Pesquisar este blog

11.10.2011

Suquet de Rape - Caçonete com pasta de alho

Suquet de Rape
Caçonete com pasta de alho





Ingredientes para 4 pessoas

azeite de oliva - 1/2 cabeça de alho - 3 fatias de pão - 1 pimenta vermelha picada - 6 amêndoas - salsa picada - 4 postas de caçonete - farinha de trigo - 6 camarões grandes - 1/2 litro de fumê de peixe - 1/2 copo de vinho branco seco - 150 g de vôngole




Tempo de preparação: 20 min

Modo de fazer: Em uma panela de barro ou frigideira grande, coloque azeite e frite os ingredientes na seguinte ordem, um de cada vez, retirando-os em seguida: dentes de alho inteiros, fatias de pão, pimenta vermelha, amêndoas e salsa. 



Coloque todos os ingredientes fritos num pilão e soque-os até formar uma pasta. Na mesma panela, arrume as postas de caçonete previamente passadas na farinha, os camarões, o fumê, o vinho branco e os vôngoles; deixe cozinhar.




Quando os vôngoles abrirem, elimine os que permanecerem fechados. Acrescente a pasta, deixe cozinhar por mais alguns minutos e sirva.



Pot Pie de Camarão

Pot Pie de Camarão




Pot pie são aquelas tortinhas americanas deliciosas! E o interessante é que você pode colocar o que tiver na geladeira e usar sua criatividade, a nossa receita é uma Pot Pie de Camarão.





Ingredientes:

2 kg de camarão médio

2 dentes de alho

4 colheres (sopa) de azeite

2 cebolas em pedaços

3 galhos de tomilho

3 folhas de louro

2 cenouras picadas

1 maço de cheiro-verde




1 ramo de dill

1 xícara de vinho branco

300 ml de creme de leite fresco

sal e pimenta-do-reino

2 colheres (sopa) de conhaque

3 colheres (sopa) de farinha de trigo

1 rolo de massa folhada

1 gema




Limpe o camarão, reservando as cascas. Cozinhe-o em água por 5 minutos e reserve. Em outra panela, doure o alho no azeite. Junte a cebola, o tomilho, o louro, a cenoura, o cheiro-verde, o dill, a casca de camarão e o vinho branco e cubra com água. Cozinhe em fogo baixo por aproximadamente 30 minutos. 



Coe o caldo, acrescente o creme de leite e deixe ferver mais um pouco. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Se quiser, adicione o conhaque. Junte a farinha de trigo e deixe engrossar. Misture os camarões e deixe esfriar. 



Coloque o recheio de camarão em um prato refratário fundo. Cubra com a massa folhada. Pincele com uma gema e leve ao forno médio (180º C), preaquecido, por aproximadamente 25 minutos ou até dourar.




Kedgeree - Esta delicia da Inglaterra com toque indiano

Kedgeree





O kedgeree é um prato nacional Britânico, com origem no kitchari ou khichdi indiano. Prapara-se pela mistura de peixe defumado (geralmente haddock), arroz, limão, curry (caril), ovos cozidos e salsa fresca. Sua origem remonta os contatos entre militares de origem inglesa e escocesa com as tradições indianas, a partir de meados do século XIV. Durante a Era Vitoriana, era um prato servido frio, normalmente como café da manhã. Atualmente, admite-se frio ou quente e é marca de alimentação típica do verão, pela sua leveza e pelos toques marcantes e acentuados.




Ingredientes:

2 cebolas pequenas picadas

8 colheres (sopa) de manteiga

400 g de arroz

2 colheres (chá) de curry

sal

4 xícaras de água




700 g de haddock

4 colheres (sopa) de farinha de trigo

pimenta-do-reino branca

3 xícaras de caldo de carne ou de galinha

6 ovos cozidos

salsinha picada




Refogue a cebola em 2 colheres (sopa) de manteiga até ficar translúcida. Acrescente o arroz e o curry e tempere com sal. Cubra com a água e deixe cozinhar em fogo baixo até o arroz ficar macio. Cozinhe o haddock no vapor. 



Corte em lascas pequenas e reserve. Em outra panela, derreta 2 colheres (sopa) de manteiga, acrescente a farinha de trigo e misture bem. Tempere com um pouco de pimenta-do-reino branca. Retire do fogo e adicione o caldo de carne ou de galinha. 



Volte ao fogo, mexendo até engrossar. Misture o caldo com o arroz e o haddock, reservando algumas lascas. Cubra com as lascas de haddock reservadas. Salpique as gemas passadas pela peneira e as claras picadinhas. Polvilhe com salsinha.