Pesquisar este blog

10.15.2011

Sebadas - Fritos de queijo com mel

Sebadas
Fritos de queijo com mel



São pequenos pasteis de queijo e farinha. Geralmente mergulham-se em mel quando se comem, proporcionando um interessante contraste entre o doce e o salgado. Este contraste encontra-se em muitos alimentos na Sardenha, onde o queijo pecorino é um ingrediente importante em quase todos os pratos.



2 1/2 xicaras (310 g) de sêmola ou farinha não branqueada

1 ovo

155 g de queijo pecorino ralado

1 pitada de sal

óleo para fritar

Mel




Coloque a farinha em monte sobre uma superfície de trabalho e faça uma cova no meio. Deite ai o ovo, o queijo, o sal e água suficiente para obter urna massa macia e elástica.



Enrole a massa em cilindros e corte-os em pequenos pedaços. Enrole-os entre as palmas das mãos para moldar bolas de 3 cm.



Com as mãos enfarinhadas, achate-as em círculos muito finos. Aqueça o óleo a 180°C. Frite as rodelas até ficarem de um dourado-pálido. Escorra-as em papel de cozinha e sirva-as com mel.


Krapfen - Sonhos

Krapfen
Sonhos



Os krapfen são de origem austríaca, mas tomaram-se muito Populares não só na região de Trentino como em toda a Itália. Noutras partes de Itália poderão ser conhecidos com nomes diferentes - como bombolini na Toscana. Por vezes são recheados com creme de confeiteiro ou geleia.




30 g de fermento de padeiro ou 1 pacotinho de fermento granulado

3/4 de xicara (2 dl) de leite quente

1 1/2 xicara (315 g) de farinha

2 ovos

4 colheres de sopa (60 g) de manteiga ou banha, amaciada




60 g de açúcar refinado

2 colheres de sopa de açúcar em pó

1/4 de colher de chá de sal

óleo para fritar




Polvilhe o leite com o fermento e deixe-o ficar até se dissolver, durante cerca de 5 minutos. Coloque a farinha em monte sobre a mesa de trabalho e faça uma cova no centro. Deite aí a mistura do fermento e mexa, formando uma massa macia. Amasse até ficar lisa e elástica, usando mais farinha, se necessário.




Cubra com um pano e deixe crescer num local quente, até ficar com o dobro do volume. Abra os ovos para dentro da massa e junte-lhe a manteiga, o açúcar e o sal. Amasse durante 10 minutos, depois molde em bola (use mais farinha, se necessário). Coloque sobre uma chapa de ir ao forno, cubra com um pano húmido; deixe crescer num lugar quente durante 5 a 6 horas.




Amasse sobre uma superfície polvilhada de farinha durante 10 minutos. Molde de novo em bola e volte a colocar a massa sobre a chapa. Cubra com um pano húmido e leve ao frigorífico durante 5 a 6 horas. Corte a massa em pedaços do tamanho de um damasco; molde em bolas.




Aqueça o óleo a 180ºC e frite os krapfen, poucos de cada vez, até ficarem de um tom castanho-dourado, por igual. Retire-os com uma colher de ranhuras e escorra-os sobre papel de cozinha. Disponha-os num prato de serviço, peneire sobre eles o açúcar em pó e sirva-os.

Biscotti di Prato - Biscoitos de amêndoa

Biscotti di Prato
Biscoitos de amêndoa




Estes biscoitos também são, por vezes, chamados cantucci. São um pouco duros e conservam-se muito bem num recipiente vedado ao ar, Tradicionalmente, deverão ser mergulhados num copo de vin santo, enquanto se comem.


2 1/4 de xicara (280 g) de farinha

3/4 de xicara (185 g) de açúcar refinado

1 1/2 colher de chá de fermento em pó

1/4 de colher de chá de sal




2 ovos

1 gema

2/3 de xicara (125 g) de amêndoas, não peladas, picadas

1 gema mais 1 colher de sopa de leite, para pincelar




Misture a farinha, o açúcar, o fermento em pó, o sal, os ovos inteiros e a gema e faça uma massa macia. Amasse-a com as amêndoas.
Divida a massa em 4 partes e faça com cada uma um rolo em forma de charuto. Aqueça previamente o forno a 230°C. Polvilhe com farinha uma chapa de assar e coloque sobre ela os rolos, bem separados. 



Deixe cozer até alourar, durante cerca de 20 minutos. Corte os rolos em fatias de 2,5 cm, enquanto estiverem quentes. Separe-os e leve-os ao forno durante 5 minutos mais. Deixe arrefecer sobre redes antes de servir. Guarde num recipiente e feche bem.

Cenci Fritto Bolinhos toscanos fritos

Cenci Fritto
Bolinhos toscanos fritos



Estes “farrapinhos” (cenci) são geralmente feitos na altura do Carnaval. O Carnaval é celebrado em toda a Itália com máscaras, barcos decorados, que representam mitos e alegorias, e procissões. Os festejos de Viareggio são famosos: aí os barcos são decorados com representações de situações políticas, estrelas de cinema e outras pessoas famosas.



2 1/2 chávenas (315 g) de farinha

2 ovos

3 colheres de sopa de azeite extravirgem

6 colheres de sopa (90 g) de açúcar

1 colher de chá de fermento em pó

Óleo para fritar

2 colheres de sopa de açúcar em pó




Faça um monte com a farinha sobre a superfície de trabalho e abra uma cova no meio. Deite aí os ovos, 3 colheres de sopa de azeite, o açúcar e o fermento. Misture com as mãos, depois amasse até obter uma massa lisa, macia e elástica.



Estenda a massa numa folha muito fina. Com uma carretilha canelada, corte-a em tiras de 3 cm x 6 cm. Frite as tiras em óleo quente, algumas de cada vez. Escorra-as sobre papel de cozinha. Disponha-as num prato e polvilhe-as com o açúcar em pó, antes de as servir.


Lasanha de salmão e brócolis

Lasanha de salmão e brócolis





1 pacote de massa de lasanha
300 g de filé de salmão
400 g de brócolis
1/2 lata de molho de tomate



1 copo de requeijão
400 g de queijo mussarela
1 cebola
Alho
Orégano
Limão
Azeite de oliva





Modo de PreparoRecheio:

Em uma panela ferva água e cozinhe o brócolis por 5 minutos
Pique o brócolis em pedaços bem pequenos e Reserve
Pique a cebola e alho em pedaços pequenos, desfie o salmão e refogue em uma panela com o azeite de oliva
Acrescente orégano, limão e sal a gosto
Misture o molho de tomate

Montagem: 


Unte um refratário de aproximadamente 30x30 cm
Amoleça a massa passando as folhas por um prato com água quente
Forre o fundo da forma
Espalhe metade do molho de salmão
Cubra com uma camada de queijo
Forre novamente com a massa
Cubra a massa com metade do brócolis picado
Espalhe metade do copo de requeijão



Cubra com queijo
Forre com uma nova camada de massa
Repita a camada de salmão e de queijo
Faça uma nova camada de massa
Repita a camada de brócolis, requeijão e queijo
Cubra com massa, queijo e orégano
Leve ao forno microondas por aproximadamente 10 minutos
Pode ser levado ao forno comum se preferir

Kourambiethes - Amanteigados Gregos de Festas

Amanteigados Gregos de Festas
Kourambiethes


Se você fizer estes amanteigados gordinhos, em formato de meia-lua e bem pequenos, eles vão combinar admiravelmente bem com doces, com creme batido e sorvetes, e com cremes. Quem for à Grécia irá reconhecê-los pela maneira como ficam mergulhados numa tina de açúcar de confeiteiro, em cestas, no balcão. 



250 g (1 xícara) de manteiga sem sal, ou ligeiramente salgada, amolecida

60 g (1/4 de xícara) de açúcar refinado

1 gema grande

1 colher (chá) de Ouzo, Pernod ou brandy

125 g (1 xícara) de amêndoas peladas, moídas



60 g (1/2 xícara) de maisena

300 g (1/2 xícara) de farinha comum

água de flor de laranjeira

açúcar de confeiteiro



Bata em creme a manteiga até ficar branca (a mistura poderá ser feita num processador ou numa batedeira elétrica). Junte o açúcar, a gema, a bebida e as amêndoas (não use amêndoas já moídas, elas são finas demais). Peneire a maisena com a farinha comum e junte o suficiente à mistura para fazer uma massa macia mas firme, que não grude nas mãos. Divida em cerca de 40 porções e dê o formato de salsichas. Dobre as salsichas em torno do dedo para fazer a meia-lua. 



Arranje em tabuleiros forrados com papel vegetal, deixando espaço para que se espalhem um pouco. Asse em forno moderado (180°C), até os amanteigados ficarem ligeiramente corados e crocantes, de 25 a 30 minutos. É melhor assar de menos e ter de devolver ao forno, depois de experimentar um, do que dourá-los demais. Depois de frios, mergulhe-os, um a um, em água de flor de laranjeira, e passe no açúcar de confeiteiro. Guarde em meio a bastante açúcar de confeiteiro, numa lata hermeticamente fechada ou em uma caixa plástica.