Pesquisar este blog

5.01.2012

Ilha flutuante

Ilha Flutuante



Ingredientes


5 ovos
10 colheres (sopa) cheias de açúcar





Creme

5 gemas
1/2 litro de leite adoçado
baunilha





Bater as claras em neve com o açúcar até ficarem firmes. Forrar uma forma com calda queimada.

Colocar o suspiro e assar no forno em banho-maria.

Depois de assado, virar no centro de um prato e despejar em volta o seguinte creme:





Creme

Levar ao fogo 5 gemas desmanchadas em 1/2 litro de leite adoçado e com um pouquinho de baunilha.

Logo que levantar fervura, retirar do fogo para não talhar.






Ilha Flutuante em Chocolate



Rende 6 porções

4 ovos separados

1/2 xícara de açúcar

1/2 xícara de chocolate em pó





1/3 de xícara de açúcar

1/2 xícara de água

2 xícaras de leite

1 colher (sopa) de rum ou licor de cacau




Preaqueça o forno brando (120°C). Unte 1 forma refratária redonda. Polvilhe-a com açúcar e retire o excesso. Em uma vasilha grande, bata as claras até que espumem e dobrem de volume. Acrescente o açúcar, 1 colher (sopa) de cada vez, batendo até obter o ponto de suspiro firme. Coloque-o na forma preparada e alise a superfície. Asse por uns 25 minutos, até que a massa de suspiro esteja crescida e firme. Deixe esfriar na forma. Desenforme sobre uma travessa de servir que tenha borda. Em uma panela, misture o chocolate em pó, o açúcar e a água. Leve ao fogo e cozinhe, mexendo até levantar fervura. Abaixe o fogo e cozinhe por mais 2 minutos. Aos poucos, junte o leite, mexendo, e deixe levantar fervura outra vez. Bata as gemas em uma vasilha. Acrescente aos poucos a mistura quente de leite. Despeje de volta na panela e leve ao fogo. Cozinhe, mexendo sobre fogo lento, até que engrosse um pouco. Passe para uma vasilha. Deixe esfriar. Junte o rum ou licor e leve à geladeira. Na hora de servir, despeje o creme de chocolate em volta do suspiro até que flutue. Se desejar, enfeite com açúcar queimado.




RECEITA DA ILHA FLUTUANTE (OVOS NEVADOS)

Ingredientes
- 300grs de claras
- 100grs de açucar
- 1l de leite (para guardar) 




Para o cozimento
- 1l de leite
- casca de 1/2 laranja 

Caramelo
- 1 xícara de açúcar
- 1/2 xícara de água 




Modo de preparo
1) Bata as clara junto com o açúcar até o ponto de neve firme. Ao mesmo tempo, aqueça o leite (sem deixar ferver) com a casca de laranja. Com a ajuda de uma colher e uma faca molde as ilhas deixando-as bem lisinhas por cima. Deite as ilhas no leite quente e deixe-as cozinhar por 20 segundos de cada lado. Depois de cozidas coloque-as em um recipiente com o leite e armazene na geladeira. 

2) Para o caramelo: em uma panela coloque o açúcar e a água, deixe atingir a cor de caramelo, retire do fogo e com muito cuidado coloque uma coher de sopa de água e mexa a panela para que a água dissolva o caramelo. Deixe a calda esfriar. Depois de frio, finalize com o caramelo em cima das ilhas.




CREME ANGLAISE DE BAUNILHA


O que você precisa ter
- 500ml de leite - 1/2 fava de baunilha - 160g de gemas (pela peneira) - 145g de açúcar 





Como preparar
Com a ajuda de uma faca, abra a fava de baunilha ao meio, com as costas da faca retire as sementes de baunilha e, juntamente com a fava, aromatize o leite, sem deixar ferver. Em um recipiente, bata as gemas juntamente com o açúcar até esbranquiçar. 



Adicione metade do leite quente em cima da mistura de gemas, misture bem. Volte essa mistura ao fogo e, com movimento em forma de oito, cozinhe o creme (sem deixar ferver) até que ao virar as costas da colher você faça um risco. Imediatamente, trasfira o creme para outro recipiente com um banho-maria de gelo e passe pela peneira. Mantenha na geladeira. Monte o prato, colocando o creme anglaise, a ilha e finalize com o caramelo.

Nenhum comentário: