Pesquisar este blog

10.08.2011

Ratatouille de Cordeiro - Ratatouille d’agneau

Ratatouille de Cordeiro
Ratatouille d’agneau






Um cozido típico da Provença.

1 Dispense as cebolinhas, o purê de tomate, ervas, cenouras, nabos, vagens, batatas e ervilhas. Doure o cordeiro conforme a receita. Use azeite de oliva em lugar do óleo. Acrescente o caldo e cozinhe por 1h15min. Enquanto isso, prepare os legumes.

2 Apare 1 berinjela (com cerca de 500 g) e corte-a ao meio, no sentido do comprimento. Corte cada metade em 4-5 tiras, no sentido do comprimento, e depois transversalmente, em pedaços de 3 cm. Reserve por 30 minutos. Enquanto isso, pique 3 dentes de alho. Descasque, tire as sementes e pique 500 g de tomates. Corte ao meio 1 pimentão-verde e 1 pimentão-vermelho, retire o miolo, as sementes e as partes brancas. Corte-os em tiras finas, no sentido do comprimento.

3 Descasque e pique 1 cebola grande bem miúdo. Enxágüe os pedaços de berinjela e seque-os com papel-toalha.

4 Aqueça 45 ml (3 colheres de sopa) de azeite de oliva em uma frigideira. Acrescente as cebolas e o alho e refogue, mexendo, por 3-5 minutos, até que fiquem tenros. Adicione as tiras de pimentão, e cozinhe, por 2-3 minutos. Junte a berinjela, sal e pimenta e cozinhe, mexendo, por 7-10 minutos, até que os legumes estejam tenros. Junte os tomates.

5 Adicione os legumes e 125 ml (1/2 xícara de chá) de caldo de vitela (ou carne) ao cordeiro. Tampe e cozinhe por 15 minutos; destampe e cozinhe por mais 20 minutos, até que o cordeiro e os legumes estejam tenros e o molho bem saboroso. Prove o tempero, enfeite e sirva.

Receita para o Cordeiro

Pré-aqueça o forno a 190º graus
Retire a gordura e a pele das fatias de cordeiro
Coloque em uma assadeira e asse por 30 minutos
Escorra o excesso de gordura
Para fazer o molho, junte os ingredientes restantes, leve-os ao fogo em uma panela e aqueça até chegar ao ponto de fervura
Despeje o molho sobre o cordeiro, tampe a assadeira e asse por mais 30 a 40 minutos ou até que o cordeiro fique macio e tenro. Corte em fatias e coloque sobre o ratatouille montado. Quando for montar as fatias de cordeiro sobre os legumes regue com o restante do molho os legumes. 


Segue os ingredientes para o molho: 

1/2 xícara de chá de tomate picado
1 colher de sopa de molho inglês
1 dente de alho amassado
1/2 xícara de chá de cebola picada
1/2 xícara de chá de salsão bem picado
1 colher de chá de mostarda
3 colheres de sopa de suco de limão
Sal e pimentado reino

Soufflé au Chocolat Suflê de chocolate

Soufflé au Chocolat
Suflê de chocolate



O suflê é o ponto alto da culinária francesa, e este, especialmente, é uma maneira fantástica de encerrar uma refeição bem preparada. Se você quiser sofisticá-lo ainda mais, sirva-o com creme chantili ou com um molho quente de chocolate.





1/2 xícara de chá de açúcar cristal

1/4 de xícara de chá de farinha de trigo

1 xícara de chá de leite

1 colher de sopa de manteiga

4 gemas




1 colher de café de essência de baunilha

1 tablete de 200 g de chocolate meio amargo, picado

6 claras





Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Preaqueça o forno a 205ºC. Unte uma tigela de suflê e polvilhe-a com o açúcar de confeiteiro. Retire o excesso, sacudindo a tigela. Forre-a com uma tira de papel-manteiga untado com manteiga e açúcar até ultrapassar uns 5 cm a borda da vasilha.




