Pesquisar este blog

11.04.2011

Steak and Kidney Pudding

Steak and Kidney Pudding


Este famoso prato inglês é composto por pedaços de bife e rim de vaca envoltos num molho espesso, num invólucro de massa gorda. Pode ser enriquecido com cogumelos ou com ostras.



Para 6 pessoas

2 colheres de sopa de farinha

500 g de bife de vaca, cortado em cubos de 1 cm

200 g de rim de vaca ou vitela e cortado em pedaços de 5 mm

50 a 75 g de cogumelos, cortados em quartos

2 cebolas pequenas, finamente picadas

2 colheres de sopa de salsa fresca picada

1 colher de sopa de molho Worcestershire ( molho ingles )

125 ml de caldo de carne





Massa gorda

350 g de farinha com fermento

175 g de gordura de vaca, picada





1 Unte uma forma de pudim com 1,5 l de capacidade. Coloque a farinha numa tigela grande, tempere com sal e pimenta, adicione o bife e o rim e envolva. Junte os cogumelos, a cebola, a salsa e o molho Worcestershire. Misture, tempere e reserve. Coloque um tripé ou um pequeno prato fundo dentro de uma panela grande, encha com água até um terço e leve ao lume até levantar fervura.

2 Para preparar a massa, peneire a farinha e um pouco de sal para dentro de uma tigela. Incorpore a gordura de vaca e faça uma cova no centro. Misture ligeiramente com uma espátula de metal e adicione, gradualmente, água suficiente para obter uma massa razoavelmente firme.




3 Numa superfície polvilhada com farinha, estenda dois terços da massa. Revista a forma cuidadosamente, alisando bem e permitindo que a massa exceda o rebordo da forma. Estenda a massa restante de modo a obter uma rodela com 1,5 cm de espessura e com o diâmetro do topo da forma. Reserve, pois servirá de tampa. Deite o preparado de carne na forma e adicione caldo suficiente para cobrir. Dobre a massa excedente sobre o recheio, umedeça-a ligeiramente e cubra com a rodela de massa, pressionando levemente para vedar.

4 Cubra com papel manteiga e, depois, com folha de alumínio. Cubra com um pano e ate com cordel, à volta do rebordo, para fixar. Ate as pontas do pano num nó, como uma pega. Assente a forma sobre o tripé colocado na panela com água a ferver e deixe cozer no vapor, durante 4 horas, tendo o cuidado de acrescentar água a ferver, sempre que necessário.





5 Retire o pano, a folha de alumínio e o papel e limpe o exterior da forma. Embrulhe num guardanapo limpo e sirva o pudim na forma ou desenforme-o sobre uma travessa, para cortar às fatias.

ALFAJOR ARGENTINO - Alfajores Argentinos

ALFAJORES ARGENTINOS


Massa:

2  xicaras e 1 / 4 de farinha de trigo
230 gr. óleo de milho
100 gr. açúcar em pó ou açúcar de confeiteiro

Recheio de mel:

4 xícaras de açúcar mascavo bem
1 pau de canela
2 xícaras de água
1 / 2 colher de vinagre branco
2 cravos



Pré-aqueça o forno a 190 ° c. farinha de uma superfície de trabalho e peneire os ingredientes secos acima. fazer um buraco no centro. coloque o óleo de milho e misture os ingredientes com a ponta dos dedos. levemente sove a massa, empurrando-o com a palma para fora e depois volte como uma bola até ficar homogêneo. levar à geladeira por meia hora.
Coloque a massa na superficie enfarinhada e abra até que tenha uma espessura de 4 mm, corte em círculos de 7 cm. de diâmetro, com um molde de cortador de biscoito.
Coloque-os em uma assadeira untada e enfarinhada, asse por 12 minutos, cuidado para não ficar marrom, quando os bolinhos estiverem frios enchê-los com o recheio e polvilhe com açúcar de confeiteiro.

