Pesquisar este blog

11.17.2011

Cozonac Trandfir - Rosca flor esta deliciosa rosca da cozinha Romêna

Cozonac Trandfir
Rosca flor





Ingredientes

Para a massa

4 ovos

2 tabletes de fermento biológico fresco

5 copos de farinha de trigo

4 colheres (sopa) de açúcar

casca ralada de um limão

1 copo de leite





Para o recheio

120 g de manteiga sem sal, na temperatura ambiente

2 colheres (sopa) de chocolate em pó

1 copo de açúcar

uvas passas brancas sem sementes, a gosto





Modo de Fazer

1 -A massa: dissolver o fermento no leite morno. Em uma tigela, misturar os demais ingredientes da massa e acrescentar o fermento dissolvido. Quando a mistura estiver homogênea, amassar por aproximadamente 10 minutos, até que a massa fique bem leve. Cobrir a tigela com um pano e deixar crescer até dobrar de volume.




2 - O recheio: misturar a manteiga com o açúcar até unificar bem. Adicionar o chocolate, mexendo até o creme ficar homogêneo, mas também suficientemente mole para ser espalhado com facilidade.





3 - A finalização: colocar a massa, depois de crescida, sobre uma pedra-mãrmore enfarinhada e esticar fazendo um retângulo de 35 cm por 20 cm. Espalhar sobre esse retângulo o recheio acima e as uvas passas. Enrolar como um rocambole e cortar em sete pedaços iguais. Colocar os pedaços de pé em uma forma redonda (de buraco no meio), untada com manteiga e polvilhada com açúcar. Deixar crescer um pouco mais e assar em temperatura média (o forno não deve ser preaquecido).



Sunomono - culinaria oriental

Sunomono



O sunomono ou comida avinagrada é geralmente servido como uma espécie de aperitivo antes de uma refeição, ou com outros Pratos principais, como contraponto à ementa. Os pratos de sunomono, típicos ligam o pepino com outros vegetais, em especial o wakame (algas de folha lobada) novo da Primavera, e mariscos.
O molho alia vinagre de arroz com dashi e/ou molho de soja claro, e é proporcionado um gosto doce através do açúcar ou do mirin. O sunomono é servido à temperatura ambiente ou ligeiramente gelado.




Ingredientes

(porção individual)

1/2 nabo

1 cenoura

1 pepino (japonês)

macarrão harusame

vinagre

açúcar

sai

algas (tipo kaisou salad)




Modo de preparo

Corte o pepino em fatias bem finas em um recipiente. Adicione uma colher de sopa de sal. Misture até o pepino amolecer. Deixe descansar por 5 min. Faça o mesmo com o nabo e a cenoura.

Cozinhe o macarrão por 2 min. Ao tirá-lo da água quente, esfrie em um recipiente com água fria.

Coloque as algas em um outro recipiente com água. Deixe descansar por 10 min.

Misture 50 ml de vinagre ao açúcar (2 porções de açúcar para 1 de vinagre) até virar uma mistura homogênea.

Lave o nabo, o pepino e a cenoura até tirar todo o sal. Esprema todos os ingredientes para tirar o excesso de água.

Misture todos os ingredientes no vinagre já adoçado. Está pronto para ser montado em uma cerâmica.





Sunomono

Mariscos em molho de vinagre


12 vieiras frescas, ou amêijoas cruas, nas suas cascas

12 camarões grandes crus, com casca

1 pepino grande

1/2 colher de chá de sal

2 colheres de chá de gengibre fresco em fatias finas (facultativo)

Rodelas de lima para guarnecer





Molho de vinagre (sambai-zu)

1/4 chávena (0,6 dl) de vinagre de arroz

1/3 xicara (0,7 dl) de dashi (caldo de algas/peixe)

2,5 colheres de chá de mirin (vinho doce para cozinha) ou 2 colheres de chá de açúcar

1 colher de sopa de molho de soja claro




Esfregue as vieiras ou amêijoas com uma escova sob água fria corrente, lave-as bem e coloque-as num tacho de vapor. Deixe-as cozer em vapor durante 3-4 minutos, depois lhes junte os camarões com casca e continue a cozer em vapor durante 7-10 minutos, até as conchas das vieiras ou amêijoas abrirem e os camarões ficarem de um cor-de-rosa-vivo e cozidos. Retire do tacho, tape e deixe arrefecer.

Descasque o pepino ou faça estrias na casca corri um garfo. Corte-o longitudinalmente ao meio. Retire as sementes com uma colher de chá e deite-as fora. Corte o pepino em crescentes muito finos e coloque-os num prato. Junte-lhes sal e água a cobrir, misture levemente e deixe marinar, enquanto os mariscos arrefecem. Escorra bem o pepino, comprimindo-o para expulsar toda a água possível.




Misture os ingredientes do molho numa pequena caçarola que não seja de alumínio e leve-os a ferver; depois retire-os de imediato do lume e deite-os num jarro, para arrefecerem. Abra as conchas das vieiras ou amêijoas e retire a parte carnuda. Descasque os camarões, deixando as caudas intactas.




Disponha os mariscos e o pepino em pratos grandes ou em pratinhos. Coloque o gengibre em fatias num pequeno quadrado de gaze limpa e esprema algumas gotas de suco de gengibre sobre os mariscos. Regue com o molho e guarneça com rodelas de lima. Sirva de imediato.

TORTA DE LIMÃO SICILIANO

TORTA DE LIMÃO SICILIANO




INGREDIENTES:

Massa:

100g de açucar
200g de manteiga sem sal
350g de farinha de trigo
01 pitada de sal
01 clara ( para pré assar )




Recheio

01 lata de leite condensado
01 xicara café de suco de limão siciliano
01 colher (chá) de raspas finas de casca de limão siciliano
03 ovos




Suspiro ( Merengue )

06 colheres de sopa de açucar
03 claras
01 colher de chá de raspas de limão

PREPARO DA MASSA:

Em uma batedeira com a raquete, bata a manteiga e o açucar, até formar um creme, misture o sal á farinha e acrescente ao creme de manteiga, com a batedeira em movimento, até formar uma massa homogenea, se for necessário adicione um pouco de água gelada.

Abra a massa com a ajuda de um saco escorregadio ( saco transparente de mercado ) e um rolo, até a espessura de 1/2 cm, distribua numa forma redonda de aro removível, pressionando com os dedos na base e nas laterais, com um garfo faça furos na base e pressione mais uma vez nas laterais.

Leve ao forno a 240 graus centigrados por cerca de 10 minutos, retire pincele com a clara e retorne ao forno por mais 5 minutos.




PREPARO RECHEIO:

Enquanto isso, prepare o recheio, misturando energicamente o leite condensado, o suco de limão, as raspas e os ovos.
Retire a massa do forno e disponha o recheio, retorne a torta com recheio ao forno a 220 graus centigrados e asse até o recheio ficar cozido e a torta dourada.




PREPARO SUSPIRO:

Bata as claras juntos com o açucar na batedeira com o globo até ficarem firmes, acrescente as raspas de limão. Coloque sobre a torta e faça picos com uma colher ou um saco de confeitar.
Queime com o maçarico até que o suspiro comece a dourar. Deixe esfriar, desinforme e sirva gelada.