Pesquisar este blog

11.12.2011

Shortcake

Shortcake



90 g de manteiga sem sal

250 g de farinha com fermento

60 g de açúcar

1 ovo batido

1 colher (sopa) de leite





Recheio

150 ml de creme de leite batido

350 g de frutas silvestres

açúcar de confeiteiro para polvilhar




Misture a farinha e a manteiga com os dedos até esfarelar. Junte o açúcar e depois o ovo e o leite para formar uma massa macia. Faça uma bola e abra um círculo de 23 cm. Ponha numa assadeira untada e asse a 190°C por cerca de 20 minutos, até crescer e dourar. Deixe esfriar na grade. Corte ao meio e recheie com creme de leite batido e as frutas. Polvilhe com o açúcar.




Variando o shortcake

O shortcake não é feito com massa podre, mas a técnica de preparo é a mesma. O resultado é um bolo firme e rico, mais macio que a massa podre ou um biscoito. Recheado com creme batido e morango, o shortcake é uma clássica sobremesa inglesa. Shortcakes individuais podem ser recheados com vários tipos de cremes e frutas. Use a massa como base para cheesecake.




Dando sabor ao shortcake

Castanhas

Junte 60 g de castanhas finamente picadas com o açúcar.

Canela em pó

Misture 1colher (chá) de canela com o açúcar.

Gengibre

Misture com o açúcar 2 colheres (chá) de gengibre cristalizado cortado finamente ou as raspas de 1 limão. Recheie com mascarpone e frutas.



Congress Tarts

Congress Tarts



Estas pequenas e deliciosas tartes, que podem ser servidas frias ou ainda um pouco quentes, são ideais para acompanhar um chá acabado de fazer. 


Para 18 tartes

1/2 porção de massa areada doce





Recheio

250 g de açúcar granulado fino

150 g de amêndoas raladas

1 1/2 colheres de sopa de farinha de arroz ou de semolina

Uma pitada de canela

3 claras de ovo

70 g de coco ralado

Raspa de 1/2 limão

3 colheres de sopa de compota de framboesa





1 Pincele, com manteiga derretida, duas formas próprias para tartelettes com 12 buracos de 40 ml de capacidade e 6,5 cm de diâmetro. Aqueça o forno a 200° C (posições 5-6 do forno a gás).

2 Estenda a massa numa superfície polvilhada com farinha até atingir cerca de 4 mm de espessura. Corte 18 círculos de massa, usando um corta-massas canelado com 7 cm de diâmetro. Revista as formas, coloque-as num tabuleiro e leve ao frigorífico durante 10 minutos.




3 Para preparar o recheio, peneire o açúcar, as amêndoas raladas, a farinha de arroz e a canela para dentro de uma tigela grande. Numa outra tigela, bata ligeiramente as claras, até começarem a criar espuma, mas mantendo-se ainda líquidas. Adicione aos ingredientes peneirados e envolva bem. Incorpore 50 g de coco ralado e a raspa de limão.

4 Coloque um pouco de compota de framboesa dentro de cada tartelette. Encha até três quartos com o recheio e polvilhe com o coco restante. Leve ao forno durante 20 minutos ou até dourar. Deixe arrefecer, antes de desenformar.

Pa Amb Tomàquet y Pernil - Pão com tomate e pernil

Pa Amb Tomàquet y Pernil
Pão com tomate e pernil



Normalmente servido como acompanhamento na região da Catalunha, este pão, temperado com alho, tomate e azeite e servido com uma fatia de jamón dulce, fica muito bem numa mesa de pães. Pela simplicidade deste prato, os ingredientes devem ser os melhores: pão rústico e crocante, excelente azeite e tomates maduros mas firmes.

6 fatias de pão redondo com uns 2 cm de espessura

2 dentes de alho grandes, cortados ao meio

2 tomates maduros, suculentos, cortados ao meio



6 fatias grandes e finíssimas de presunto cru (o típico jamón dulce espanhol pode ser substituído por presunto de Parma)

Azeite de oliva extravirgem para regar o pão

Sal grosso





Preaqueça o forno a 180°C. Arrume as fatias de pão numa assadeira e toste-as ligeiramente de ambos os lados. Deixe esfriar.

Esfregue o alho cortado em ambos os lados de cada fatia de pão. Depois, esfregue da mesma maneira o tomate, apertando-o para extrair seu suco. Polvilhe com o sal. Coloque sobre cada fatia o jamón dulce (ou o presunto de Parma) e regue-as com abundante azeite.

(6 porções de tapa)

Pincho Moruno

Pincho Moruno




Ingredientes

675 g Filé Mignon, inteiro

2 colheres de chá açúcar

1 colher de chá pimenta do reino

1 colher de chá alho picado

1 colher de chá cebola em pó

1/2 xícara de chá vinagre com alho




1/2 xícara de chá vinho tinto

1 xícara de chá azeite

1/2 colher de chá manjericão picado

1/2 colher de chá folhas secas de tomilho

1/2 colher de chá folhas secas de manjerona

1 colher de chá sal




Preparação

Limpe a peça de filé mignon e corte em cubos de 2,5 cm. Espete a carne em espetos de bambu e coloque numa assadeira rasa.

Junte os demais ingredientes, misture bem, para formar um marinado. Despeje o marinado sobre a carne.




Marine, coberto no refrigerador por 6-8 horas. Escorra; reserve o marinado.

Grelhe os espetos em fogo médio até o ponto desejado; pincele freqüentemente com o marinado.