Recheio de mel:

Coloque os ingredientes (exceto o vinagre) em uma panela de fundo grosso e deixe ferver. em seguida, abaixe o fogo e mexa até formar uma pasta grossa. adicione aos poucos o vinagre e retire do fogo.
retire o pau de canela e cravo. deixe esfriar antes de usar.




ALFAJOR DE AGUARDENTE

250 gr de farinha
250 gramas de manteiga
300 gr de açúcar
6 ovos
1 copo de Cana ( aguardente ) ou um copo de brandy
Doce de leite ou doces de frutas a gosto ( geleia )



Bata a manteiga e o açúcar até ficar cremoso e os ovos são adicionados, um a um sempre misturando após cada um ser adicionado. Aos poucos, adicione a farinha, alternando com a cana ou o brandy, misture até que a massa fique homogênea.

Em uma superfície enfarinhada abra com o rolo para esticar, cuidado para que não fique muito fino, corte em discos do tamanho desejado.



Coloque-os em uma assadeira untada e enfarinhada. fure várias vezes com um garfo.
Leve para assar em forno quente até dourar, juntar duas ou três bolachas, de acordo com seu gosto, com caramelo, geleia ou doce de leite.

Os alfajores, uma vez montados, são imersos em um banho de claras batidas com açúcar de confeiteiro, e deixa-se secar no mármore.



Alfajor de dulce de turrón salteño



6 gemas
1 colher de sopa de banha 
1 xícara de vinagre branco
1 copo de anis
1 colher de sopa de álcool ou conhaque
200 g de farinha
8 colheres de chá de fermento em pó
250 g de melaço
250 g de açúcar
6 claras em neve
nozes



Em uma tigela bata as gemas com a gordura derretida, adicione o vinagre, o anis, o álcool ou aguardente e a farinha peneirada com o fermento em pó. se necessário, adicione um pouco de farinha para a massa não ficar nas mãos.

Trabalhe com seus punhos até que a massa fique firme e redonda, deixe descansar por 10 minutos depois abra com o rolo em folhas não muito finas perfurando com um garfo e leve ao forno.

Em uma panela misture o melaço com o açúcar, leve ao fogo e deixe ferver até que fique ponto de nó rígido. em uma tigela bata as claras até ficarem firmes e adicione aos poucos a calda fervendo. Depois adicione por cima de cada disco de bolachas ja prontas.






Nem só de Ceviche vive a gastronomia peruana - Chupe de Camarones

Chupe de Camarones


300 gramas de camarão fresco e limpo
300 gramas de batata 
2 ovos
1 Milho cortado em pedaços
1 dente de alho



1 cebola
1 tomate
4 xícaras de água fervente
1 xícara de leite evaporado
4 colheres de sopa de ervilhas



2 colheres de sopa de arroz
2 colheres de óleo
orégano
salsa
sal e pimenta



Frite em uma panela o alho picado, a cebola picada e o tomate picado em óleo quente, adicione a água, o milho, as ervilhas, batatas e o arroz, ferver até que as batatas estejam macias. 



Retire do fogo e acrescente o camarão, orégano,sal e pimenta. em seguida, leve a panela novamente em fogo baixo para cozinhar o camarão. 



Finalmente, coloque os ovos como se fosse fazer ovos pouches na sopa antes de servir, adicione o leite (a sopa não deve ferver). Para servir decore o prato com salsa picada.



KENELBULLE O FAMOSO BOLO DE CANELA SUECO


RECEITA DE UMA DAS VARIAÇÕES DO KENELBULLE


É um bolo sueco criado nos anos 20 do século XX. O seu nome significa, em Português, "bolo de canela". Foi introduzido numa altura em que existia alguma escassez de ingredientes, em consequência da primeira guerra mundial.Os ingredientes principais da massa são farinha de trigo, leite, açúcar, manteiga ou margarina e, por vezes, também cardamomo. O recheio pode ser confeccionado com manteiga ou margaringa, açúcar, especiarias,
frutas e canela. São polvilhados com açúcar grosso, comum na Escandinávia (conhecido na Suécia por pärlsocker) e pincelados com ovo, antes de irem ao forno. A sua forma é normalmente redonda, em espiral. Devem ser colocados numa forma, para que não percam a forma durante a cozedura.




Ingredientes para a fermentação:
25g de fermento biológico
1 colher (sopa) de açúcar refinado
¼ xícara (chá) de leite morno (60ml)
½ xícara (chá) de farinha de trigo (60g)

Ingredientes para a massa:
½ xícara (chá) de açúcar refinado (90g)
¼ xícara (chá) de água filtrada e morna (60ml)
75g de manteiga extra sem sal, macia
100g de batatas cozidas e espremidas ainda quentes
1 ovo tipo jumbo (60g), ligeiramente batido
1 colher (sobremesa) de açúcar de baunilha
1 colher (café) rasa de canela em pó
1 colher (café) rasa de sal
350g de farinha de trigo (aproximadamente)




Ingredientes para a pasta de canela:
30g de manteiga extra sem sal, bem macia
¼ xícara (chá) de açúcar mascavo (35g)
1 colher (sopa) de canela em pó
½ xícara (chá) de uvas passas pretas no rum, escorridas




Modo de Preparo:
Utilizando a tigela grande da batedeira, dissolva o fermento com o açúcar. Junte o leite e a farinha de trigo (da fermentação) e bata até ficar liso. Deixe levedar por 15 minutos ou até que esteja bem crescido. Em seguida, acrescente os demais ingredientes da massa à fermentação levedada e bata na batedeira, com batedores próprios para massa, até obter uma massa que
se solte da tigela e esteja muito macia. Deixe a massa obtida descansar até dobrar de volume. Empregue na montagem.




Pasta de canela:
Em uma tigela pequena misture a manteiga, o açúcar e a canela até obter um creme. Empregue na montagem final como segue.

Abra a massa em um retângulo de 40 x 30 cm sobre uma superfície levemente enfarinhada. Pincele toda a pasta de canela e salpique com as uvas passas. Em seguida, enrole a massa em formato de um rocambole, corte o rolo em fatias de 2 ½ cm de largura e coloque em assadeiras forradas com papel manteiga, tomando o cuidado de deixar os cortes para cima. Ajeite as bordas com as mãos. Deixe crescer novamente até dobrar de volume, pincele com ovo batido misturado a um fio de azeite e asse em forno pré-aquecido à 180 ºc até dourar. Deixe esfriar sobre uma grade e polvilhe com açúcar de confeiteiro ou fondant derretido.




OUTRA VARIAÇÃO DO BOLO SUECO ( KANELBULLE )

1 2/3 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (café) de sal
1/2 tablete de fermento biológico
1/3 xícara (chá) de água
1 colher (sopa) de açúcar
1 ovo
1 colher (sopa) de manteiga
Gema para pincelar

Recheio
5/6 xícara (chá) de leite
4 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de amido de milho
2 gemas peneiradas
1 colher (chá) de manteiga
5 gotas de essência de baunilha
Canela em pó a gosto




Modo de preparo:

Em uma travessa, derreta o fermento com o açúcar.
Acrescente o restante dos ingredientes, deixando o sal por último.
Sove bem e deixe descansar até dobrar de volume.




Recheio:

Leve ao fogo o leite com a metade do açúcar para amornar e bata as gemas com a outra metade do açúcar e o amido de milho.
Junte um pouco do leite morno às gemas e misture.
Acrescente as gemas ao restante do leite e leve ao fogo novamente para engrossar.
Retire do fogo e acrescente a baunilha.
Coloque em uma travessa, cubra com filme plástico e leve à geladeira.
Após gelar, bata o creme na batedeira e acrescente uma colher de canela.
Abra a massa com um rolo. Espalhe o recheio na massa e enrole como rocambole.
Corte fatias de 1cm de espessura e deixe crescer.
Pincele gema de ovo nas fatias e leve para assar no forno a 180º.
Depois de assado, polvilhe canela e açúcar por cima.