Numa outra tigela, misture 1/4 de xícara de chá de açúcar cristal, a farinha de trigo e 1/3 de xícara de leite. Esquente o leite restante e despeje-o na tigela, mexendo, até obter uma mistura lisa. Ponha-a para ferver numa panela e cozinhe, sempre mexendo, por 3 min. Tire-a do fogo e acrescente a manteiga, depois as gemas, uma a uma, a baunilha e o chocolate picado. Mexa até derretê-lo totalmente.




Bata as claras em neve, junte o açúcar restante, aos poucos, e incorpore-a delicadamente à mistura de chocolate.

Ponha o suflê na tigela refratária preparada e leve-a ao forno, reduzindo imediatamente a temperatura para 191ºC. Asse-o por 34 a 40 min ou até crescer. Polvilhe-o com o açúcar de confeiteiro e sirva em seguida.

(6 porções)




Brazo de Gitano - Rocambole de chocolate outra delicia da Espanha


Brazo de Gitano
Rocambole de chocolate





Ingredientes para 4 pessoas

Pão-de-ló de chocolate

4 ovos - 3/4 de xícara de chá de açúcar - 1/2 xícara de chá de farinha de trigo - 1/4 de xícara de chá de chocolate em pó

Recheio de manteiga e baunilha

4 colheres de sopa cheias de manteiga sem sal - 3/4 de xícara de chá de açúcar de confeiteiro, peneirado - 2 colheres de chá de leite - 2 gotas de essência de baunilha





Cobertura

4 colheres de sopa bem cheias de manteiga sem sal - 1 xícara de chá bem cheia de açúcar de confeiteiro - 5 colheres de sopa de chocolate em pó

Tempo de preparação: 40 min

Modo de fazer: Faça o pão-de-ló: preaqueça o forno a 200°C. Forre com papel-manteiga e unte uma forma retangular de 20 x 30 cm.

Numa tigela, bata as gemas e o açúcar até obter uma consistência espessa. Peneire a farinha de trigo e o chocolate em pó e misture-os ao creme com uma colher.





Bata as claras em neve e misture-as cuidadosamente à massa. Despeje na forma preparada e leve ao forno por 10 min.

Embeba um pano de prato em água quente e estenda-o sobre uma superfície lisa. Em cima do pano, coloque uma folha de papel-manteiga e polvilhe com açúcar. Desenforme o pão-de-ló sobre o papel com o açúcar.

Para fazer o recheio, bata a manteiga até ficar cremosa. Batendo sempre, junte o açúcar de confeiteiro aos poucos e, em seguida, o leite e a baunilha. Espalhe o recheio sobre o rocambole e enrole, com o auxílio do papel e do pano de prato.




Faça a cobertura: bata a manteiga até ficar cremosa. Junte aos poucos o açúcar de confeiteiro e o chocolate em pó. Cubra o pão-de-ló com esse creme e salpique com açúcar de confeiteiro peneirado.

Panallets Doce de amêndoa -Diretamente da Espanha

Panallets
Doce de amêndoa





Ingredientes

1/2 kg de amêndoa sem pele - 1/2 kg de açúcar - 750 ml de água - 1 pitada de tremor de tártaro - 3 ovos - 300 g de pinoles - 1 gema





Tempo de preparação: 30 min

Modo de fazer: Bata as amêndoas no fquidificador e reserve. Prepare uma calda com o açúcar, a água e o tremor de tártaro.




Vá juntando essa calda pouco a pouco à amêndoa, mexendo bem. Adicione os ovos, mexa com firmeza e deixe esfriar. Trabalhe a massa com as mãos por 10 min. 
Faça bolinhas do tamanho de uma noz, passe-as nos pinoles e vá colocando numa assadeira. Pincele com a gema e asse por 10 min.



