Pesquisar este blog

12.01.2011

ESPECIAL MUFFINS

Muffins Americanos com Pastilhas de Chocolate



Se não conseguir arranjar pastilhas de chocolate para fazer esta receita, use simplesmente chocolate preto picado.

Tempo de preparação: 15 minutos
Tempo de cozedura: 30 minutos
Para 6 muffins grandes



225 g de farinha auto-levedante para bolos
75 g colheres de sopa de farinha sem fermento
4 colheres de sopa de cacau em pó
115 g de açúcar mascavado
265 g de pastilhas de chocolate preto
2 ovos
375 ml de buttermilk (ou iogurte natural batido)
90 g de manteiga sem sal derretida
2 colheres de sopa de pastilhas de chocolate preto para decorar
Açúcar em pó para polvilhar







1 Preaqueça o forno a uma temperatura quente (219°C/Gás 6-7). Unte um tabuleiro para 6 muffins (capacidade de 250 ml) com manteiga derretida ou óleo. Peneire as farinhas e o cacau para dentro de uma tigela grande, misture com o açúcar e as pastilhas de chocolate e faça uma cova no centro.

2 Bata os ovos com o buttermilk (ou o iogurte) e deite na cova que fez nos- ingredientes secos, juntamente com a manteiga. Mexa com uma colher de metal até os ingredientes estarem combinados. Não mexa demasiado - a mistura deverá ficar com grumos.

3 Encha as forminhas até cerca de três quartos com a massa. Espalhe as pastilhas de chocolate restantes sobre a superfície, comprimindo-as ligeiramente. Coza cerca de 30 minutos ou até que um palito introduzido no centro de um bolinho saia limpo. Deixe os muffins na forma durante 5 minutos antes de os retirar para arrefecer sobre uma rede.Antes de servir, polvilhe com açúcar em pó.







Muffins de Ameixa


A combinação das ameixas secas e dos flocos de aveia tornam este muffin ideal para quem se preocupa com a saúde. A cobertura doce e estaladiça é opcional, mas muito recomendada, pois acrescenta sabor e textura.


Tempo de preparação: 25 minutos
Tempo de cozedura: 20 minutos



Para 12 muffins médios


150 g de farinha auto-levedante para bolos
75 g de farinha sem fermento
75 g de farinha integral auto-levedante
115 g de açúcar mascavado
50 g de flocos de aveia
110 g de ameixas secas sem caroço picadas
2 ovos
250 ml de leite
100 g de manteiga sem sal derretida


Cobertura estaladiça


1 colher de sopa de farinha sem fermento
1/2 colher de chá de canela em pó
1/4 de colher de chá de noz-moscada
55 g de açúcar mascavado
4 colheres de sopa de flocos de aveia
20 g de manteiga sem sal derretida






1 Preaqueça o forno a 210°C (Gás 6-7). Unte um tabuleiro para 12 muffins (capacidade de 125 ml) com manteiga derretida ou óleo. Peneire as farinhas para dentro de uma tigela, juntando também os restos de fibras que tenham ficado na peneira, e misture com o açúcar, os flocos de aveia e as ameixas. Faça uma cova no centro.

2 Bata os ovos com o leite e verta na cova que fez nos ingredientes secos, juntamente com a manteiga. Mexa com uma colher de metal até os ingredientes estarem combinados. Não mexa demasiado - a mistura deverá ficar com grumos. Encha as forminhas até cerca de três quartos com a massa.

3 Para fazer a cobertura, coloque todos os ingredientes numa pequena tigela e misture bem. Espalhe sobre os muffins crus e comprima ligeiramente. Leve ao forno durante aproximadamente 20 minutos ou até que um palito introduzido no centro saia limpo. Deixe os muffins na forma durante 5 minutos antes de os retirar e colocar sobre uma rede para arrefecer.








Muffins de Banana e Gengibre



Um muffin rico e aromático, em que os sabores da banana e do gengibre se combinam subtilmente com o néctar dourado do mel.


Tempo de preparação: 20 minutos
Tempo de cozedura: 25 minutos
Para 12 muffins médios



300 g de farinha auto-levedante para bolos
1 colher de chá de gengibre em pó
115 g de açúcar mascavado
75 g de gengibre cristalizado finamente picado
60 g de manteiga sem sal
2 colheres de sopa de mel
125 ml de leite
2 ovos
240 g de banana esmagada (consulte a Sugestão do Chef)



Cobertura



125 g de queijo creme amolecido
2 colheres de sopa de açúcar em pó
2 colheres de chá de raspa fina de limão
Gengibre cristalizado para decorar






1 Preaqueça o forno a 210°C (Gás 6-7). Unte um tabuleiro para 12 muffins (capacidade de 125 ml) com manteiga derretida ou óleo. Peneire a farinha e o gengibre em pó para dentro de uma tigela grande, misture com o açúcar e os pedaços de gengibre cristalizado e faça uma cova no centro.



2 Coloque a manteiga e o mel num pequeno tacho e leve a lume brando, mexendo sempre, até derreter. Retire do lume. Bata os ovos com o leite.



3 Deite de uma só vez a mistura de mel e manteiga, a mistura de leite e ovos, e a banana na cova que fez nos ingredientes secos. Mexa com uma colher de metal até os ingredientes estarem combinados. Não mexa demasiado - a mistura deverá ficar com grumos. Encha doze forminhas até cerca de três quartos. Leve ao forno cerca de 20 minutos ou até que um palito introduzido no centro de um bolinho saia limpo. Deixe os muffins repousarem na forma durante 5 minutos antes de os retirar. Coloque sobre uma rede e espere que arrefeçam completamente antes de cobrir com o creme. 4 Para fazer a cobertura, bata o queijo creme com o açúcar em pó e a raspa de limão até obter um creme leve. Espalhe sobre os muffins e decore com fatias finas de gengibre cristalizado.



Sugestão do Chef
Para esta receita necessitará de cerca de duas bananas maduras de tamanho médio.






Muffins de Chocolate Branco



As lascas de amêndoa fazem um contraste agradável com o sabor do chocolate branco e da raspa de limão do muffin.



Tempo de preparação: 20 minutos
Tempo de cozedura: 25 minutos
Para 6 muffins grandes



375 g de farinha auto-levedante para bolos
125 g de açúcar granulado fino
200 g de chocolate branco picado
2 ovos
375 ml de leite
2 colheres de chá de raspa de casca de limão
160 g de manteiga sem sal derretida
45 g de amêndoas cortadas em lascas






1 Preaqueça o forno a 210°C (Gás 6-7). Unte um tabuleiro para 6 mufins (capacidade de 250 ml) com manteiga derretida ou óleo. Peneire a farinha para dentro de uma tigela grande e misture com o açúcar e o chocolate, fazendo uma cova no centro.



2 Bata os ovos com o leite e a raspa de limão e deite na cova que fez nos ingredientes secos. Junte a manteiga e mexa com uma colher de metal até os ingredientes estarem combinados. Não mexa demasiado - a mistura deverá ficar com grumos.



3 Encha as forminhas até cerca de três quartos com a massa. Espalhe por cima as lascas de amêndoas e coza durante cerca de 25 minutos ou até que um palito introduzido no centro de um bolinho saia limpo. Deixe os muffins na forma durante 5 minutos e depois desenforme sobre uma rede, para arrefecer.








Muffins de Framboesa com Cobertura Estaladiça



A cobertura estaladiça, muito apreciada, é usada neste caso sobre muffins de framboesa. A framboesa pode facilmente ser substituída por qualquer outro tipo de baga.



Tempo de preparação: 25 minutos
Tempo de cozedura: 20 minutos
Para 12 muffins médios



225 g de farinha auto-levedante para bolos
150 g de farinha sem fermento
115 g de açúcar mascavado
150 g de framboesas frescas ou congeladas (consulte a Sugestão do Chef)
2 ovos
250 ml de leite
125 g de manteiga sem sal derretida



Cobertura estaladiça



50 g de farinha sem fermento
30 g de manteiga sem sal refrigerada e cortada em cubos
2 colheres de sopa de açúcar mascavado





1 Preaqueça o forno a 210°C (Gás 6-7). Unte um tabuleiro para 12 muffins (capacidade de 125 ml) com manteiga derretida ou óleo. Peneire as farinhas para dentro de uma tigela grande, misture com o açúcar e as framboesas e faça uma cova no centro.

2 Bata os ovos com o leite e deite na cova que fez nos ingredientes ::ecos, juntamente com a manteiga. Mexa com uma colher de metal até os ingredientes estarem combinados. Não mexa demasiado - a mistura deverá ficar com grumos. Encha as forminhas até cerca de três quartos com a massa.

3 Para fazer a cobertura, ponha a manteiga, o açúcar e a farinha numa pequena tigela e esfregue com as mãos até obter uma mistura com a aparência de migalhas de pão. Espalhe sobre os muffins crus e comprima ligeiramente.

4 Coza durante 20 minutos ou até que um palito introduzido no centro de um bolinho saia limpo. Deixe os muffins na forma durante 5 minutos antes de os retirar para uma rede, para arrefecer.



Sugestão do Chef

Pode substituir as framboesas por qualquer outro tipo de baga, por exemplo amoras, mirtilos ou morangos. No caso dos morangos, deve cortá-los em pedaços.
Se estiver a usar framboesas congeladas, não as deixe descongelar, pois poderão alterar a cor da massa dos muffins.








Muffins de Maçã


Estes muffins doces e fofos, com o sabor das especiarias, podem ser comidos em qualquer altura do dia, ao pequeno-almoço, ao lanche ou numa refeição matinal de domingo.


Tempo de preparação: 25 minutos
Tempo de cozedura: 30 minutos
Para 6 muffins grandes



225 g de farinha auto-levedante para bolos
150 g de farinha sem fermento
1 1/2 colheres de chá de fermento em pó
2 colheres de chá de canela em pó
1 colher de chá de noz-moscada
3 colheres de sopa de açúcar granulado fino
155 g de manteiga sem sal
3 colheres de sopa de mel
2 ovos
170 ml de leite
3 maças verdes descascadas e cortadas em pedaços pequenos
1 colher de chá de canela em pó para polvilhar
2 colheres de sopa de açúcar granulado fino (polvilhar)





1 Preaqueça o forno a 200°C (Gás 6). Unte um tabuleiro para 6 muffins (capacidade de 250 ml) com manteiga derretida ou óleo. Peneire as farinhas, fermento, canela, noz-moscada e açúcar para dentro de uma tigela grande e faça uma cova no centro.



2 Num tacho pequeno, derreta a manteiga e o mel sobre lume brando, mexendo sempre, até obter um líquido homogêneo. Retire do lume. Bata os ovos com o leite.



3 Deite de uma só vez a mistura de manteiga e mel, a mistura de leite e ovos, e os pedaços de maçã na cova que fez nos ingredientes secos. Mexa com uma colher de metal até os ingredientes estarem combinados. Não mexa demasiado - a mistura deverá ficar com grumos.



4 Encha as forminhas até cerca de três quartos. Polvilhe com o açúcar misturado com a canela e leve cerca de 20-25 minutos ao forno ou até que um palito introduzido no centro de um muffin saia limpo. Deixe repousar na forma durante 10 minutos antes de os retirar para uma rede para arrefecer.







Muffins de Nozes Pecan e Pêra



A pêra confere a estes muffins uma textura fofa, harmoniosamente complementada pelo sabor e consistência das nozes pecan torradas e picadas.


Tempo de preparação: 25 minutos
Tempo de cozedura: 30 minutos
Para 6 muffins grandes



300 g de farinha auto-levedante para bolos
150 g de farinha sem fermento
1 colher de chá de canela em pó
1/2 colher de noz-moscada moída
115 g de açúcar mascavado
400 g de peras descascadas, descaroçadas e finamente picadas
100 g de nozes pecan tostadas e finamente picadas (consulte a Sugestão do Chef)
2 ovos
375 ml de leite
1 colher de chá de extracto ou essência de baunilha
125 g de manteiga sem sal derretida
6 nozes pecan inteiras para decorar
Açúcar em pó para polvilhar






1 Preaqueça o forno a 210°C (Gás 6-7). Unte um tabuleiro para 6 muffins (capacidade de 250 ml) com manteiga derretida ou óleo. Peneire as farinhas, a canela e a noz-moscada para dentro de uma tigela e misture com o açúcar, as peras e as nozes pecan. Faça uma cova no centro.



2 Bata os ovos, o leite e a baunilha e deite na cova que fez nos ingredientes secos, juntamente com a manteiga. Mexa com uma colher de metal até os ingredientes estarem combinados. Não mexa demasiado - a mistura deverá ficar com grumos.



3 Encha as forminhas até cerca de três quartos. Comprima uma noz pecan no cimo de cada muffin e leve 30 minutos ao forno ou até que um palito introduzido no centro de um bolinho saia limpo. Deixe na forma durante 5 minutos antes de retirar para arrefecer sobre uma rede. Polvilhe com açúcar em pó antes de servir.



Sugestão do Chef

Para torrar as nozes, espalhe-as sobre um tabuleiro e leve a forno moderado (180°C/Gás 4) durante 5-7 minutos, ou até que estejam ligeiramente acastanhadas.






Muffins de Chocolate e Laranja



Uma combinação clássica de sabores; Estes muffins ricos têm uma cobertura cremosa de chocolate e Cointreau, o licor francês com sabor a laranja.


Tempo de preparação: 25 minutos
Tempo de cozedura: 25 minutos
Para 12 muffins médios



150 g de chocolate preto picado
75 g de manteiga sem sal picada
300 g de farinha auto-levedante para bolos
75 g de farinha sem fermento
3 colheres de sopa de cacau em pó
3 colheres de sopa de açúcar granulado fino
2 ovos
250 ml de leite
1 colher de sopa de raspa de casca de laranja



Cobertura

200 g de chocolate preto picado
60 g de manteiga sem sal picada
1 colher de sopa de Cointreau
 Casca de laranja cortada em juliana para decorar






1 Preaqueça o forno a 210°C (Gás 6-7). Unte um tabuleiro para 12 muffins (capacidade de 125 ml) com manteiga derretida ou óleo. Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria (numa tigela resistente ao calor sobre um tacho com água a fervilhar), mexendo ocasionalmente. Retire do calor.

2 Peneire as farinhas e o cacau para dentro de uma tigela grande, misture com o açúcar e faça uma cova no centro. Bata os ovos, o leite e a raspa de laranja, e deite na cova que fez nos ingredientes secos, juntamente com a mistura de chocolate e manteiga. Mexa com uma colher de metal até os ingredientes estarem combinados. Não mexa de­masiado - a mistura deverá ficar com grumos.




3 Encha as forminhas até cerca de três quartos com a massa. Coza 20 minutos ou até que um palito introdu­zido no centro saia limpo. Deixe os muffins na forma durante 5 minutos, retire-os para uma rede e deixe-os ar­refecer completamente antes de os barrar com a co­bertura.

4 Para fazer o creme, coloque o chocolate e a manteiga numa tigela resistente ao calor sobre um tacho com água a fervilhar, mexendo ocasionalmente até que o chocolate e a manteiga estejam derretidos. Retire do calor, adicione o Cointreau e deixe a mistura arrefecer até estar suficien­temente espessa para espalhar sobre os muffins. Decore com casca de laranja cortada em juliana antes de servir.













Flognarde Aux Poires esta torta de origem francesa é deliciosa

Flognarde Aux Poires


500 g de peras moles
100 g de farinha
150 g de açúcar
1 pitada de sal
3 ovos
4 xícaras (chá) de leite
60 g de manteiga
1 cálice de conhaque



Descasque e corte as peras em fatias. Esquente o leite. Ponha a manteiga numa forma e deixe alguns minutos no forno para derreter. Em um vasilhame, junte a farinha, o sal, 100 g de açúcar e os ovos, batendo bem para obter uma massa lisa.




Junte o conhaque e despeje a manteiga derretida. Dilua a massa, pouco a pouco, com o leite. Disponha as fatias de pêra na forma e despeje a massa, polvilhando-a com o resto do açúcar. Asse em forno à temperatura moderada, por 30 a 35 minutos. Pode ser servido quente, morno ou frio.






Foto ilustrativa: Lolo et sa Tambouille


Nozinhas de São Nicolau (Pepernoten) estas delicias que vem da Holanda e fazem a festa de crianças e adultos...

Nozinhas de São Nicolau (Pepernoten)
Receita de Natal neerlandesa




Na noite de São Nicolau a chegada do Santo é quase sempre anunciada pelos seus ajudantes que atiram “Pepernoten” (nozinhas de São Nicolau) e outras guloseimas. Nessa noite, atiram as nozinhas que as crianças tentam apanhar na maior quantidade que podem. As nozinhas devem estar bem rijas. Deve, por isso, coze-las bastante antes de 5 de Dezembro e guarda-las numa caixa, onde se conservarão durante algumas semanas e servidas no Natal tambem...





Ingredientes (para cerca de 50 nozinhas)

100g de manteiga previamente amolecida
125g de açúcar
2 colheres de chá de mistura de especiarias para as bolachas de São Nicolau
Uma pitada de sal
250g de farinha com fermento
Algumas colheres de sopa de leite
Uma nozinha de manteiga





Modo de preparação


Misturar a manteiga, o açúcar, as especiarias e o sal numa tigela, de preferência com a ajuda de uma batedeira ou robot de cozinha, até obter uma massa consistente
A pouco e pouco junte a farinha e o leite para obter uma massa homogénea
Amasse até conseguir formar uma bola, tape e deixe descansar algumas horas num lugar fresco (por exemplo, no frigorífico)




Unte um tabuleiro com margarina
Faça bolinhas de massa do tamanho de um berlinde e coloque-as no tabuleiro, carregando ligeiramente, a alguma distância umas das outras
Leve o tabuleiro ao forno e coza a uma temperatura de 150-175 graus centígrados, durante cerca de 15 minutos







Bolo Rei Receita de Natal portuguesa

Bolo Rei
Receita de Natal portuguesa




Ingredientes


300g de farinha de trigo
15g de fermento padeiro
150g de açúcar
200g de frutas secas e cristalizadas
4 ovos




50g de manteiga
1 colher de sopa de vinho do Porto
1,5dl de leite
1 gema de ovo
geleia




Modo de preparação


Diluir o fermento no leite morno
Juntar gradualmente 50g farinha e amassar bem com as mãos
Deixar levedar um pouco esta massa
Com a restante farinha faça uma pirâmide e abra um espaço no centro
Coloque os ovos, o açúcar, a manteiga e o vinho do Porto
Mexa bem estes ingredientes sem incorporar a farinha, e junte a farinha com o fermento



Mexa agora tudo e incorpore a farinha até obter uma massa homogénea
Adicione agora metade das frutas secas e cristalizadas cortadas em pedacinhos, e envolva-os bem na massa
Depois coloque a massa em alguidar para levedar cerca de quatro horas




Disponha agora a massa em forma de coroa e coloque um objecto metálico na zona central para impedir que se feche. Colocar as restantes frutas a enfeitar e pincelar com a gema de ovo
Levar ao forno a cozer em lume brando




Depois de retirar do forno pincelar com geleia, a gosto.