Pesquisar este blog

4.18.2012

Soupe à l’Oignon Gratinée - Sopa de cebola gratinada

Soupe à l’Oignon Gratinée
Sopa de cebola gratinada





A sopa de cebola é um dos melhores pratos da culinária francesa - esquenta o corpo e a alma. De preferência, use caldo caseiro. As torradas são opcionais, mas recomendáveis.






1/2 kg de cebolas, cortadas em rodelas finas

3 colheres de sopa de manteiga

Sal e pimenta-do-reino

1/8 de colher de chá de açúcar

2 colheres de sopa de farinha de trigo

6 xícaras de chá de caldo de carne 

1/2 xícara de chá de vinho branco seco





1 bouquet garni com: 8 ramos de salsa, 1/2 colher de chá de tomilho, 6 grãos de pimenta-do-reino, 1 folha de louro (num saquinho de gaze)

2 colheres de sopa de conhaque

8 fatias de pão francês com 2,5 em de espessura

2 colheres de sopa de manteiga derretida

1 dente de alho cortado ao meio

1 xícara de chá de queijo gruyère ralado

1/3 de xícara de chá de queijo parmesão ralado





Numa panela grande, em fogo médio-baixo, cozinhe a cebola com a manteiga, tampada, mexendo de vez em quando, até amolecer. Acrescente o açúcar e mantenha em fogo médio, mexendo, até a cebola dourar bem. Junte a farinha de trigo e, sem parar de mexer, cozinhe por 3 min. Adicione o caldo, o vinho, o bouquet garni, tempere com sal e pimenta-do-reino e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 30 min. Despeje o conhaque e misture.





Preaqueça o forno a 177°C. Arrume as fatias de pão numa assadeira, unte-as de ambos os lados com um pouco da manteiga derretida e toste-as, virando-as uma vez, por 15 min ou até ficarem douradas. Esfregue as torradas com alho.





Retire o bouquet garni e despeje a sopa em quatro tigelas refratárias. Cubra a superfície de cada uma com as torradas. Polvilhe-as com os queijos e regue com o restante da manteiga derretida. Cozinhe a sopa no forno por 15 a 20 min e então leve-a para gratinar na parte inferior do fogão, sob a chama, retirando-a quando o queijo estiver dourado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Amei a dica, mas tenho duvida. Estou com intençao de servir este prato de entrada para um jantar de casamento, mas como prato principal tenho interesse no Gratin Dauphinois com baby beef.Cairia bem?

att,
Marianne.