Cremat Flambado de café ao rum

Cremat
Flambado de café ao rum



Ingredientes para 6 pessoas

1 xícara de chá de rum - 1 xícara de chá de conhaque - 3/4 de xícara de chá de açúcar - 1 pau de canela - casca de 1/2 limão - 1 xícara de café de licor de anis - 4 xícaras de chá de café coado


Tempo de preparação: 10 min

Modo de fazer: Misture o rum e o conhaque numa panela e flambe. Acrescente o açúcar para avivar as chamas. Mergulhe na calda em fogo a canela, a casca de limão e o licor.


Quando as chamas começarem a apagar, junte o café e mexa. Sirva em xícaras de café.



Façam pois vale a pena é uma delicia.....



Panzarotti Ravióli recheado direto de nossa querida Itália

Panzarotti
Ravióli recheado frito com molho de tomate e queijo.




Esta é uma receita muito boa de um prato de massa incomum, que me foi dada por tony may, dono do restaurante san domenico, em nova york. Geralmente, o ravióli é cozido, mas aqui é frito em óleo. E a própria massa é diferente: não leva ovos - só farinha, água e azeite.

Rende cerca de 60 raviólis, suficiente para 6 como primeiro prato


Ingredientes:

2 1/4 xícaras de farinha de trigo, de preferência integral

1/3 de xícara de azeite de oliva

Sal

1/2 xícara de acelga francesa ou espinafre cozido

1 colher de manteiga

1/4 de xícara de cebola picada

1 xícara de ricota

2 gemas de ovo

Pimenta-do-reino moída na hora



Noz-moscada moída

1/2 xícara de queijo parmesão ou pecorino ralado

1 ovo batido

1 xícara de molho de tomate fresco ou em lata

3 colheres de mozarela cortada em dados

1/2 colher (chá) de orégano mediterrâneo esmigalhado

Óleo abundante para fritar

Tigela de queijo parmesão ralado



Numa tigela grande, amontoe a farinha e faça uma cova no meio. Acrescente o azeite, 2 colheres (chá) de sal e água o suficiente (cerca de 1/3 de xícara) para formar uma massa firme. Trabalhe a massa. Cubra-a e deixe descansar enquanto prepara o recheio.

Pique bem a acelga francesa ou o espinafre. Numa panela, aqueça a manteiga e cozinhe a cebola até corar um pouco. Acrescente as verduras picadas e cozinhe tudo junto por 1 minuto em fogo baixo, mexendo. Fora do fogo, acrescente a ricota, as gemas, a pimenta-do-reino, a noz-moscada, 2 colheres de queijo parmesão e um pouco de sal, se necessário. Misture bem.



Divida a massa em 4 partes. Abra uma parte até ficar uma folha bem fina, de 27,5 cm por 42,5 cm. Pincele com o ovo batido. Ponha 1/2 colher (chá) do recheio em cima da massa, em três fileiras uniformes, separados por uma distância de 5 cm. Abra a segunda bola de massa do mesmo tamanho que a primeira, pincele com ovo e ponha por cima do recheio, com o lado do ovo para baixo. Pressione levemente com os dedos em volta de cada montinho de recheio. Mergulhe um cortador de biscoitos de 5 cm de diâmetro em farinha e corte discos em volta dos montinhos. Aperte à volta de cada ravióli para fechar bem. Enfileire num pano enfarinhado e cubra com outro pano. Repita com as outras duas bolas de massa.

Aqueça o molho de tomate com a mozarela, o orégano e 2 colheres de parmesão. Tempere com pimenta-do-reino e sal, se necessário. Mantenha aquecido.





Aqueça o óleo numa frigideira funda a 250ºc. Ponha os raviólis, poucos de cada vez, cuidando para não encher demais a frigideira, e cozinhe por 5 minutos, ou até ficarem dourados e estufados dos dois lados. Sirva quente com o molho de tomate preparado. Salpique os panzarotti com o resto do queijo.