma frigideira e coloque um pouco de óleo nela; tire a carne do marinado (somente após as duas horas e meia), e coloque-a na frigideira. É recomendável cozinhar a carne pouco a pouco, por partes.



Prepare o molho misturando bem todos os seus ingredientes até ficarem homogêneos.

Abra o pão árabe pela metade e coloque primeiro um pouco de carne e depois todas as verduras. Por último, jorre tudo com o molho.