Pesquisar este blog

10.20.2011

Savarin Cake - Bolo Savarin

Savarin



Este bolo, criado por Brillat-Savarin é aromatizado com uma calda que leva rum e servido com creme de leite batido e frutas. A receita tem mais de 150 anos.



1 Faça a receita de massa com fermento. Ponha a massa numa forma de 23 cm, cubra levemente com filme plástico untado e deixe crescer até a borda. Asse a 190°C por 25-30 minutos.

2 Ferva 500 ml de água, 5 colheres (sopa) de rum, 200 g de açúcar e a casca de 1 limão, e deixe descansar por 10 minutos. Embeba generosamente o savarin com essa calda e desenforme-o depois de frio. (Ou ponha o savarin numa grade sobre uma bandeja ou prato. Pincele o bolo com a calda, molhando-o bem; deixe-o esfriar.)




3 Ponha o savarin num prato e pincele com geléia de damasco.

4 Dê acabamento ao bolo enchendo-o com crème chantilly e cobrindo com frutas frescas.



Variando savarins e babas

Use qualquer combinação de frutas frescas no savarin. Abacaxi e manga ficam bem com a calda temperada mostrada aqui. Cereja e damasco levemente aferventados ficam ótimos com uma calda temperada com kirsch.

Calda

Tempere a calda com as sementes de 3 cardamomos, 2 folhas de louro e raspas de 1 laranja ou de limão e rum. Coe depois de marinar




Chocolate

Dissolva chocolate em pó na calda, junte creme de cocao ou conhaque.

Kirsch

Junte kirsch à calda em vez de rum.


Café

Use café forte para fazer caldas para babas.






Fotos by: Marylise Doctunal, Le Patissiere Lover, Lenotre.

Frango Bang Bang

Frango Bang Bang


Nas receitas autênticas chinesas, este prato é feito com um frango inteiro, mas utilizando coxas de frango, como aqui, é muito mais fácil. O termo "bang bang" vem do fato de que o frango inteiro foi "banged" (batido, martelado) com um instrumento pesado, para quebrá-lo em pedaços.

12 coxas de frango

1 pedaço de gengibre fresco com 2,5 cm de comprimento, cortado em pedaços

1 chilli verde (pimenta mexicana), sem sementes e bem picadinha

4 colheres de sopa de molho de soja

900 ml de água

3 cenouras, cortadas em palitos bem fininhos




1/2 pepino, cortado em tirinhas bem fininhas

1 pimentão verde grande, sem sementes e filamentos, cortado no sentido do comprimento em tirinhas bem fininhas

125 g de broto de feijão

2 colheres de sopa de sementes de gergelim

3 colheres de sopa de vinho de arroz ou de sherry seco

2 colheres de sopa de óleo de gergelim

2 colheres de sopa de me




1 Coloque as coxas de frango numa panela juntamente com o gengibre e a chilli picados, metade do molho de soja e a água. Leve ao fogo moderado para ferver, depois tampe a panela e cozinhe sobre fogo baixo por cerca de 40 minutos, até que o frango esteja macio quando furado com um espetinho ou com um garfo. Remova do fogo e deixe o frango esfriar no líquido do cozimento por cerca de 2 horas.

2 Remova as coxas de frango do líquido e "martele-as" com um rolo de massa ou com um martelo de carne, para liberar a carne dos ossos. Descarte os ossos e a pele e corte a carne em tirinhas. Coe o líquido do cozimento do frango e reserve.




3 Coloque as tirinhas de frango numa tigela juntamente com as cenouras, o pepino, o pimentão verde e o broto de feijão. Misture bem e reserve.




4 Coloque as sementes de gergelim numa frigideira com base pesada ou numa frigideira não aderente. Toste as sementes em fogo baixo, mexendo sem parar, por 2 a 3 minutos, até que estejam douradas. Não deixe tostar demais.



5 Junte o vinho de arroz ou o sherry, o óleo de gergelim, o restante do molho de soja, o mel e algumas colheradas do líquido do cozimento reservado. Aqueça bem, mexendo freqüentemente, até que esteja tudo bem misturado.



6 Coloque a mistura de sementes de gergelim sobre o frango e os vegetais. Misture bem, tampe e deixe marinando no refrigerador por no mínimo 4 horas,ou preferivelmente por uma noite, virando o frango e os vegetais ocasionalmente. Sirva em ambiente sobre folhas de alface, para um primeiro prato ou para um almoço leve.





Fotos by: Van Robin, Chris Radley and Phreddie