Pesquisar este blog

7.03.2012

Ratatouille este delicioso prato com legumes diretamente de Provence na França

Ratatouille
Berinjela e abobrinha com molho de tomate










O clima da Provença é o responsável pela produção dos maravilhosos ingredientes que inspiraram a criação deste extraordinário guisado de legumes. Sirva como salada, acompanhamento ou como recheio de crêpes e sanduíches e cobertura de canapês.










Foi este prato que originou um dos desenhos da Disney que foi sucesso nos cinemas de todo mundo, RATATOUILLE a historia de um ratinho que se torna Chef. de Cozinha onde descobre que tem dom para transformar pratos em artes da gastronomia. Um desenho que todos da área deveriam assistir pois muitas coisas são exatamente o que se passa dentro de uma cozinha, claro tirando Ramy o rato....rsrsrs










Ingredientes:












1 (de 800-900 g) berinjela cortada em cubos de 2,5 cm


Sal


1/2 xícara de chá de azeite


2 abobrinhas cortadas em fatias de 6-7 mm


1 pimentão vermelho, grande, cortado em tiras


1 pimentão verde, grande, cortado em tiras










1 cebola grande, cortada em rodelas


2 xícaras de chá de tomate sem pele e sementes, picado


1 colher de sopa de massa de tomate


1 colher de sopa de alho picado


1/3 de xícara de chá de folhas frescas de manjericão picadas ou 2 colheres de chá, se desidratado


1 colher de chá de tomilho em pó


1 folha de touro


Pimenta-do-reino escura moída na hora














Coloque a berinjela numa peneira, salpique-a com sal e deixe seu líquido escorrer por 20 min. Seque-a. Preaqueça o forno a 177°C.


Numa frigideira grande, sobre fogo médio, esquente 2 colheres de azeite e refogue metade da berinjela, mexendo de vez em quando, por 5a 7 min, ou até ela ficar macia. Com uma escumadeira, transfira a berinjela para uma frigideira funda. Repita essa operação com a berinjela restante e mais 2 colheres de azeite.


Na mesma frigideira, em fogo médio, refogue a abobrinha por 3 min em 1 colher de sopa de azeite, mexendo de vez. em quando. Transfira-a também para a frigideira. Junte os pimentões e 2 colheres de sopa de azeite e refogue, mexendo de vez em quando, por 5 min ou até ficarem macios. Passe-os para a frigideira.


Refogue a cebola no azeite restante, mexendo ocasionalmente, por 7 minutos ou até ficarem douradas. Leve-as à frigideira, depois junte o tomate, a polpa de tomate, alho, manjericão, tomilho, louro e tempere tudo com sal e pimenta-do-reino. Misture, tampe e asse a ratatouille no forno por 30 min.

Nenhum comentário: