Pesquisar este blog

2.01.2012

Trufas de Chocolate

Trufas de Chocolate






Rendimento: 30 trufas



1 xícara de chá de creme de leite fresco

275 g de chocolate amargo cortado em pedacinhos

3 colheres de sopa de manteiga gelada, cortada em pedaços

3 colheres de sopa de conhaque (ou uísque ou licor)

Cacau em pó para polvilhar






Modo de fazer



1. Coloque o creme de leite em uma panela e leve ao fogo médio. Quando ferver, retire do fogo e adicione os pedacinhos de chocolate de uma só vez. Mexa até derreter, depois adicione a manteiga e o conhaque.

2. Passe para uma tigela e deixe esfriar em temperatura ambiente. Depois de frio, cubra a mistura com filme plástico e leve á geladeira por 4 horas, ou de um dia para o outro.



3. Forre uma chapa de forno com papel-manteiga. Usando uma concha pequena de sorvete ou uma colher de sopa, pegue porções da mistura e enrole formando 30 bolas. Antes de pegar cada porção, mergulhe a concha em água fria pata evitar que grude. Vá colocando as bolas na chapa de forno forrada.




4. Peneire uma camada espessa de cacau em pó sobre um prato raso. Passe as trufas sobre o cacau, depois role-as entre as palmas das mãos (passe cacau nas mãos para as trufas não grudarem).

5. Leve as trufas para gelar na chapa de forno, sem cobrir, até ficarem firmes. Guarde na geladeira por até 10 dias ou no freezer por até 2 meses.






Variações:


Se quiser, recubra as trufas com chocolate (neste caso, não passe pelo cacau em pó). Primeiro, congele as trufas por 1 hora. Depois, derreta em banho-maria 400 g de chocolate meio amargo para cobertura picado. Para obter resultados perfeitos, tempere o chocolate. Usando um garfo, mergulhe as trufas no chocolate derretido e bata o garfo na borda da tigela para escorrer o excesso. Se o chocolate começar a engrossar, aqueça novamente para amolecer. Coloque as trufas na chapa de forno forrada com papel-manteiga. Leve para gelar até endurecer.




Outra idéia: depois de passar as trufas no cacau em pó, passe-as também sobre pistache picado bem fino.

Nenhum comentário: