Pesquisar este blog

4.03.2012

Bacalhau à Gomes de Sá (Portugal)

Bacalhau à Gomes de Sá (Portugal)

O bacalhau pode ser considerado o prato forte da gastronomia portuguesa, que o prepara de várias formas, como prato principal e como antepasto. O bacalhau à Gomes de Sá é uma preparação especialmente rica e elaborada, em que as batatas contribuem para atenuar o forte sabor de mar do peixe.




Ingredientes para 6 pessoas



800 g de bacalhau dessalgado

500 g de batatas

3 ovos

100 g de cebola

100 g de azeitonas pretas






1 dente de alho

1 ramo de salsa picada

azeite de oliva extravirgem

sal

pimenta-do-reino preta







Corte o bacalhau em pedaços e coloque-os numa panela cobertos com água fria. Cozinhe por 10 minutos e escorra-os.

Cozinhe as batatas, descasque-as e corte-as em fatias. Cozinhe os ovos, descasque-os e corte-os em rodelas. Corte em rodelas também a cebola e pique o alho. Coloque a cebola, o alho e a metade da salsa numa frigideira, refogue-os com a metade do azeite e reserve.





Unte uma travessa refratária com um pouco de azeite e faça 1 camada de fatias de batata, 1 de bacalhau e 1 de rodelas de ovo. Junte algumas azeitonas sem caroço, cortadas em pedaços, e as cebolas e o alho refogados, tempere com sal e pimenta-do-reino e continue a fazer camadas até acabar os ingredientes. Acrescente algumas azeitonas inteiras e mais um fio de azeite. Leve ao forno a 200°C por 20 minutos. Espalhe a salsa picada restante é sirva quente.






O vinho

Sirva este prato com um vinho verde português ou um branco do Alentejo.




Nenhum comentário: