Pesquisar este blog

12.06.2011

Tartelettes de Frutos Exóticos

Tartelettes de Frutos Exóticos



Presença índispensável em qualquer pastelaria francesa, estas tartes individuais, recheadas com um creme suave e fruta fresca, podem ser preparadas com qualquer fruta da época.






Tempo de preparação: 40 minutos + 20 de refrigeração

Tempo de cozedura: 25 minutos



Para 6 tartelettes






1 porção de massa areada doce

1 ananás, descascado e cortado em pedaços grandes

2 kiwis, descascados e cortados em pedaços grandes

1 papaia, descascada e cortada em pedaços grandes





1 manga, descascada e cortada em pedaços grandes

4 physalis (Cape gooseberries), sem folhas e cortadas ao meio (facultativo)

Polpa de 2 maracujás

5 líchias, descascadas e sem sementes

1 carambola, cortada em fatias e sem sementes






Creme de pasteleiro



400 ml de leite

1 vagem de baunilha, cortada longitudinalmente

4 gemas de ovo

100 g de açúcar granulado fino

2 colheres de sopa de farinha sem fermento

2 colheres de sopa amido de milho






1 Pincele, com manteiga derretida, seis formas de tartelettes com 8 cm de diâmetro.

2 Estenda a massa, numa superfície polvilhada com farinha, até atingir 2 mm de espessura. Corte seis círculos de massa com 10 cm de diâmetro e revista as formas (Técnicas de Culinária). Leve ao frigorífico, cerca de 20 minutos. Aqueça o forno a 180° C (posições 3-4 do forno a gás).





3 Leve a cozer ao forno durante 10 minutos, ou até o centro da massa começar a dourar. Deixe repousar durante 2 minutos, desenforme e coloque sobre uma grelha, para arrefecer.

4 Para preparar o creme de pasteleiro, junte o leite e a baunilha num tacho e leve a lume brando, até levantar fervura. Numa tigela, bata as gemas e o açúcar até obter um preparado esbranquiçado. Peneire a farinha e o amido sobre o preparado de gemas e bata até incorporar. Adicione metade do leite quente (retirando a baunilha), bata bem e transfira tudo para o tacho com o leite restante. Deixe levantar fervura, sem parar de mexer, e deixe ferver por 1 minuto, para cozer a farinha. Retire do lume e espalhe sobre um tabuleiro, para que arrefeça rapidamente. Cubra a superfície do creme com papel vegetal, para evitar a formação de uma película. Deixe arrefecer. Antes de usar, bata novamente, para uniformizar.

5 Misture os pedaços de fruta numa tigela. Recheie as tartelettes, até três quartos com o creme de pasteleiro, alise a superfície e cubra generosamente com os frutos.




Sugestão do Chef

Se preferir, pode preparar esta receita numa forma grande, com fundo amovível e 18 ou 20 cm de diâmetro. Antes de servir, leve a firmar ao frigorífico durante 1 hora.

Gingerbread

Gingerbread





O gingerbread, ou pão de gengibre, cortado em quadrados, é um excelente acompanhamento para chá ou café. Também pode servi-lo como sobremesa, cortado em fatias e acompanhado com fruta cozida e natas.
São servidos de diversas maneiras e uma das mais famosas é em forma de Boneco ou no Natal como são conhecidos como GingerbreadHouse, são as casinhas natalinas decoradas que enfeitam as mesas na ceia...
Nesta nossa receita poderá ser cortada com formas especiais com dizeres Natalinos ou como o boneco como mostra as fotos.



Tempo de preparação: 25 minutos
Tempo de cozedura: 50 minutos
Para 8 pessoas




125 g de manteiga sem sal

90 g de açúcar

250 g de golden syrup (melaço de cana)

1 colher de sopa de compota de laranja (ou de outro citrino)

2 ovos

125 ml de leite




125 g de farinha com fermento

1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio

1 colher de chá de gengibre

1 colher de chá de mistura de especiarias

125 g de farinha integral sem fermento

Açúcar de confeitieiro, para polvilhar





1 Comece por aquecer o forno a 170° C . Forre uma forma quadrada com 20 cm de lado e 3 cm de profundidade. Unte o papel com manteiga e polvilhe com farinha.




