Pesquisar este blog

4.02.2012

Zarzuela de Mariscos

Zarzuela de Mariscos
Mariscada

Na música, a zarzuela é a versão espanhola da opereta. Talvez pelo fato de a zarzuela ser uma mistura de vários gêneros artísticos - teatro, dança e música - a palavra, por extensão, se aplique a este prato, que combina vários tipos de mariscos com peixe e um molho colorido.






1 lagosta de 700 g ou 2 caudas de lagosta congeladas

6 colheres de sopa de azeite de oliva

500 g de camarão, sem casca

500 g de bacalhau fresco ou filés de outro peixe de carne firme

250 g de lula, limpa

1 cebola pequena, picada

1 pimentão vermelho picado

3 dentes de alho picados





3 tomates médios, sem casca e sementes, picados

1 colher de chá de açafrão em pó

2 colheres de sopa de salsa picada

1 folha de louro

1/2 colher de chá de tomilho desidratado





1/4 de colher de chá de pimenta vermelha esmagada

1/4 de xícara de chá de vinho branco seco

1/4 de xícara de chá de suco de limão

Sal e pimenta-do-reino moída na hora

12 mariscos bem pequenos e limpos

12 mexilhões, lavados e escovados





O mais próximo possível do momento em que você for cozinhar a lagosta, peça ao peixeiro para cortar as pinças e a cauda e quebre-as em pedaços próprios para servir. Se a lagosta for congelada, faça o mesmo com as caudas.

Esquente o azeite numa panela que possa ir à mesa e refogue rapidamente a lagosta, em fogo alto, por 3 min. Transfira-a para uma travessa e reserve.





Refogue o camarão e o peixe, em fogo alto, por 1 min e coloque-os na travessa. Ponha a lula na panela e refogue por 1 min. Adicione a cebola, a pimenta-do-reino e o alho e frite em fogo médio até a cebola murchar. Junte o tomate e o açafrão, 1 colher de sopa de salsa, o louro, o tomilho, a pimenta esmagada e refogue por 2 min. Acrescente o vinho, suco de limão, sal e pimenta-do-reino e cozinhe, destampada, por 10 min; junte a lagosta e o peixe reservados, tampe e cozinhe em fogo brando por mais 10 min.





Coloque os mariscos e mexilhões numa frigideira, com 1/2 xícara de água, tampe e mantenha em fogo alto. À medida que as conchas forem se abrindo, transfira-as para a panela. Corte o peixe em pedaços. Sirva na própria panela.

Um comentário:

Paulo Abuchala disse...

Parabéns, suas receitas são incríveis...