Pesquisar este blog

12.07.2011

Vacherins de Morango

Vacherins de Morango





A tradicional sobremesa de merengue e creme recebe aqui um toque moderno. Ninhos de merengue recheados com sorbet de morango e cobertos com morango, groselha vermelha e sorbet que ficam sobre o crème brûlée assado, aromatizado com tomilho.





Preparo

- Faça os ninhos de merengue.

- Prepare o sorbet de morango.

- Prepare a base de crème brúlée.

Aplique uma camada de chantilly e migalhas de pão-de-ló aos ninhos de merengue.





Merengue italiano

250 g de açúcar

60 ml de água

5 claras





Sorbet de morango

300 g de morango

150 ml de água

150 g de açúcar

Suco de 1 limão





Crème brûlée com tomilho

125 g de leite

1 colher (chá) de tomilho seco

6 gemas

100 g de açúcar





350 ml de creme de leite

Migalhas de pão-de-ló

Chantilly para cobrir

Um pouco de açúcar para caramelar

400 g de morangos

Groselha vermelha

Ramos de tomilho





1 Prepare o merengue italiano com o açúcar, a água e as claras (ver p. 68). Ponha-o num saco de confeitar com o bico simples e forme pequenos discos em círculos marcados no papel-manteiga. Monte uma ou duas camadas ao redor da borda e alise o lado externo com uma espátula. Asse cerca de 1 hora a 100°C.

2 Sorbet.: limpe os morangos e transforme-os em purê no processador. Coe numa peneira de metal. Ferva a água e o açúcar Deixe esfriar e junte o purê e o suco de limão. Ponha a mistura numa sorveteira e bata até ficar lisa e congelada. Ou faça o sorbet manualmente. Limpe os morangos e gele a tigela e a lâmina do processador. Ponha os morangos no processador e forme uma pasta lisa. Ajuste o freezer para congelamento rápido e coloque a mistura até que congele. Remova-o do freezer e bata até ficar liso. Repita até que o sorbet tenha a consistência lisa. Quanto mais você bater, melhor será o resultado. Tire-o do processador e volte ao freezer até a hora de servir.

3 Crème brúlée: ferva o leite, junte o tomilho e deixe em infusão por 10 minutos. Bata as gemas com o açúcar, incorpore o creme de leite e o leite; coe. Coloque a mistura em tigelas de porcelana (13 cm de diâmetro e 3 cm de altura) até 5 mm da borda e asse a 90°C por 10 minutos. Tire do forno e deixe esfriar completamente.





4 Cubra a lateral dos merengues com uma camada de chantilly e passe-os nas migalhas e pão-de-ló, cobrindo-a por inteiro.

5 Polvilhe o crèrne brúlée com açúcar e taramele-o com tem maçarico, ou coloque-o sob uma grelha quente até o açúcar formar uma crosta crocante e dourada.

6 Fatie alguns morangos e reserve. Recheie os merengues com o sorbet e arrume as fatias de morango ao redor da borda. Recheie o meio dos morangos com a groselha. Ponha 1 colher de sorbet em cima da groselha e decore-o com I ramo de tomilho. Coloque o merengue sobre o creme brûlée e sirva em seguida.





De onde vem o nome?

Vocherin também é o nome de vários queijos de leite de vaca macios e com casca "desbotada ". A forma e o cor do sobremesa lembram os do queijo
- daí o nome.

Nesta nossa versão estamos sugerindo que faça os Vacherins e coloque sobre os Creme Brulle para dar um toque de sofisticação e modernidade, mas não necessita fazer o Creme Brulle pois ela só ja é uma boa pedida....

Apple Strudell

Apple Strudell




Ingredientes Para 6/8 Pessoas:

Farinha: 450 g

Açúcar: 350 g

Manteiga: 300 g

Maçãs reinetas: 1 kg





Passas de corinto: 100 g

Ovos: 1

Natas líquidas

Xerez doce: 1 cálice





Pôr de molho as passas com o xerez. Descascar as maçãs, tirar-lhes o meio e cortá-las em fatias finas.

Pô-las num tacho com um copo de água, 5 colheres de açúcar, uma casca de limão e as passas.

Cozer em lume brando até evaporar o líquido.

Fazer a massa com a farinha, a manteiga o açúcar restante.





Estender metade da massa e colocar as maçãs com as passas por cima. Cobrir com a outra metade da massa, formando um pastel de 30 cm de comprido.

Bater o ovo e pintar.





Faz-se nos bordos um enfeite com a massa para os unir bem.

Cozer em forno moderado durante vinte cinco a trinta minutos.