2 Junte a manteiga, o açúcar, o golden syrup e a compota de laranja num tacho e leve a fogo brando, mexendo, até o açúcar estar dissolvido. Retire do fogo e deixe esfriar ligeiramente. Junte os ovos e o leite numa tigela, bata e incorpore o preparado anterior. Peneire a farinha com fermento, o bicarbonato de sódio, as especiarias e uma pitada de sal para dentro de uma tigela. Adicione a farinha integral. Verta o preparado líquido sobre os ingredientes secos e mexa, com uma colher de pau, até obter uma massa lisa. Tenha o cuidado de não bater demais, ou o bolo ficará duro.





3 Coloque  a massa na forma e leve ao forno, durante 45 minutos (verifique usando a técnica do palito). Deixe esfriar dentro da forma.





4 Passe uma faca entre o bolo e a forma, para o soltar e desenformar. Polvilhe a crosta com açúcar em pó peneirado e corte em quadrados ou fatias.




Peras assadas e recheadas com chocolote, amendoa e gelado de creme.


Peras assadas e recheadas com chocolote, amendoa e gelado de creme.



Ingredientes:

60g de biscoito amaretto ou maizena
25g de chocolate meio amargo
01colher de sobremesa de raspas de laranja
01colher de chá de mel
Canela em pó QB
01clara de ovo



Sal QB
02 Peras 
50g de amendoas
01 colher de sopa de açucar
Vinho branco doce QB
Açucar QB
01 balde de sorvete de creme





Preparo

Pré aqueça o forno a 180 graus
Misture os biscoitos amaretto ou maizena quebrados ou triturados, com o chocolate em lascas, a casca de laranja, o mel, as amendoas e a canela.
Bata a clara com uma pitada de sal com o fouet até montar, misture na massa de biscoito formando uma massa.




Corte as peras ao meio e retire as sementes, raspe com uma colher o suficiente para poder rechea-las, as raspas da pera acrescente junto a massa e misture novamente. Recheie bem as peras com a mistura de chocolate e amendoas.




Arrume em uma assadeira as peras uma do lado da outra.
Faça uma mistura do vinho com um pouco de açucar e coloque na assadeira até cobrir metade das peras e leve ao forno por 30 minutos ou até ficarem macias.





Montagem:

As peras podem estar frias ou quentes como desejar, coloque uma colher de caldo por cima das peras e sirva com sorvete de creme.



Matéria para Revista Binchinni Gastronomia de Sorocaba SP

Clafoutis aux Abricots Moelleux

Clafoutis aux Abricots Moelleux





Esta torta ja faz parte de nosso Natal já alguns anos e como sempre temos que fazer duas por que uma só não dá nem para começar..rsrs
Vale a pena fazer na verdade em qualquer epoca do ano mas para nós da familia Galache virou tradição no Natal então para vcs a receita da Clafoutis aux Abricots Moelleux





Ingredientes

250g de damascos frescos
03 ovos grandes 
100g de farinha de trigo
50g de farinha de amendoas
1 saquinho de açucar baunilhado ( 15g de açucar  aromatizado com baunilha )
2 colheres de sopa de açucar de confeiteiro





35ml de leite integral
60g de manteiga
20g de manteiga para untar
1 colher de sopa de rhum
1 sache de chá
1 pitada de sal





Modo de Preparo

Coloque o sache de cha em 1/2 litro de agua quente e deixe os damascos de molho. Quebre os ovos em uma tigela e acrescente o açucar. Bata até formar espuma e acrescente a manteiga em ponto pomme.
Adicione a farinha e o sal e a farinha de amendoas misture e mexa bem. Despeje o leite e com a batedeira ligada acrescente o Rhum. Unte um refratario e polvilhe o açucar baunilhado. Escorra os damascos e em seguida despeje na massa. Leve ao forno de 40 a 45 minutos até ficar dourada e polvilhe a torta com o açucar de confeiteiro.