Pesquisar este blog

4.05.2012

L’abbacchio al forno con vino bianco - Cordeiro de Páscoa Assado com Vinho Branco esta receita deliciosa que vem da nossa querida Itália

Cordeiro de Páscoa Assado com Vinho Branco

Na Itália, comer cordeiro significa despedir-se do inverno e saudar a chegada da primavera, celebrar a renovação, associar nossos sentimentos ao espírito pascal de renascimento. Para a alma e o paladar italianos, nenhuma carne é tão tenra quanto a do cordeiro assado.
A receita abaixo é a maneira simples e fragrante com a qual, na Emilia-Romagna, preparamos o primeiro cordeiro da estação, na Páscoa. Cada região tem seu jeito especial de prepará-lo, e um dos mais admiráveis é o de Roma.







Para 4 porções



900 a 1.100 g de cordeiro de primavera (ver nota abaixo), de preferência o quarto dianteiro

2 colheres de sopa de óleo vegetal

1 colher de sopa de manteiga

3 dentes de alho inteiros

1 ramo de alecrim fresco, cortado em 2 ou 3 pedaços, ou 1/2 coIher de chá de folhas de alecrim seco

Sal a gosto

Pimenta-do-reino preta moída na hora

2/3 de xícara de vinho branco







Nota



A receita abaixo funciona bem com qualquer cordeiro, mas ficará ainda melhor se o cordeiro for bem novo e pequeno, que na Itália é chamado "cordeiro de primavera".

1. Para preparar este cordeiro, você vai precisar de uma panela de fundo grosso ou de ferro fundido esmaltado. Se não tiver uma panela que possa acomodar a peça de carne de uma só vez, divida o cordeiro em duas ou três partes. Lave-o em água fria corrente e enxugue-o com pano de prato ou papel-toalha.

2. Coloque o azeite e a manteiga na panela, ligue o fogo médio alto e, quando a espuma da manteiga começar a assentar, adicione o cordeiro, o alho e o alecrim. Deixe a carne dourar bem de todos os lados, principalmente na parte da pele. Fique atento ao alho: se achar que está ficando muito escuro, retire-o da panela e passe-o para a parte de cima do cordeiro.





3. Acrescente o sal, a pimenta e o vinho. Deixe este último ferver por quinze ou vinte segundos, virando a carne uma ou duas vezes, e em seguida ajuste a chama para cozinhar em fogo lento com a panela semitampada. Cozinhe por cerca de uma hora e meia a duas horas, até que o cordeiro esteja cozido a ponto de a carne começar a desprender-se dos ossos. Vire a carne de vez em quando durante o processo de cozimento e, se o líquido da panela diminuir muito, adicione duas ou três colheres de sopa de água.

4. Quando pronto, transfira o cordeiro para a travessa aquecida em que pretende servi-lo. Incline a panela e retire um pouco da gordura. Acrescente duas colheres de sopa de água, passe para fogo alto e, enquanto ferve a água, use uma colher de pau para ir raspando os resíduos do fundo e das laterais da panela. Regue o cordeiro com o molho que se formou e sirva imediatamente.

Nenhum comentário: