Pesquisar este blog

2.02.2012

Calzone

Calzone





Parecendo-se com uma pizza enrolada, o calzone consiste numa massa de pão enrolada em volta de um recheio de queijo e de vegetais. Os tradicionais tomate e alho podem ser realçados com pedaços de queijo adocicado bom para derreter, azeitonas, pedacinhos de bacon grelhado, fatias de pepperoni ou de chouriço, ou filetes de anchova.






30 ml/2 c. de sopa de azeite extravirgem

1 cebola vermelha pequena, cortada em fatias finas

2 dentes de alho, esmagados

400 g de tomate em lata, picado

50 g de chouriço cortado em fatias

50 g/1/2 chávena de azeitonas pretas picadas





500 g de mistura de massa de pão

200 g de mozzarella ou de outro queijo semimole, cortado em cubos

5 ml/1 c. de chá de orégãos secos

sal e pimenta preta moída

ramos de orégãos, para decorar

4 pessoas





Para variar

O mozzarella é o queijo clássico para pizza, mas também pode experimentar usar outros queijos semimoles para derreter, como Fontina ou Provolone

1 Aqueça o azeite numa frigideira e salteie a cebola e o alho durante 5 minutos. Junte o tomate e deixe cozer durante mais 5 minutos ou até que reduza um pouco. Adicione o chouriço e as azeitonas. Tempere bem.

2 Prepare a mistura da massa de pão de acordo com as instruções do pacote. Cubra a taça e deixe a massa de pão em repouso, até que duplique o volume.

3 Sove a massa de pão e divida-a em quatro porções. Role cada porção de massa, formando círculos que meçam cerca de 20 cm. Aqueça o forno a 200°C/posição de gás 6. Unte ligeiramente dois tabuleiros de ir ao forno.





4 Espalhe o recheio em metade de cada círculo de massa, deixando uma margem à volta da borda. Espalhe o queijo por cima.

5 Polvilhe o recheio com os orégãos secos. Umedeça as bordas da massa com água fria. Dobre a massa ao meio e pressione bem para fechar.





6 Coloque dois calzones em cada tabuleiro e leve ao forno durante 12 a 15 minutos. Deixe arrefecer durante 2 minutos e solte-os com uma espátula de metal e sirva imediatamente, decorado com os raminhos de orégãos.

Nenhum comentário: