Pesquisar este blog

5.01.2012

SORRENTINOS HISTORIAS E SABORES

SORRENTINOS HISTORIAS E SABORES




Uma das historias diz que este prato vem de Trovia, onde foi entusiasticamente saboreado pelos moradores na celebração anual da declaração da legalidade dos fogos de artifício. 
É por isso que este prato é moldado como um gigante baque-boom com o formato de uma bomba que era os únicos dispositivos legais de fogos de artifício em tempos de proibição. Originalmente era recheada com truta e ricota. Quando eles voltaram para a sua terra natal a receita mudou ficando de queijo como recheio e temperos que eles mesmos escolhiam assim fazendo sua própria receita e historia. Considerando as reivindicações do Conde de Climaux e família, lacônico ainda inventou o Spanglish, ele enviou um cartão postal dizendo nada, mas "o que sorrentimos".
Ao obter a receita da família começou a aumentar a sua riqueza.






Sendo uma pasta (massa), a origem dos Sorrentinos se vincula com a Itália, e mas especificamente com a cidade de Sorrento, e tambem tem uma historia que diga que seu nascimento aconteceu na Argentina em um restaurante de Buenos Aires e das mãos de um Chefe Marplatense.

Ingredientes:

Massa:

150g de farinha de trigo
1 ovo
1 colher de azeite
60ml de água
Sal e pimenta QB





Recheio:

1 peito de frango
1 colher de manjericão
Nozes Picadas QB
100g de ricota
1 gema de ovo
Sal e pimenta QB




Molho:

70ml de creme de leite
2 dentes de alho
Sal e pimenta QB
Azeite de Oliva

Preparo:

Cozinhe o peito de frango ( na frigideira ou no forno aromatizado com ervas )
Depois de cozido processar ou picar muito bem como a textura que voce quiser dar ao recheio.
Em seguida, adicione a ricota, nozes, gema de ovo, sal, pimenta e manjericão
Misture todos os ingredientes.





Montagem dos Sorrentinos

Estenda a massa para rechea-las, Cortar em circulos com um cortador no tamanho desejado, coloque uma colher de chá de recheio, cubra com outro circulo de massa, passe um palito para que grude bem a massa com a outra, cortar novamente com o cortador. Tambem pode ser feito com moldes para Sorrentino. Cozinhe em bastante água fervente com sal.




Molho:

Em uma panela, coloque óleo e frite levemente os alhos fatiados ( para não queimar), adicione o creme de leite tempere e cozinhe em fogo baixo por 3 a 4 minutos.

10 comentários:

Anônimo disse...

meu Deus, deve ser muito bom!

Anônimo disse...

En Italia os sorrentinos nao existen e em Argentina, que a mitade de sua gente é descendente de italianos, nao falta no cardapio cultural. Por que o Brasil que teve uma maior imigraçao de italianos, mais que Argentina ainda, nao existe o sorrentino entre suas pastas?. Tem duvida ainda que o sorrentino é argentino?

آنجلا Angela Barreto disse...

Preciso dos moldes para Sorrentinos!!!

آنجلا Angela Barreto disse...

Preciso dos moldes para Sorrentinos!!!

آنجلا Angela Barreto disse...

Preciso dos moldes para Sorrentinos!!!

Matheus Santos disse...

Alguem achou os moldes de sorrentino para comprar no Brasil?

Paulo Sidnei Costa disse...

Se alguém tiver interesse ainda, comprei as formas do guilherme, chefe de cozinha no Sul. Procure ele no face. https://www.facebook.com/guilherme.jungquintian
Abraço.

Juliana disse...

Comprei com o Guilherme, esse do link abaixo.

antonio cesar disse...

buenas noches,
Me gustaría comprar o molde Sorrentino y raviolis grandes podrían enviar a pauulo SAP Sao Bernardo do Campo Brasil CEP 09781220 podría enviar 10 E 1 Sorrentino moldes para grandes raviolis? ¿Cómo esta?

antonio cesar disse...

Boa noite,
Gostaria de comprar o molde para sorrentino e raviole grande poderia enviar para são pauulo sãp bernardo do campo cep 09781220 poderia enviar 5 moldes para sorrentino e 1 para ravioli grande? quanto esta?